TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Riscos Ambientais

Pesquisas Acadêmicas: Análise De Riscos Ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  2.603 Palavras (11 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 11

GRUPO 03

DEZEMBRO 2013

HSA 0110 – GRUPO 3 – ÁREA CONTAMINADA

1. Caracterização da área de estudo:

Uma antiga fábrica de pesticidas contaminou uma área urbana, com resíduos e produtos do seu processo. Investigação da área encontrou vários contaminantes no solo e água subterrânea: Chumbo, Benzeno, Aldrin, Dieldrin, Endrin. Há indícios de que a contaminação tenha ocorrido há pelo menos 35 anos. Nesta época, o entorno da área não era pavimentado, as crianças brincavam nas ruas e muitas famílias cultivavam verduras para consumo próprio nos seus quintais.

População

A área está localizada em área urbana e é circundada por dezenas de residências. O total de moradores que residem nas áreas afetadas é de 1928 pessoas de todas as idades.

Caracterização da contaminação:

Tabela 1.: Valores de concentração dos contaminantes amostrados no solo superficial ( 0 a 30 cm).

Contaminante Máximo Mínimo Média

Chumbo (mg/kg) 2400 5,5 138,23

Benzeno (g/kg) 1,5 0,025 0,91

Aldrin (g/kg) 600 0,87 66,02

Dieldrin (g/kg) 1700 2,1 160,79

Endrin (g/kg) 44 1 8,75

Tabela 1: Valores de concentração dos contaminantes na água dos poços amostrados.

Contaminante Máximo Mínimo Média

Chumbo (mg/L) 28 0,01 1,09

Benzeno (g/L) 63,4 0,5 8,85

Aldrin (g/L) 0,72 0,02 0,26

Dieldrin (g/L) 20 0,015 0,97

Endrin (g/L) 0,95 0,01 0,16

O estudo deve abordar todas as etapas da Avaliação de Risco:

2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS:

I) Chumbo

Dentre os efeitos adversos à saúde, associados à exposição ao chumbo inorgânico e em forma de compostos, estão: neurotoxicidade, retardamento no desenvolvimento, hipertensão, diminuição da capacidade auditiva, dificuldade na síntese de hemoglobina e esterilidade masculina. Porém, os indivíduos contaminados podem não apresentar sintomas de toxicidade. O chumbo apresenta efeitos mais significativos em crianças, antes mesmo do período de exposição crônica, sobretudo nas menores de 6 anos de idade, devido ao hábito de levar as mãos à boca.

Alguns dos efeitos, como mudanças nos níveis de enzimas e no desenvolvimento neurocomportamental de crianças, podem ocorrer a níveis tão baixos de chumbo no sangue, que dificultam o estabelecimento de valores de referência.

Atualmente, sabe-se que os valores de risco resultantes dos procedimentos comuns não indicam o risco potencial de fato, devido à dificuldade em se determinar quantidades de chumbo pré-existentes no indivíduo. O chumbo se acumula no organismo, primeiramente no esqueleto. A quantidade de chumbo no organismo pode variar com a idade, estado de saúde, estado nutricional, quantidade no organismo materno durante a gestação e lactação, etc. Por esses motivos, ainda é inapropriado definir valores de referência para efeitos não-carcinogênicos do chumbo.

A EPA (EUA) estipulou alguns limites de exposição ao chumbo, tais quais: Níveis Máximos de Contaminantes na água potável, regulação para o chumbo em tintas domésticas, em solos e padrões de qualidade de ar.

Os valores de referência consideram os efeitos tóxicos para o sistema respiratório, através da inalação (medida por mg/m³), assumindo limites para certos efeitos (como necrose celular), analogamente à ingestão via oral.

Em termos de carcinogenicidade, ele é classificado como B2 – “possível carcinógeno humano”, através de teste em animais, que apresentaram câncer renal e múltiplos tumores. A evidência de câncer em seres humanos é considerada inadequada, por não conseguir demonstrar, com precisão, seu potencial de carcinogenicidade.

II) Benzeno

O benzeno é líquido, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. É um composto tóxico, cujos vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça e até mesmo inconsciência. Se inalados em pequenas quantidades por longos períodos causam sérios problemas sanguíneos, como leucopenia. Também é conhecido por ser carcinogênico. É uma substância usada como solvente (de iodo, enxofre, graxas, ceras, etc.) e matéria-prima básica na produção de muitos compostos orgânicos importantes como fenol, anilina, trinitrotolueno, plásticos, gasolina, borracha sintética e tintas. A benzina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida principalmente da destilação do petróleo que possui faixa de ebulição próxima ao benzeno. Traços de benzeno podem resultar quando materiais ricos em carbono passam por combustão incompleta. Isto é produzido em vulcões e incêndios florestais, e é também um componenteda fumaça dos cigarros. Benzeno é o componente principal dos produtos de combustão do PVC (policloreto de vinila). Hoje, a maior parte do benzeno vem da indústria petroquímica, com somente uma pequena fração sendo produzida do carvão. Quatro processos químicos contribuem para a produção industrial de benzeno: reforma catalítica, hidrodealquilação do tolueno, desproporcionação do tolueno, e craqueamento a vapor.

A exposição ao benzeno tem graves efeitos na saúde. O ar em ambiente aberto pode conter níveis baixos de benzeno de fumo de tabaco, fumaça de lenha, postos de combustíveis, transporte de gasolina, ou escape de veículos a motor e as emissões industriais. Vapores de produtos que contenham benzeno, como colas, tintas, cera de móveis e detergentes, também podem ser uma fonte de exposição, embora muitos deles tenham sido modificados ou reformulados desde a década de 1970 para eliminar ou reduzir o teor de benzeno. No ar em torno de lugares de deposição de resíduos perigosos ou postos de gasolina podem conter níveis mais elevados de benzeno. A respiração de curto prazo de níveis elevados de benzeno pode resultar em morte, enquanto que os níveis baixos podem causar sonolência, tontura,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com