TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adsorção Da Moringa

Artigo: Adsorção Da Moringa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 6

ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE ADSORÇÃO DO CLORETO DE CETILPIRIDINIO (CPC) ATRAVÉS DE UM MATERIAL ARGILOSO

INTRODUÇÃO

A Água é um dos recursos naturais mais intensamente utilizados. É fundamental para a existência e manutenção da vida e, para isso, deve estar presente no ambiente em quantidade e qualidade adequadas. O homem tem usado a água não só para suprir suas necessidades metabólicas, mas também para outros fins, como abastecimento industrial, irrigação, geração de energia, navegação, diluição de despejos, exploração e produção de petróleo entre outros.

Atualmente existe, em todo mundo, uma grande preocupação com a água, não só por causa de sua escassez em algumas regiões, mas também por causa de processos constantes de poluição, principalmente em países ditos desenvolvidos.

Os agentes tensoativos são provenientes das atividades antrópicas, pois são amplamente utilizados como agentes de limpeza e a sua presença vem crescendo nos suprimentos públicos de água entre as dificuldades causadas pelos tensoativos se ressalta: 1) a formação de espuma; 2) afetam gosto e odor da água; 3) a coagulação, a decantação e filtração se tornam mais difíceis; 4) são tóxicos aos peixes; 5) aumenta o teor de fósforo e nitrogênio na água. As substâncias tensoativas reduzem a tensão superficial da água, pois possuem em sua molécula uma parte solúvel e outra não solúvel na água. A constituição dos detergentes sintéticos tem como princípio ativo o denominado “surfactante” e algumas substâncias denominadas de coadjuvantes, como o fosfato.

De acordo com a portaria 518 do Ministério da Saúde é permitido como VMP (Valor Máximo Permitido) 0,5 mg de agentes tensoativos/L em recurso hídrico.

Entre os agentes tensoativos, se encontra o Cloreto de Cetilpiridinio [CPC (C21H38NCl)] que é classificado como um tensoativo catiônico. Tal tensoativo é comumente utilizado em produtos de higiene pessoal e em remédios à sua propriedade bactericida.

Considerando que muitos agentes tensoativos não são biodegradáveis, sua remoção em águas contaminadas apresenta grandes dificuldades. Métodos convencionais para tratamentos de águas são ineficientes para retirar tais substâncias. Portanto, torna-se de fundamental importância a ascensão de novas pesquisas que visem, a remoção de tais substâncias de águas contaminadas.

Assim a adsorção tem sido considerada superior a outras técnicas de descontaminação de águas tanto em termos de custo inicial quanto em disponibilidade no meio ambiente.

Vários materiais adsorventes podem ser utilizados para a remoção do CPC. Entre eles: carvão ativo, resinas de troca iônica, material argiloso entre outros. Trabalhos anteriores a este, mostram que a adsorção de CPC através de resinas de troca iônica é bastante eficiente, mas apresenta custo elevado. Uma alternativa mais eficaz e de baixo custo é a utilização de adsorventes naturais, dentre os quais se destaca a argila cuja capacidade de remoção está associada à sua capacidade de troca iônica, já demonstrada, em vários trabalhos, na adsorção de certos metais pesados.

Neste sentido, este trabalho tem como objetivo investigar as condições de adsorção de Cloreto de Cetilpiridinio (CPC) através de um material argiloso. O efeito do tempo de adsorção, massa e superfície de contato do adsorvente e o pH do meio serão tomados como variáveis que poderão influenciar no processo de transferência do CPC da fase aquosa para a fase sólida.

PARTE EXPERIMENTAL

Comportamento espectrofotométrico do Cloreto de Cetilpiridinio (CPC)

Preparou – se uma solução de Cloreto de Cetilpiridinio em água deionizada com pH 6, cuja concentração foi de 54 mmol/L. Uma alíquota desta solução foi submetida a uma varredura na região do infravermelho, cujo comprimento de

onda variou de 200 a 300 nm.

O espectro de absorção da solução de CPC

apresentou um máx em 260 nm. Como mostra a figura 1, abaixo:

Figura 1: Espectro do Cloreto de Cetilpiridinio

Tal comprimento de onda foi tomado como o  de trabalho.

Obtenção da curva analítica

Com o comprimento de onda já definido em 260 nm, preparou – se soluções de CPC, em concentrações de 18 ; 36; 54; 72 e 90 mmol/L partindo de um padrão de 90 mmol/L.

Figura 2: Curva analítica do Cloreto de Cetilpiridinio

Pela figura 2, acima, temos que a curva analítica do Cloreto de Cetilpiridinio apresenta linearidade de 18 a 54 mmol/L. Com absorvância máxima em 54 mmol/L. A porção linear obedece à equação 1:

y = 3298,9x + 0,0373; R= 0,9918 n= 6

Preparação do material argiloso

O material argiloso foi obtido em uma cerâmica, na forma de um tijolo não cozido, na região de Patos de Minas/MG. Este material foi submetido a uma pulverização para fins de obtenção de uma granulometria uniforme e em seguida foi submetida aos testes de adsorção.

Metodologia

Os ensaios de adsorção foram realizados em batelada e triplicata, através do método estático a 25o C sob agitação a 70 rpm. Para o estudo da influência do tempo, da massa do adsorvente e do pH do meio, o material argiloso foi pulverizado em 32 mesh. Para o estudo da influência da superfície de contato, o adsorvente foi pulverizado em peneiras com diâmetros de 4, 5, 7, 8, 10, 14, 20, 32, 35, 100, 200 e 400. O material argiloso foi pesado em balança analítica com precisão de 0,0001g.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com