TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Natura

Pesquisas Acadêmicas: Analise Natura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 7

companhia analisada é a Natura Cosméticos S/A, localizada em Itapecerica da Serra – São Paulo – Brasil. A Natura atua no ramo de cosméticos. A análise será realizada nos anos 2012 e 2013. Essa analise tem por objetivo verificar a informação de gestão.

A Natura foi fundada em 1969, com abertura de uma pequena loja em Oscar Freire, em São Paulo, por Luiz Seabra. Durante a década de 1980, a receita bruta cresceu mais de 30 vezes. Foi a primeira empresa brasileira de cosméticos a utilizar refil. No ano de 1994, iniciou a expansão pela América Latina. No ano seguinte lançou o Programa Crer para Ver. Em 2000 lançou a linha Ekos, adotando a sustentabilidade e biodiversidade brasileira. No ano de 2001, inaugurou um moderno complexo industrial em Cajamar – São Paulo. Em março de 2004, a Natura Cosméticos incorporou a Natura Empreendimentos e a Natura Participações, essa reorganização teve como objetivo simplificar a estrutura societária para a realização da oferta pública de ações.

2 METODOLOGIA

Para a coleta de dados foi feita uma pesquisa no site da companhia. As analises realizadas foram: Análise Financeira, mais especificamente, Análise Vertical, Horizontal eAnálise por Índices, Análise de SWOT, Matriz BCG e 5 Forças de Porter. As fórmulas utilizadas foram as seguintes: Liquidez Imediata, Seca, Geral e Corrente, Giro do Ativo, Pay Back do Investimento, Prazo Médio de Renovação de Estoques, Garantia de Capital de Terceiros e Taxa de Retorno sobre o Investimento.

3 BALANÇO PATRIMONIAL

3.1 Considerações Iniciais

A análise vertical é uma técnica de análise financeira que baseia-se nos valores percentuais das demonstrações contábeis em relação a um valor-base, de modo que o percentual de cada mostra a sua importância dentro do todo.

De acordo com Matarazzo (2008, p. 249) o objetivo da análise vertical é “mostrar a importância de cada conta em relação à demonstração financeira a que pertence e, através da comparação com padrões do ramo ou com percentuais da própria empresa em anos anteriores, permitir inferir se há itens fora das proporções normais”. Neste prisma, temos também Iudícibus (2008, p. 83) afirmando que “este tipo de análise é importante para avaliar a estrutura de composição de itens e sua evolução no tempo”. Assim, é uma técnica muito importante, pois indica a relação percentual de um elemento com o todo de que faz parte, mostrando a sua verdadeira importância no conjunto.

A análise horizontal é uma técnica de análise que consiste em comparar os valores de uma conta ou grupo de contas de uma série de demonstrações contábeis em períodos distintos. De acordo com Matarazzo (2008, p. 249) o objetivo da análisehorizontal é “mostrar a evolução de cada conta das demonstrações financeiras e, pela comparação entre si, permitir tirar conclusões sobre a evolução da empresa”. Segundo Iudícibus (2008, p. 80) “a finalidade principal da análise vertical é apontar o crescimento de itens dos Balanços e das Demonstrações de Resultados (bem como de outros demonstrativos) através dos períodos”. Assim, sua importância consiste em caracterizar tendências, permitindo através da comparação entre si mostrar os caminhos que a empresa está trilhando e quais os caminhos ela deve seguir.

3.2 Análise Horizontal

Procedida a Análise Horizontal sobre o Balanço Patrimonial da companhia Natura Cosméticos S/A nos períodos 2012 e 2013, observou-se que:

a) O Ativo e o Passivo tiveram acréscimo percentual de 16,60%.

b) O Ativo Circulante teve uma elevação que corresponde a aproximadamente 4,0% e o não Circulante teve acréscimo de 38,3%.

c) O Passivo Circulante teve uma redução de 3,6%, o Passivo não Circulante apresentou um acréscimo percentual de 66,4% e o Patrimônio Líquido teve acréscimo correspondente a 16,6%.

3.3 Análise Vertical

Realizada a Análise Vertical sobre o Balanço Patrimonial da companhia Natura Cosméticos S/A no período 2013, constatou-se que:

a) O Ativo Circulante corresponde a 56,22% do total do Ativo, em consequência, o Ativo não Circulante representa 43,78%.

b) O item de maior participação no Ativo Circulante é o Disponível, o mesmo corresponde a 37% das informações de bens edireitos de curto prazo. Clientes e Impostos a recuperar representam 22,97% e 22,76%, respectivamente.

c) Analisando o Ativo não Circulante, observou-se que os itens de maior participação são o Imobilizado que corresponde a 52,63% e o Realizável a Longo Prazo, com um percentual que representa 28,56% do Ativo não Circulante.

d) No Realizável a Longo Prazo os Depósitos Judiciais correspondem a 52,79%, sendo o item de maior participação.

e) O Passivo Circulante representa 37,24% Passivo Total, o Não Circulante corresponde a 44% e o Patrimônio Líquido possui 18,70%.

Procedida a Análise Vertical sobre o Balanço Patrimonial da companhia Natura Cosméticos S/A no período 2012, constatou-se que:

a) O Ativo Circulante representa 63,07% do total do Ativo, em consequência, o Ativo não Circulante corresponde a 36,93%.

b) Analisando o Ativo Circulante, observou-se que os itens de maior participação são os mesmo do período 2013. Sendo o Disponível correspondente a 49%, Impostos a recuperar 20,74% e Clientes 19% do total de bens e direitos de curto prazo.

c) O item de maior representação do Ativo não Circulante é o Imobilizado, correspondendo a 51,16%. Outro item de grande relevância é o Realizável a Longo Prazo que corresponde a 35,20% do total do não Circulante.

d) O Passivo Circulante corresponde a 45,08% Passivo Total, o Não Circulante representa 30,89% e o Patrimônio Líquido possui 24,03%.

4 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO

4.1 Análise Horizontal

Procedida aAnálise Horizontal sobre a Demonstração de Resultado da companhia Natura Cosméticos S/A nos períodos 2012 e 2013, constatou-se que:

a)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com