TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente e sustentabilidade

Tese: Ambiente e sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

Meio Ambiente e Sustentabilidade

A partir da Revolução Industrial a humanidade preocupou-se com o progresso e o desenvolvimento, criando várias fábricas, incentivando o consumo e descobrindo formas eficientes de explorar a matéria-prima dos sistemas naturais. O resultado disso foi um impacto ambiental, que culminou na degradação do meio ambiente.

A Avaliação Ecossistêmica do Milênio expressa a necessidade de uma mudança radical e em curto prazo dos padrões de desenvolvimento, para que não ocorra uma tragédia em escala global.

É necessário também equilibrar o planeta, as pessoas e o progresso, o que gera uma responsabilidade entre governos, sociedades e empresas.

Diante da eminência de efeitos danosos à economia mundial, fica evidente que estruturas empresariais, sociais e políticas terão que se adaptar para uma economia dentro dos parâmetros da sustentabilidade.

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividades humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo, culturalmente aceito

Enquanto a sustentabilidade constitui o indicador que garante a sobrevivência da espécie humana sem risco de catástrofes ecológicas, a eficiência ambiental constitui a variável de referência para melhorar os níveis econômicos de vida ou incremento da população sem declínio de níveis.

Logo, não se trata somente de reciclar ou apoiar uma instituição não governamental (ONG), mas de um ciclo contínuo de melhoria, tratando de elaboração de projetos de sustentabilidade ambiental para que o empreendimento (funcionários, clientes, fornecedores, etc) sempre busque a sustentabilidade sem sobrecarregar os recursos utilizados.

Tem havido uma revolução na administração desde a publicação das normas ISO da série 9000 no final da década de 1980, principalmente porque o resultado da sua aplicação produz um efeito cascata, partindo da alta administração de uma organização, atingindo seus fornecedores, além de todos os seus níveis interno se, de alguma forma, seus concorrentes.

Posteriormente, no meio da década de 1990, as preocupações com o ambiente, impulsionadas pela ECO-92, levaram a ISO a publicar as normas ambientais da série 14000. Ambas as séries tem no Planejamento um de seus requisitos para desenvolvimento de sistemas de gestão, seja da qualidade, no caso da série 9000, ou ambiental, no caso da série 14000.

“Planejamento Ambiental” é uma expressão recente, usada com maior frequência nos últimos 10 anos. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro, a ECO-92, foi criado o maior programa de planejamento ambiental: a AGENDA 21; que previa um planejamento em cascata do nível global, para o nacional, regional (estadual), até o nível local (ou municipal), com o objetivo de melhoria da qualidade de vida do ser humano e de conservação e preservação ambiental.

Pouco depois da ECO-92, ao final de 1996, a Organização Internacional de Padronização publicou as normas sobre padrões ambientais internacionais ISO série 14000, que incluem o planejamento ambiental como um dos requisitos para desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental.

Achei muito interessante esse exemplo de um projeto realizado em escola, o qual pode ser seguido, gerando assim grandes resultados positivos e econômicos.

Esse projeto como como objetivos:

• Geral: Implantar práticas sustentáveis na escola.

• Para a direção, a coordenação pedagógica, os professores e os funcionários: Identificar e promover atitudes sustentáveis no coletivo e, individualmente, agir coerentemente com elas.

• Para os alunos: Desenvolver atitudes diárias de respeito ao ambiente e à sustentabilidade, apoiadas nos conteúdos trabalhados em sala de aula.

• Para a comunidade do entorno: Ampliar o interesse por projetos ambientais e se integrar em sua organização e implantação.

Conteúdos de Gestão Escolar

• Administrativo: Levantamento da demanda dos recursos naturais que entram na escola (água, energia, materiais e alimentos), dos resíduos e da situação estrutural do edifício (instalações elétricas e hidráulicas).

• Comunidade: Envolvimento na questão ambiental, com construção de novas práticas e valores e a realização de interferências na paisagem.

• Aprendizagem: Desenvolvimento de habilidades que contemplem a preocupação ambiental nos âmbitos de energia, água, resíduos e biodiversidade.

Tempo estimado

O ano todo

Material necessário

Contas de luz e água, plantas do projeto da escola, planilhas para a anotação de dados sobre o consumo de recursos naturais, cartazes de papel reciclado para a confecção de avisos sobre desperdício, papeis para mapas e croquis e material escolar em geral.

Desenvolvimento

1ª etapa - Planejamento em equipe

Reúna os funcionários e inicie uma conversa sobre a importância de criar um ambiente voltado à sustentabilidade ambiental. Proponha a formação de grupos que avaliarão como a escola lida com os recursos naturais, o descarte de resíduos e a manutenção de áreas verdes ou livres de construção. É importante que a composição das equipes esteja acordada por todos, assim haverá motivação e interesse. Você, gestor, pode organizar a formação dos grupos, estimar os tempos e objetivos das tarefas e sugerir parcerias. Por exemplo, funcionários da secretaria que cuidam da compra de alimentos podem atuar com a equipe da cozinha

2ª etapa - Diagnóstico inicial

Oriente cada grupo a fazer uma avaliação atenta do assunto escolhido. Por exemplo, a equipe que analisará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com