TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do solo - Métodos e equipamentos

Relatório de pesquisa: Análise do solo - Métodos e equipamentos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 5

Análise de tratamentos dos solos-Métodos e equipamentos

A finalidade da análise química do solo para fins agronômicos é a de verificar a quantidade de elementos químicos presentes no solo. No entanto, seu real objetivo baseado nas premissas químicas é determinar a quantidade efetiva de cargas negativas no solo, ou seja, uma propriedade desta chamada de CTC (Capacidade de Troca de Cátions). Além disso, serve para determinar uma característica que é a quantidade destas cargas que estão efetivamente saturadas com cátions básicos que são Ca²⁺, Mg²⁺ e K⁺ e cátions ácidos como, H⁺ e Al³⁺. Portanto, o que se procura determinar é o balanço entre ácidos e bases, que dão as características de fertilidade aos solos.

Como a análise química determina principalmente a relação entre ácidos ( H e Al ) e bases ( Ca, Mg e K) para a avaliação da fertilidade,nota-se que com a análise química do solo, pouco se avalia em relação aos ânions como fosfato (H₂PO₄⁻), nitrato (NO₃⁻), sulfato (SO₄²⁻) e cloreto (Cl⁻) os quais também são nutrientes absorvidos pelas plantas, mas os métodos analíticos para sua determinação são pouco precisos quando se trata dos solos. Uma exceção é o fósforo (P), quando se utiliza o método do fósforo remanescente (P-Rem) para sua interpretação. Estes elementos aniônicos mais os microelementos como Boro, Ferro, Cobre, Manganês e Zinco devem ser avaliados através da análise de tecidos utilizando-se o DRIS para sua interpretação.

Ressalta-se, porém, que apesar da análise do solo ser importante apenas para os elementos que compõe a CTC (Ca²⁺, Mg²⁺ e K⁺) estes são considerados os “maestros” de todo o sistema, sendo o cálcio o “príncipe” dos elementos.

Portanto, no conceito de nutrição vegetal adotado pela LABORSOLO as análises de solo e plantas são fundamentais e complementares nas avaliações e diagnósticos agronômicos.

Tipos de Análise Determinação

Análise Básica Cálcio; Magnésio; Potássio; Fósforo; pH (CaCl2, SMP e água); Hidrogênio Alumínio. Opcional: Enxofre e Matéria Orgânica e Fósforo Remanescente (P_rem).

Análise de Micronutrientes Ferro; Cobre; Manganês; Zinco e Boro

Análise Completa Análise de macronutrientes + micronutrientes

PROCEDIMENTO NO LABORATÓRIO

1. EXTRAÇÃO

Determinação Extrator

Cálcio, Magnésio e Alumínio Cloreto de potássio 1N

Fósforo e Potássio Extrator de Melich I

Ferro, Cobre, Manganês e Zinco Extrator de Melich I

Boro Ácido clorídrico 0,1N

Enxofre Fosfato de Cálcio

Matéria orgânica Oxidação por dicromato

2.DETERMINAÇÃO QUANTITATIVA

Após a extração, como descrito acima, os extratos são trabalhados em diversos equipamentos dependendo do elemento a se analisar, conforme as rotinas analíticas já de domínio universal e que são utilizadas em praticamente todos os grandes laboratórios, tanto no Brasil quanto no resto do mundo, com pequenas variações regionais.

Abaixo encontram-se descritas as rotinas analíticas adotadas pela Laborsolo que estão de acordo com as normas nacionais dos Laboratórios de Referência do Ministério da Agricultura, bem como do CELA-PR (Comissão Estadual de Laboratórios de Análise de Solos).

Determinação Procedimento

pH e Hidrogênio Potenciometria

Cálcio e Magnésio Espectrofotometria de absorção atômica

Potássio e Sódio Espectrofotometria de absorção atômica

Fósforo, Boro e Alumínio Espectrofotometria

Cobre, Ferro, Manganês e Zinco Espectrofotometria de absorção atômica

Enxofre Turbidimetria

3. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

Após a obtenção de todos os dados dos equipamentos, um sofisticado sistema de informatização disponível na Laborsolo transforma todos eles de maneira a colocar ao usuário a forma determinada pela ABNT, ou seja, os dados devem ser fornecidos conforme uma norma internacional da qual o Brasil é signatário. A partir destes dados é emitido o LAUDO DE RESULTADOS.

LAUDO DE RESULTADOS

O laudo de resultados emitido pela Laborsolo é registrado no INPI, pois apresenta proposta inédita na forma de apresentação. No Laudo estão incluídos, ainda, todos os cálculos advindos dos dados analíticos como demonstrado abaixo:

Descrição Parâmetros disponibilizados

CTC poencial ou pH 7,0 Ca+Mg+K+Na+H+Al

CTC Efetiva Ca+Mg+K+Na+Al

Saturação de bases V% Ca+Mg+K+Na/CTC potencial

Saturação de Cálcio, Magnésio e Potássio Ca ou Mg ou K ou Na / CTC potencial

Saturação de Hidrogênio e Alumínio H/CTC potencial e Al/CTC efetiva

*Nível crítico de Fósforo, Enxofre e Zinco NiCri P ; NiCri S ; NiCri Zn

Valor relativo de Fósforo, Enxofre e Zinco % de P;S e Zn relativo ao NiCri

Coleta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com