TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agrotoxicos

Artigos Científicos: Agrotoxicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  8.659 Palavras (35 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 35

EPÍGRAFE

"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro."

(Provérbio Indígena)

MARMITT, Roselia de Fátima. Influência do Uso de Agrotóxicos na Saúde da População. Ano 2012. Totalizando 31 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação em Tecnólogo em Gestão Ambiental – Sistema de Ensino Presencial Conectado. Universidade Norte do Paraná. Frederico Westphalen, 2012.

RESUMO

Com o crescimento da população torna-se maior a intervenção na natureza, onde surgem os conflitos e problemas ambientais, além disso, cada vez mais a sociedade vem se modernizando, a busca inconsciente pelo capital faz com que os valores em relação ao meio ambiente vão desaparecendo. A agricultura brasileira cada vez mais tem usado produtos químicos, principalmente agrotóxicos, e isso resulta numa infinidade de problemas ecológicos, com o aumento da população urbana houve a necessidade de aumentar a produção agrícola para abastecer as grandes cidades, utilizando agrotóxicos para combater as pragas mesmo sem saber quais as conseqüências que poderiam ser geradas por estes produtos. Estudos mostram que na região Noroeste do Rio Grande do Sul a estimativa é de aproximadamente 10kg de agrotóxico/trabalhador/ano. Elevados níveis de contaminação humana e ambiental foram encontrados nesta região, como decorrência do uso extensivo destes agentes químicos. Com a realização deste trabalho busca-se estudar mais sobre o tema e avaliar toda a dimensão deste problema usando uma abordagem integrada. Assim, será possível contribuir para encontrar caminhos que minimizem tais prejuízos para a população, despertando a consciência de que o homem e a natureza fazem parte de um todo e para a perpetuação da espécie faz-se necessário que haja respeito e principalmente a integração entre ser humano e meio ambiente.

Palavras-chave: homem, agrotóxico, meio ambiente

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 01

1 JUSTIFICATIVA 03

2 OBJETIVOS 04

2.1 Objetivos gerais 04

2.2 Objetivos específicos 04

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 05

3.1 INFLUÊNCIA DO USO DE AGROTÓXICOS NA SAÚDE DA POPULAÇÃO 05

3.2 TIPOS DE AGROTÓXICOS 08

3.3 DANOS CAUSADOS PELO USO DOS AGROTÓXICOS 09

3.4 A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA MELHORANDO A PRODUTIVIDA -

DE 11

3.5 A UTILIZAÇÃO DOS AGROTÓXICOS 14

3.6 MÉTODO E APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS 19

3.7 INTOXICAÇÃO PORAGROTÓXICOS 22

4 METODOLOGIA 25

5 RESULTADOS E DISCUSSÕES 26

CONCLUSÃO 27

REFERÊNCIAS 29

ANEXOS 30

INTRODUÇÃO

A economia baseada na agricultura desenvolvida pelo grande latifundiário, pelo médio e pelo pequeno produtor rural vem sofrendo ao longo dos anos uma sensível depreciação na quantidade e na qualidade de produção agrícola devido ao enfraquecimento do solo e do aparecimento de pragas. O enfraquecimento do solo tem sua origem nas queimadas excessivas, da má utilização do solo e do aparecimento de erosão. O aparecimento das pragas cada vez mais resistentes são oriundas do desequilíbrio ecológico, pois com grandes áreas desmatadas para cultivo, desaparecem do ecossistema os animais, os insetos e as aves que se alimentam das pragas que atacam as plantações. Neste ciclo, o produtor rural não consegue assegurar a função social da propriedade.

Para solucionar o problema da queda produtiva, o produtor rural influenciado pela chamada “modernização da agricultura”, altera sua maneira de produzir e passa a utilizar agrotóxicos, insumos químicos e sementes selecionadas e ou geneticamente modificadas. O consumo de agrotóxicos na região pode atingir valores maiores do que os divulgados em algumas áreas produtivas. A ampla utilização desses produtos, o desconhecimento dos riscos associados a sua utilização, o conseqüente desrespeito às normas básicas de segurança e a livre comercialização contribuem para o agravamento dos quadros de contaminação humana e ambiental observados no mundo todo. A esses fatores podem ser acrescentados a deficiência da assistência técnica ao homem do campo, a dificuldade de fiscalização do cumprimento das leis e a culpabilização dos trabalhadores como contribuintes para a consolidação do impacto sobre a saúde humana, decorrente da utilização de agrotóxicos, como um dos maiores problemas de saúde pública no meio rural, principalmente nos países em desenvolvimento.

É importante realçar que a agricultura próxima das grandes cidades é de pequeno porte e uma atividade eminentemente familiar, em que adultos e crianças se ajudam mutuamente no trabalho. Isto faz com que as crianças e os jovens também estejam sujeitos a elevado risco de contaminação. Esse problema é ainda mais preocupante uma vez que pouco se sabe da ação de uma exposição continuada a compostos sobre o corpo humano ainda em desenvolvimento e que várias substâncias utilizadas como agrotóxicos são suspeitas de apresentarem atividade carcinogênica ou hormonal.

Mesmo assim, a grande maioria dos estudos realizados no Brasil aborda contaminações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.2 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com