TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AV2 Direito Empresarial E Tributario

Ensaios: AV2 Direito Empresarial E Tributario. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  2.332 Palavras (10 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 10

A gestão eficiente e eficaz de um negócio é um fator determinante da sobrevivência empresarial. O contexto atual globalizado, repleto de mudanças econômicas e sociais em âmbito nacional e internacional, exige dos administradores preparo, conhecimento e habilidades para atuar em situações bastante complexas. O ambiente econômico, sujeito à influência da concorrência interna e externa, a responsabilidade social das empresas que exige uma nova postura ética, o impacto das novas tecnologias, a qualidade dos serviços e produtos como elemento indispensável, tornam - se questões decisivas e determinantes de novos paradigmas de gestão empresarial.

As disciplinas deste curso apresentam os conceitos essenciais e respectivos mecanismos de desenvolvimento da Administração, como ferramentas para superar os desafios que surgem no mercado.A gestão eficiente e eficaz de um negócio é um fator determinante da sobrevivência empresarial. O contexto atual globalizado, repleto de mudanças econômicas e sociais em âmbito nacional e internacional, exige dos administradores preparo, conhecimento e habilidades para atuar em situações bastante complexas. O ambiente econômico, sujeito à influência da concorrência interna e externa, a responsabilidade social das empresas que exige uma nova postura ética, o impacto das novas tecnologias, a qualidade dos serviços e produtos como elemento indispensável, tornam - se questões decisivas e determinantes de novos paradigmas de gestão empresarial.

As disciplinas deste curso apresentam os conceitos essenciais e respectivos mecanismos de desenvolvimento da Administração, como ferramentas para superar os desafios que surgem no mercado.

Objectivos Gerais

Fornecer aos participantes uma visão sistemática e abrangente das actividades dos gestores e funções básicas da organização, em nível empresarial, o que permitirá conhecer e analisar as condições de um ambiente empresarial competitivo e seus relacionamentos com o meio ambiente.

Objetivos específicos

Aprofundar conhecimentos específicos sobre Administração e sua importância na adoção de técnicas que auxiliem a tomada de decisão;

Proporcionar a reflexão e discussão entre Teoria x Prática, proporcionando a troca de experiências referentes às questões profissionais;

Propiciar aos alunos uma base conceitual e instrumental em busca de melhores resultados nas formas de gestão empresarial.

Público-alvo

Profissionais das diversas áreas de conhecimento que tenham interesse em desenvolver conhecimentos teóricos e técnicos específicos em gestão empresarial e que pretendam assumir posições executivas, bem como aqueles que já as ocupam há algum tempo, mas que desejam fazer uma atualização e reciclagem de seus conhecimentos.

Pré-Requisito

Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas diversas áreas do conhecimento.

Seleção

Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

Matriz Curricular

Módulo I

Organização Contemporânea

Gestão de Pessoas

Administração de Marketing

Finanças Empresariais – GI Micro

Módulo II

Ambiente de Mercado

Metodologia da Pesquisa Científica / Investigação Ampla de Mercado

Planejamento Estratégico

Comportamento Organizacional

Módulo III

Contabilidade Gerencial e de Custos

Administração de Operações e Qualidade

Finanças Empresariais

Plano de Negócio

Entendo a gestão empresarial como um modelo de trabalho, orientado por um política de valores, capaz de planejar, alocar e gerir recursos, acções, iniciativas, princípios, valores e estratégias, procurando viabilizar o alcance dos objectivos propostos por uma organização (empresa).

Ela pode encerrar critérios formais e/ou informais de actuação, evidenciando a Visão, os Valores e a Missão que norteiam o alcance dos objectivos e resultados procurados.

Inspirada nesse modelo, ela formata a sua estrutura hierárquica, o organograma de cargos e funções, o processo disciplinar e os incentivos, as principais interfaces operacionais internas e externas, a estratégia comercial e de marketing, a logística, o desenvolvimento de parceiros, da sua cadeia de suprimentos, entre outros.

Pode evidenciar maior ou menor grau de centralização de poder, decisão e ação de acordo com o desenvolvimento de suas relações internas com parceiros, colaboradores e modelo de negócio.

Sistema de informação estratégico

Tipicamente é utilizado um sistema de informação estratégico (SIE) para gerir a informação e assistir no processo de decisão estratégica. Os SIE representam a evolução natural dos sistemas de informação de gestão face às necessidades das empresas em tirar partido da informação recolhida e processada por forma a ganhar vantagem competitiva e quiçá redefinir os objetivos da empresa para reajustá-la às alterações ambientais.

Um sistema de informação estratégico foi definido como "O sistema de informação que suporta ou altera a estratégia da empresa" por Charles Wiseman (Strategy and Computers 1985). Sprague definiu três classificações destes sistemas:

Sistema competitivo

Sistema cooperativo

Sistema de operações de mudança na organização

Os conceitos chave na gestão estratégica de empresas são:

Estabelecer objetivo melhorar a posição da companhia, em oposição a objetivos genéricos, como o aumento de lucro ou redução de custos.

Avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com