TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anticorpo imunologia

Tese: Anticorpo imunologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Tese  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 7

Imunologia

Aula: 12.11

Anticorpo – Parte 1

O anticorpo possui especificidade de reagir com aquilo que foi induzido na sua formação . O anticorpo possui 4 sequências de aminoácidos, duas dessas sequencias eu chamo de cadeia pesada, e duas sequências eu chamo de cadeia leve. Região Fab(fração de ligação ao antígeno)é a região que interage com os antígenos é a porção final da cadeia pesada ou da cadeia leve. É a região que define a classe do antígeno. Região constante é a região que permite que eu possa diferenciar uma IGG de uma IGM, uma IGM de uma IGA, ou seja, nessa região, temos a diferenciação da classe dos anticorpos, a diferenciação não se dá pela parte final, a parte final é moldada pelo antígeno, a diferenciação se dá pela estrutura que é constante dentro da molécula, e essa região constante é chama de porção constante da cadeia pesada. Resumindo, os anticorpos possuem uma região variável, ou cadeia variável, que é moldada para os antígenos,não é encontrada sempre, é a mais polimórfica possível, e possui uma região constante, ou cadeia constante, que mantém a classe do anticorpo.

Se eu falo em IGG temos uma memória imunológica, uma doença que eu tive e que agora tenho uma melhora permanente, já IGM, não possui constância de produção no organismo, não possui memória, então é um marcador de uma infecção recente, ou marcador de fase aguda. Cadeia leve também possui a parte variável e a parte constante, porém, não se define classe de anticorpo apartir da parte constante da cadeia leve, cadeia leve não influencia na classe do anticorpo. O que influencia na classe do anticorpo é a cadeia pesada. Existem dois tipos de cadeia leve: Capa e Lambda, então eu posso ter por exemplo uma IGG capa e uma IGG lambda. Zona de dobradiça: é a região que dá flexibilidade ao anticorpo, fica na parte de baixo do anticoropo, comoo se fosse as perninhas do Y invertido, isso se dá, porquê, essa região é a região que interagem com o antígeno, ou seja, dando maior possibilidade de interação, mesmo o antígeno estando mais perto ou mais longe. Antígenos não são os vírus, antígenos são algumas moléculas presentes nos vírus, já que a maioria das moléculas presentes nos vírus são iguais as nossas, mas somente algumas são diferentes das nossas, que são os antígenos, pra essas moléculas que existem os anticorpos, não podemos associar que bactérias, amebas, vírus, ou demais microorganismos são antígenos, antígenos são as moléculas que esses microorganismos liberam.

O anticorpo é produzido pelos plasmócitos, mas, os plasmócitos são produzidos pelos linfócitos B, que são produzidos pela medula óssea, o plasmócito é uma célula mais oval, que aumenta a quantidade de retículo rugoso e de complexo de golgi, e o núcleo fica mais posicionado lateralmente do que central, então essa é a estrutura do plasmócito, ele teve essa modificação para produzir as nossas glicoproteínas que são os nossos anticorpos, ou seja, plasmócitos é a célula secretora de anticorpo, o anticorpo que será liberado para o nosso sangue, nos protegendo a todo instante. O linfócito B antes de virar plasmócito, também, pode produzir anticorpo, ams será um anticorpo que ficará preso na menbrana, nesse caso, ele não é produzido para ser excretado. Portanto, os linfócitos B são células que apresentam anticorpos presos na menbrana celular que serão utilizados posteriormente para reconhecer antígeno. antígeno não é toda a molécula secretada pelo anticorpo, mas sim uma parte dela, dentro das moléculas, existem sítios específicos para se ligarem ao anticorpo, esses sítios são chamados de Epítopos, que são os pontos de inserção com os anticorpos, o anticorpo se liga neutralizando-os ou opsonando-os. O anticorpo ele não tem função de lise, o anticorpo se liga na bactéria, ativa o sistema de complemento, e o complemento lisa a bactéria, o anticorpo se liga na bactéria faz com que haja ligação do complemento e o complemento a destrói, o anticorpo também opsomina a bactéria para o processo de fagocitose, quando o anticorpo se liga ele faz com que os fagócitos fiquem mais interessados em fagocitar o microorganismo desejado, o antígeno não pode ser uma molécula muito repetitiva, ou seja, muito monótoma, moléculas que são muito homogêneas não são consideradas bons antígenos, não são bons etimuladores do sistema imunológico, pois, quanto mais a molécula do antígeno é heterogênea maior minha possibilidade de encontrar epítopos. As proteínas são as moléculasmais diversificadas, grandes e heterogênias, isso quer dizer, que os antígenos que melhor dispertam o sistema imunológico são de natureza protéica, os anticorpos IGG e IGM são direcionadas a microrganismos que secretam antígenos de natureza protéica, as exotoxinas de natureza protéica. Temos antígenos também para outras diversas moléculas como para lipídeos, carboidratos, ácidos nucléicos, entre outras. Ligação cruzada é qualquer erro da ligação entre o antígeno e o anticorpo, como por exemplo teste de HIV que dão positivos, quando pessoas tomam vacinas contra gripe, ou sejam, dão falso-poistivas, uma reação inespecífica.

Imunógeno é um antígeno, porém nem todo antígeno é um imunógeno. Imunógeno é o que desperta o sistema imune, só o fato de despertar o sistema imune não significa que vai interagir com os nossos anticorpos, hapteno são moléculas que podem reagir com o anticorpo, mas não são capazes de por si mesmas induzir uma resposta imune adaptativa. Um exemplo de hapteno seria a pinicilina. Ela pode dispertar o sistema imune, ams ela não consegue se ligar a esses anticorpos que a penicilina está induzindo a formação, a penicilina e demais antibióticos devem se ligar a proteínas, para ai sim se ligar aos anticorpos, dependendo do jeito que ingere a penicilina ela não é capaz de se ligar aos anticorpos, mas, quando ela reage com os anticorpos, onde temos o caso de alergia que pode até levar a morte do indivíduo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com