TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agrotóxicos E Seus Efeitos Para A Saúde E O Ambiente

Casos: Agrotóxicos E Seus Efeitos Para A Saúde E O Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

Agrotóxicos e seus efeitos para a saúde e o ambiente

Praticamente desde sua introdução, os pesticidas sintéticos constituem um problema, devido ao seu impacto potencial sobre o ambiente e a saúde humana, principalmente em virtude da ingestão de alimentos contaminados com esses produtos e como alguns cientistas afirmam que as próprias plantas produzem inseticidas para se defenderem de insetos e fungos, então estamos expostos a concentrações muito maiores de pesticidas, sejam naturais ou sintéticos. (Colin, 2006)

Os agrotóxicos são muito perigosos para a saúde no sentido de que alguns tipos aumentam sua concentração quando avança na cadeia alimentar, esse processo é chamado biomagnificação, como exemplo, a maioria dos organoclorados tem esse poder de biomagnificar-se.

De acordo com Miller (2007) estudos da Academia Nacional de Ciências, afirma que a exposição e resíduos de pesticidas permitidas por lei em alimentos provoca de 4 mil a 20 mil casos de câncer por ano nos Estados Unidos.

Um relatório publicado recentemente pela Organização Mundial de Saúde estimou que a cada ano milhões de pessoas tem problemas devido a exposição a pesticidas.

Com relação ao ambiente, além de muitos desses produtos se acumularem, muitas vezes não atingem somente o local desejado, espalhando-se em outros ambientes contaminando fontes de águas e outros biomas.

Alguns cuidados ao usar agrotóxicos

Todos os produtos químicos orgânicos, inorgânicos ou naturais precisam ser usados seguindo os devidos cuidados e orientações para se obter um bom resultado e diminuir riscos e problemas futuros.

Segundo Castelo (2001) os agrotóxicos no momento da aplicação pode penetrar no corpo do aplicador por quatro vias: a pele (mãos, braços, pernas e pés), o aparelho respiratório, a boca e os olhos, por isso é muito importante o uso de EPI (equipamento de proteção individual), esses são: o protetor para o rosto, luvas, óculos de proteção, botas, macacão ou calças compridas e camisa de mangas longas, chapéu ou boné e máscara respiratória. Depois de usadas as embalagens dos agrotóxicos não podem ser reutilizados, nem Jogadas em qualquer lugar, devem ser colocados em locais apropriados para lixos tóxicos, esses locais podem ser indicados por um técnico.

O aplicador não pode também lavar as mãos, as roupas e o aparelho que usou nas fontes de água, para evitar o risco de envenenamento de pessoas e animais.

Ainda segundo Castelo (2001) os recipientes, latas, vidros ou caixas dos agrotóxicos têm uma faixa colorida que indica o grau de toxidade do produto: Os de faixa vermelha indicam que o produto tem alto grau de toxidade, sendo extremamente perigoso, os de faixa amarela são menos tóxicos que os de faixa vermelha, os de faixa azul tem toxidade média e os de faixa verde são os menos tóxicos. O agricultor precisa estar bem informado sobre os perigos, sobre os tipos de defensivos indicados para cada tipo de praga e para isso é muito importante a ajuda de um técnico especializado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com