TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmos

Pesquisas Acadêmicas: Algoritmos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

Linguagem de Programação Copilada

O texto (ou código-fonte) do programa é lido por um programa chamado compilador, que cria um arquivo binário, executável diretamente pelo hardware da plataforma-alvo. Exemplos deste tipo de linguagem são C ou Fortran. Compilar é traduzir código legível por humanos (código fonte) para código legível pela máquina.

Compilação

Na Compilação o programa escrito na linguagem fonte é traduzido para linguagem máquina e depois ligado e carregado para ser executado.

Basicamente, no processo de compilação existem três realidades distintas:

• O programa ou código fonte (source) - escrito na linguagem de alto nível e de acordo com as regras e sintaxe da linguagem utilizada

• O programa compilador - fornecido por diferentes fabricantes (com dialetos próprios de cada um), mas de acordo com a estrutura básica da linguagem e que irá transformar o código de alto nível em código máquina. É o compilador que vai detectar os erros de sintaxe ou estrutura que o programador, eventualmente, tenha cometido durante a fase de programação.

• O programa executável - resultado da transformação, pelo compilador, do código fonte em código máquina. Este programa executável é autônomo, podendo ser transportado para qualquer máquina sem necessidade de estar presente o código fonte nem o compilador. É um programa "fechado", ou seja, a que o utilizador não tem acesso, nem forma de consultar ou alterar.

compila.gif

Linguagem de Programação Interpretada

O texto ou código-fonte não é convertido em um arquivo executável. Eles são executados utilizando um outro programa, o interpretador, que lê o código-fonte e o interpreta diretamente, durante a sua execução. Exemplos de linguagem interpretada incluem o BASIC tradicional, vbscript (ASP), javascript, Perl e Python. Interpretar é executar sem gerar código nativo.

Interpretação

O processo de interpretação é completamente diferente do de compilação. A execução do programa é feita sempre na presença do programa interpretador e do programa fonte, sendo que o interpretador vai convertendo (traduzindo) para linguagem máquina cada linha, cada instrução do programa fonte passo a passo. Assim, a verificação da existência de erros de sintaxe ou estrutura só ocorre em runtime e o código fonte do programa tem de ser sempre fornecido ao utilizador final.

Um programa a correr em modo interpretado tem a vantagem ser mais rápido de escrever, verificar e modificar, no entanto a sua execução é substancialmente mais lenta que o compilado e é necessário fornecer ao utilizador o código do programa com todas as desvantagens de riscos de introdução de erros e alterações maldosas, bem como utilização ilegal do código que possam vir a ocorrer.

Em muitas situações da vida real, o desenvolvimento e teste de programas (aplicações) é feito utilizando interpretadores de linguagem, sendo o processo de compilação apenas utilizado numa fase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com