TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acido Nitrico

Artigo: Acido Nitrico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

O ácido nítrico (HNO3) é um composto químico inodoro, incolor, viscoso, miscível em água, com o tempo se decompõe pela ação da luz adquirindo uma coloração avermelhada, ele é corrosivo, volátil, forte oxidante, e também incompatível com a maioria dos compostos orgânicos. É um dos ácidos mais fabricados e mais consumidos na indústria perdendo apenas para o ácido sulfúrico.

Sua produção inicial se deu através do salitre do Chile, posteriormente passou a ser obtido através da reação de oxidação do amoníaco ao ar, esse processo se tornou mais econômico devido ao preço do amoníaco em relação ao nitrato de sódio e também o menor custo com manutenção e reparo de máquinas. Mais atualmente sua produção em larga escala se deu pelo processo de Ostwald, nomeado devido ao químico alemão Wilhelm Ostwald, processo feito por meio de um catalisador com amoníaco aquecido formando óxido nítrico, que sofre ação de oxidação formando dióxido de nitrogênio que reage com água formando por fim o ácido nítrico.

Sua produção é extremamente poluidora, pois libera gases que contribuem para a formação de chuva ácida e o agravamento do efeito estufa.

O ácido nítrico reage de três maneiras: como ácido forte, provocando reação com produtos alcalinos, óxidos, substâncias básicas e carbonatos para a formação de sais; como agente oxidante: oxidando produtos como a anilina e o álcool furfurílico, que são usados em combustíveis para foguetes; e como agente de nitração que envolvem a nitração com hidrocarbonetos e a esterificação com álcoois, estas reações do ácido nítrico com compostos orgânicos possibilitam a produção de explosivos orgânicos com nitroglicerina, o TNT, a nitrocelulose e fulminato de mercúrio e corantes que cobrem todo o espectro de cores.

Sua utilização na indústria é ampla, tanto na indústria química, metalúrgica, gráfica e farmacêutica. São diversos os processos de fabricação que envolve o ácido nítrico como: na refinação de metais preciosos, como o ouro e a prata, na fabricação de explosivos, fertilizantes agrícolas, vernizes, celuloses, salitre, galvanoplastia, pólvora negra, trinitrolueno, nitroglicerina, seda artificial, ácido benzoico, fibras sintéticas, ácido pícrico, nylon, como agente de gravação em fotogravura e litografia. É também utilizado pelos fotógrafos que utilizam filmes de nitrocelulose e na composição e na destruição de medicamentos.

Mais seu maior uso é na fabricação de nitrato de amônio, NH4NO3, para uso em formulações de Pólvora e principalmente como fertilizante agrícola. Também na fabricação de Nitrato de sódio (NaNO2) e nitrito de potássio (KNO2) que são utilizados como um conservante em diversas carnes processadas industrialmente.

PALAVRAS CHAVE: nítrico, produção, indústria, processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com