TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acumulação Capitalista MANDEL

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO ORIENTADO

O CAPITLISMO DE ERNETS MANDEL, 1981.

1ª Questão - A parti do texto e dos debates travados em aula dissertem sobre as duas classes fundamentais do modelo de produção capitalista.

R:O capitalismo é um modo de produção fundado na divisão da sociedade em duas classes essenciais: a dos proprietários dos meios de produção (terra, matérias-primas, máquinas e instrumentos de trabalho) - sejam eles indivíduos ou sociedades - que compram a força de trabalho para fazer funcionar as suas empresas; a dos proletários, que são obrigados a vender a sua força de trabalho, porque eles não têm acesso direto aos meios de produção ou de subsistência, nem o capital que lhes permita trabalhar por sua própria conta. Convém não confundir "capitalismo" e "capital".

     O primeiro é um modo de produção nascido da penetração do segundo na esfera da produção. Em todos os países capitalistas, a parte da população activa obrigada a vender a sua força de trabalho não para de aumentar; a parte desta população activa que constituem os "independentes" e suas "ajudas familiares" não cessa de diminuir. A repartição da fortuna privada faz surgir uma enorme concentração: a metade ou mais da fortuna mobiliária é geralmente detida por 1, 2, 3% das famílias, ou ainda por uma fracção mais reduzida da população.

     A produção capitalista consiste na produção de mercadorias com vista ao lucro. A procura do lucro é imposta pela concorrência. Toda a empresa que não realize um lucro suficiente acumulará menos capital, terá um acesso difícil e mais caro ao crédito, será por consequência afastada na corrida à tecnologia mais moderna e perderá por esse facto mercados em proveito dos seus concorrentes. Existem outros tipos de concorrências; Capital x Trabalho =Cap. faturar, lucrar e trabalho busca melhor condições de tarabalho e qualidade de vida. Capital X Capital =lucro qualidade e monopólio. Trabalho X Trabalho =concorrência por vagas e qualificação profissional

2°Questão- Segundo Mandel (1981 ap.6) A  produção capitalista consistem na produção de mercadoria com vista ao lucro, comente.

R: É necessário distinguir entre a produção do lucro (ou, mais exactamente, da mais-valia) e a sua realização. A mais valia nasce no decurso do processo de produção; ela provém do facto da mão-de-obra assalariada, ao trabalhar sobre a matéria-prima com a ajuda de máquinas, preenche uma dupla função: conserva o valor do capital constante com o qual ela opera ao incorporar parcelas deste valor em cada novo produto que fabrica; cria um valor novo, e este valor ultrapassa o do próprio salário do trabalhador. A mais-valia é a diferença entre o valor criado pela força de trabalho e o seu próprio valor. Mas para que o capitalismo possa recuperar o capital investido (capital constante + capital variável, o capital variável representando o preço da força de trabalho) e realizar lucro, é necessário que as mercadorias sejam vendidas, e vendidas a um preço susceptível de aumentar o lucro do capital investido. A empresa capitalista joga sobre vários teclados, a fim de se assegurar o máximo de proveito. No plano da produção, ela vai procurar baixar ao máximo os custos de fabricação e no plano da venda, efetua-se uma divisão do trabalho entre o capital industrial e o capital comercial e bancário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com