TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidente Em Laboratório Químico

Trabalho Universitário: Acidente Em Laboratório Químico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 4

Acidente em Laboratório Químico

Um laboratório de Química ou Bioquímica pode ser umas das áreas de trabalho mais perigosas. Desta maneira, é muito importante que sejam conhecidos os procedimentos de segurança que devem ser usados quando ocorrem determinados acidentes. Por esse motivo enumeraremos aqui os acidentes que podem ocorrer com maior freqüência em laboratórios de Química e Bioquímica e quais as providências que devem ser tomadas imediatamente.

É de vital importância conhecer a localização das pessoas e equipamentos necessários quando o acidente exigir assistência especializada. Números de telefones, como os de ambulância, bombeiros, posto médico, hospital e médico mais próximos, devem estar visíveis e facilmente acessíveis ao responsável pelo laboratório.

Todos os acidentes de laboratório devem ser imediatamente comunicados à supervisão, de maneira que se tomem medidas para que eles não voltem a se repetir. É importante também que o acidentado, remetido ao tratamento especializado, tenha um acompanhamento durante certo período de tempo, variável segundo o acidente que sofreu.

Por que os acidentes acontecem?

A variedade de riscos nos laboratórios é muito ampla, devido a presença de substâncias letais, tóxicas, corrosivas, irritantes, inflamáveis, além da utilização de equipamentos que fornecem determinados riscos, como alteração de temperatura, radiações e ainda trabalhos que utilizam agentes biológicos e patogênicos.

As causas para ocorrência de acidentes nos laboratórios são muitas, destacando-se entre elas, instruções não adequadas, supervisão insuficiente do executor e ou inapta, uso incorreto de equipamentos ou materiais de características desconhecidas, alterações emocionais exibicionismo.

Os acidentes que advém dessas causas geralmente são:

 Intoxicações, queimaduras térmicas,

 Químicas,

 Choque elétricos,

 Incêndios,

 Explosões, contaminações por agentes biológicos e

 Interações com radiações.

São grandes as dificuldades que os departamentos de segurança das empresas encontram para atuar nos laboratórios devido à complexidade de produtos e operações existentes nesses locais.

Soma-se aos fatores de risco citados a grande competitividade do mercado globalizado, que exige das empresas cada vez mais produtividade e redução de custos. E, infelizmente, uma das formas para atender a tal exigência é reduzindo a mão-de-obra, o que gera sobrecarga de trabalho e contribui para o aumento significativo de acidentes.

A implantação de um programa permanente de segurança é a medida básica para que sejam reduzidos os riscos de acidentes em laboratórios. Esse programa precisará sempre contar com a participação de todos os setores envolvidos: desde a alta direção, provendo os recursos necessários e oferecendo todo apoio à manutenção do programa, passando pelos níveis de gerência e supervisão, assim como os departamentos de segurança, higiene do trabalho, serviço médico, saúde ocupacional, departamento de meio ambiente e finalmente as equipes que trabalham nos laboratórios. Estas devem receber treinamento contínuo para terem claros os riscos que as operações oferecem e o que deve ser feito para minimizá-los.

Um programa de segurança eficaz começa por uma análise prévia das condições atuais. Verificar como está montado o laboratório, o seu layout, saídas de emergência, condições do piso, iluminação, ventilação e renovação do ar. As capelas estão funcionando com a eficiência esperada? Como está o controle de desempenho dos equipamentos de emergência, tais como chuveiros, lava-olhos e mantas corta-fogo? As incompatibilidades dos reagentes foram levadas em conta na organização do almoxarifado? Como é feito o controle dos estoques? Os reagentes químicos peroxidáveis estão sendo monitorados para evitar explosões? Há planos de emergências contra derramamentos e vazamentos? Os resíduos do laboratório estão sendo armazenados e encaminhados para um destino final dentro do que preconiza a legislação ambiental? Todos os funcionários do laboratório estão cientes da importância e treinados para o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs)?

Feita a análise inicial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com