TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Texto Os Bastidores Da Industria Farmaceutica

Pesquisas Acadêmicas: Análise Do Texto Os Bastidores Da Industria Farmaceutica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 5

Análise do texto: “Os bastidores da indústria farmacêutica”

01. Cite os mitos da Indústria farmacêutica segundo o texto, e comente sobre eles.

Segundo o texto, há três mitos sobre a indústria farmacêutica. São eles:

-Que a indústria farmacêutica é uma indústria de risco financeiro, quando na verdade é uma das indústrias mais rentáveis, só perdendo para as petrolíferas e os bancos;

-Que se atribui o alto preço dos remédios aos custos altos da pesquisa e desenvolvimento, sendo que o que se ver são medicamentos que tem os preços tabelados de acordo com as leis de mercado e competividade entre indústrias;

-Que os lucros e os preços elevados dos remédios vêm da necessidade de inovar para a salvação de vidas, quando a grande maioria dos medicamentos novos não contribui com tratamentos inovadores para salvar vidas.

02. Como as desigualdades de acesso de medicamentos acontecem?

O mercado farmacêutico reflete a desigualdade social entre países desenvolvidos e ricos do norte e os países subdesenvolvidos e pobres do sul. A população do norte, por possuir melhores condições de renda, consomem mais medicamentos e se rendem mais facilmente aos preços exorbitantes dos medicamentos, enquanto que ao sul do globo, as pessoas dispõem de menores condições financeiras, não sendo, desse modo, capazes de financiar tão amplamente as indústrias farmacêuticas.

03. Quais as práticas eticamente duvidosas que ocorrem na indústria farmacêutica?

As praticas eticamente duvidosas que ocorrem na indústria dos medicamentos são:

- O pagamento de companhias a fabricantes de genéricos para que seus produtos não fossem colocados no mercado;

- Mudança no nome dos produtos e por terem fraudado a Medicaid e a Medicare;

- Monopolização de princípios ativos e aumento abusivo dos preços;

- Venda de medicamento a preço de Atacado para médicos, que vendiam para seus pacientes a preço de varejo;

- Tentativa de corromper o diretor técnico de uma empresa com uma “bolsa de estudo” para que a companhia permanecesse fiel a seu produto;

- Marketing agressivo da indústria junto aos médicos, a manipulação de testes clínicos e supressão de resultados negativos.

04. Como é vista a saúde pela Indústria farmacêutica?

Vemos, com o texto, que a indústria os medicamentos ver a questão da saúde como um nicho competitivo e lucrativo de mercado. A importância que os medicamentos têm para a promoção da saúde publica, no tratamento de diversas doenças, é deixada em segundo plano com a preocupação imediata no capital financeiro.

05. Comente e discuta o item Desenvolvimentos Preocupantes.

Nesse tópico fica bem nítida duas visões a respeito da Farmácia enquanto estabelecimento da saúde, George Merck falou: “os remédios não são para lucrar , são para as pessoas”. Enquanto seu sucessor tinha uma visão de estabelecimento como um grande empreendimento gerando fortunas e até comparando a grandes empresas em outros seguimentos, não sendo muito diferente de uma realidade não muito distante da atual, tendo em vista que o mercado farmacêutico atual usa programas do governo federal com o marketing: “Aqui tem farmácia popular”, visando assim atrair pessoas ao consumo de medicamentos exageradamente, no entanto a farmácia é um estabelecimento de saúde pública e privada, logo podemos dizer que “a saúde não é um bem comercial e sim um direito de todos”.

06. O que é medicalização?

Devido ao grande incentivo de consumo de medicamentos, percebe-se que há uma tendência importante de ``medicalizar`` os acontecimentos naturais da vida, e para todas as condições, problemas sociais e pessoais são apresentados como problemas médicos, tendo apenas o medicamento como solução.

07. O que e conflito de interesses? Existe a possibilidade de combatê-lo no campo da pesquisa em saúde? Justifique.

O conflito de interesse consiste no desenvolvimento de algo com interesse particular de um individuo ou indústria, que vise a promoção social ou financeira, de forma individual, sem levar em conta a coletividade. Assim, o conflito de interesse ocorre quando se há total interesse somente no resultado e no ganho que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com