TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alumina

Pesquisas Acadêmicas: Alumina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2013  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 2

IFMG - INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS

CIÊNCIAS DOS MATERIAIS

Jéssika dos Anjos Almeida

Congonhas MG 2013

ALUMINA OU ÓXIDO DE ALUMÍNIO

Para que uma reação química aconteça é necessário que uma energia mínima chamada de energia de ativação inicie esta reação. Se a energia de ativação é menor a velocidade da reação será maior, ao contrario, se a energia de ativação é maior a reação será mais lenta. Ou seja, ocorre com mais velocidade a reação que tiver a menor barreira de energia livre.

Um catalisador faz com que as moléculas reajam com uma velocidade maior, eles aceleram a reação abaixando a energia de ativação. O catalisador cria um caminho para que a reação aconteça com menor consumo de energia.

A alumina ou óxido de alumínio tem sido utilizada como catalisador em várias reações químicas que são uteis industrialmente, e servem também como suporte para muitos catalisadores industriais. Devido a suas propriedades físicas e químicas e ao seu baixo custo a alumina comumente é utilizada como matéria –prima para uma série de materiais cerâmicos.

Apesar da aparente simplicidade da fórmula Al2O3, a alumina tem sua natureza consideravelmente dependente de uma série de fatores, tais como sua forma cristalina, impurezas na estrutura e microestrutura. Estudos revelam ainda a existência de pelo menos vinte e quatro fases cristalográficas para aluminas calcinadas livres de águas, entre elas: fases alfa, gama, delta, eta, teta, kappa e chi [CASTRO, 2005].

A alumina alfa é a mais utilizada, e também a mais estável em sua termodinâmica, tendo como principais características a resistência mecânica, a corrosão e ao calor.

Outra aplicação da alumina (Al2O3) é na desidratação de álcoois, . Além disso, a Alumina pode ser formada com percentuais diferentes de pureza formando outros compósitos cerâmicos e melhorando suas propriedades.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Estudo da influência de aditivos na transformação de fase gama-alfa da alumina, Tese de Doutorado Castro, Ricardo Hauch Ribeiro de (Catálogo USP) - São Paulo,2005. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-07062005-110053/pt-br.php. Acesso em: 19 de Maio. 2013

Nanum Nanotecnologia. Óxido de Alumínio. Disponível em: http://www.nanum.com.br/interna.php?area=produto&idIdioma=1&escolha=8 . Acesso em: 19 de Maio. 2013

Revisão bibliográfica. Alumina – Aplicações e Estruturas. Disponível em: http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=737. Acesso em: 19 de Maio. 2013.

Só Química. Energia de ativação. Disponível em: http://www.soq.com.br/conteudos/em/cineticaquimica/p7.php. Acesso em: 16 de Maio. 2013

Conselho Regional de Quimica. Catalisadores. Disponível em: http://www.crq4.org.br/quimica_viva__catalisadores. Acesso em: 16 de Maio. 2013

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »