TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Obtenção Da Alumina (Bayer)

Exames: Processo De Obtenção Da Alumina (Bayer). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETUTA E URBANISMO

CURSO DE ENGENHERIA QUIMICA

1º SEMESTRE

Processo de Obtenção da Alumina (Bayer)

Introdução a Engenharia Química

Maiara Martins

Matheus Vitti Terra

Processo de Obtenção da Alumina (Bayer)

 Matéria-prima:

- Bauxita

 Principais Equipamentos Utilizados:

- Moinha de Barras:

- Digestor:

- Espressador e Filtro:

- Precipitador:

- Calcinador:

 Diagrama de Blocos do Processo

 Processo Químico:

1. Moinho:

A bauxita é triturada, em um aparelho chamado moinho de barras, juntamente com um licor rico em NaOH que foi usado anteriormente no mesmo processo e foi pré-aquecido formando uma pasta aguada que será levada aos digestores.

2. Digestão:

Mais soda Caustica é adicionado para dissolver os compostos de alumínio contidos em suspensão. O processo de digestão produz uma solução de aluminato de sódio. Tudo isso ocorre numa panela de pressão, a pasta é bombeada para o espessador e depois para os filtros.

3. Clarificação:

Essa etapa é realizada em duas fases: espessamento e filtração. Na primeira etapa, a mistura é bombeada para o espessador, onde são adicionados floculantes, substâncias responsáveis por fazer com que partículas sólidas suspensas na solução se agrupem em flocos e precipitem. O espessador é um sistema de separação sólido-líquido com duas saídas chamadas overflow e underflow. A saída overflow é por transbordamento e é por onde sai o chamado licor verde, que contém basicamente NaAlO2, água e algumas poucas impurezas. O underflow é uma saída de subfluxo por onde sai o resíduo de bauxita com alta concentração de sólidos.

Na segunda fase da separação de resíduos, o licor é filtrado em filtros-prensa para eliminar a maioria das impurezas. A junção dos resíduos dos filtros com os do underflow formam o que se chama de lama vermelha.

4. Precipitação:

O licor obtido da fase de digestão, rico em aluminato de sódio (NaAlO2) e livre de sólidos, deve ser reconvertido em hidróxido de alumínio (Al2O3. 3H2O). Para que isso ocorra, obviamente, é necessária uma reação inversa à digestão. Inicialmente, é necessária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com