TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Investimento

Pesquisas Acadêmicas: Analise Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 5

6. REFERENCIAL TEÓRICO

6.1. Processos

Para D’Ascenção (2002), processo é um conjunto de causas (que provocam um ou mais efeitos).Uma organização, portanto pode ser definida como um processo, considerando-se que para produzir um bem ou serviço (efeitos) existem vários componentes (causas) que contribuem para a realização desses efeitos.

Processos são as várias atividades existentes dentro do sistema, são os meios que permitem a administração de operações atingir seus objetivos. O determinante em qualquer processo é que ele seja apto a satisfazer as metas do produto sobre condições de operação.

Processo é o meio utilizado para produzir um produto ou serviço, agregando valor ao cliente com finalidade de produzir bens ou serviços.(CRUZ, 2002).

“Um processo é um método de fazer algo, geralmente, envolvendo vários passos ou operações. O projeto de processo consiste no desenvolvimento e na projeção dos passos”.(ARNOLD, 1999, p.419).

Qualquer processo tem procedimentos de trabalho que sempre podem ser melhorados, por isso é útil a identificação dos processos críticos que mostra onde e quando devem ser melhorados ou mantidos os procedimentos.

Processo é qualquer conjunto de condições, ou causas que agindo juntamente propicia um certo resultado. Para que os resultados sejam alcançados os processos devem ser produtivos, opção mais eficaz para a organização que busca a qualidade e eficiência.

Para Monteiro (1991) além de agregar a qualidade, um processo agrega também valor a todo elemento processado. Qualidade e valor são dois conceitos relacionados. Quando a inovação é contínua e os produtos são cada vez mais adequados às necessidades particulares dos clientes, as distinções entre os produtos e serviços começam a se confundir.

Todo e qualquer processo tanto administrativo quanto operacional, tem o método de trabalho que sempre pode ser melhorado principalmente se o desenvolvimento tecnológico que tem contribuído para a melhoria contínua dos processos e respectivos métodos.

Alguns processos podem ser dominados por pessoas, outros por máquinas, por informações, por métodos, pela matéria prima ou pelo ambiente, assim relata Monteiro (1991).

Deve-se sempre analisar um processo produtivo ou administrativo, propor e implantar melhorias nesses processos e documentá-los, com base em uma metodologia de trabalho e nos seguintes princípios:

• É sempre possível descobrir uma melhor maneira de fazer qualquer trabalho;

• Deve ser procurado o meio de melhorar os métodos de trabalho;

• O estudo da maioria dos métodos de trabalho deve ser preocupação constante de cada um; e,

• Os melhores resultados são obtidos pela cooperação de todos os membros da empresa.

No processo de compras de uma instituição pública, a qualidade deve ser buscada a partir da seleção dos fornecedores, do acompanhamento passo a passo do processo até o atendimento pelo usuário, seja este um cliente interno ou externo. A ferramenta legal para definir a contratação de fornecedores na Administração Pública é a Lei Federal 8.666/93 e no Estado de Minas Gerais o Decreto 42408/02 que regulamenta a modalidade de Licitação para o Estado de Minas Gerais.

6.2. Padronização

A padronização é o caminho mais seguro para a produtividade e competitividade conseguida pela melhoria contínua dos resultados. Um dos grandes objetivos da padronização é reduzir a variabilidade dos processos que é um dos grandes problemas das empresas.

“Nas empresas modernas do mundo a padronização é considerada a mais fundamental das ferramentas gerenciais. Na Qualidade Total a padronização é a base para a Rotina (Gerenciamento da Rotina do Trabalho Diário)”.(CAMPOS, 1992, p.1).

Para Campos (1992), padronizar é a reunião das pessoas para que possa discutir os procedimentos até que se ache a melhor forma de executar as atividades, treinar as pessoas e certificar-se de que o que foi discutido e definido, está sendo realizado com eficiência.

A padronização deve ser conduzida de forma a obter a redução de custo e o aumento na eficiência no processo.Ela deve seguir rotinas que são estabelecidas pela administração da empresa para as pessoas que executam as tarefas do dia-a-dia. Toda a padronização da empresa é estabelecida de forma que as execuções das tarefas possam ser feitas com habilidade.

Para todas as empresas é indispensável que tenha um bom sistema de padronização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com