TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ECONOMICO-FINANCEIRA DO PROJETO DE INVESTIMENTO DA EMPRESA ALFA

Monografias: ANÁLISE ECONOMICO-FINANCEIRA DO PROJETO DE INVESTIMENTO DA EMPRESA ALFA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  2.539 Palavras (11 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, no mundo globalizado existe cada vez mais a necessidade de se analisar quais as melhores opções de investimentos, pois, com tanta concorrência, o risco de não se obter o retorno aumenta muito. A Economia Brasileira vem passando por um bom período, oferecendo varias possibilidades de investimentos, nos setores de comércio, indústria e prestação de serviços, sendo assim, as empresas estão diante de um melhor cenário para desenvolver novos projetos.

Empresários e investidores muitas vezes não planejam ou não fazem uma boa análise, sobre onde, quando e quanto será investido. Assim, com o intuito de aumentar o retorno da atividade ou investirem em novas atividades, acabam realizando investimentos sem analisar a melhor opção para financiar seu investimento ou até mesmo se a empresa suporta tal. Neste contexto, em muitas situações, o retorno desejado não é alcançado, ou demora um tempo maior do que o esperado para ser obtido.

Para que este investimento seja feito de forma mais sensata e com maiores chances de se obter o retorno estimado, pode-se utilizar de várias ferramentas para orientar e direcionar o empresário a tomar as decisões mais sensatas com relação capital investido.

Na tentativa de relacionar os conceitos de Análise de investimentos com a prática vivenciada pelas empresas, apresenta-se aqui uma análise de investimento na empresa JPLUS comércio e Distribuição LTDA que visa o destaque no mercado de produtos de higienização e limpeza. Sua política de funcionamento é baseada na busca pela satisfação dos clientes e dos colaboradores através da melhoria contínua dos processos de gestão e parcerias.

O estudo consiste na análise da viabilidade econômico-financeira do projeto proposto no decorrer do trabalho, onde serão aplicadas as tradicionais técnicas do Payback descontado, Valor presente liquido (VPL), Taxa interna de retorno (TIR), Taxa de retorno modificado (TIRM), também a utilização do Custo médio ponderado (WACC) que determina a eficiência das empresas na gestão dos custos envolvidos no processo de investimentos, para a mensuração do resultado em consonância com a agregação de valor, com a abordagem do conceito do Valor econômico agregado (EVA). Tais abordagens revelam como a aplicação de conhecimentos referentes à análise de investimentos são importantes para auxiliar o administrador ou proprietário na decisão de escolha entre várias alternativas de novos projetos de investimentos.

1.1 Problema

Diante da necessidade de crescimento da empresa pesquisada para acompanhar as evoluções do mercado em que atua quais as melhores opções de investimentos em novos projetos de ampliação para agregação de valor?

1.2 Objetivos

1.2.1. Objetivo geral

• Analisar a viabilidade econômica e financeira do projeto de investimento para ampliação da matriz, com a criação e implementação de um centro de distribuição para a empresa J PLUS.

1.2.2. Objetivos específicos

• Avaliar a viabilidade do projeto e os resultados para a empresa.

• Elaborar um planejamento de investimento com alternativas de investimentos para a empresa J PLUS em cenários diferentes.

• Avaliar a decisão de investimento da empresa J PLUS pelos métodos aplicados: VPL; TIR; Payback.

• Apurar o custo médio ponderado de capital no investimento, analisando o WACC e o resultado da criação de valor agregado pelo EVA.

2. JUSTIFICATIVA

Para potencializar o rendimento do capital, as empresas buscam novas oportunidades de negócios. Com base nesta necessidade, os empresários utilizam-se de técnicas de análise de investimento de capital para alcançar melhores resultados financeiros em relação aos prazos, taxas e retorno esperado.

Precisa inserir um parágrafo neste ponto falando sobre a importância da pesquisa para os alunos, para a empresa e para a comunidade acadêmica.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

3.1. Administração Financeira Orçamentária

3.1.1 Capital de Giro

A palavra “giro” tem como significado os recursos correntes de uma empresa que são capazes de serem transformados em caixa no prazo de um ano. (ASSAF NETO,1946)

Marcos Villela Vieira, 2008, definiu capital de giro líquido como:

“A expressão capital de giro é comumente definida como montante total investido no ativo circulante (caixa, bancos, aplicações financeiras, estoques e contas a receber de clientes), enquanto a expressão capital de giro líquido é definido como sendo a diferença entre ativo circulante e o passivo circulante, ou seja: Capital de giro = Ativo circulante; Capital de giro líquido = Ativo circulante - Passivo circulante. Dessa forma, a expressão capital de giro se refere ao total de investimentos de curto prazo realizado pela empresa, enquanto a expressão capital de giro líquido se refere ao saldo líquido de aplicações e fontes efetuados neste horizonte de tempo.” ( Vieira pág. 36, 2008)

O capital de giro apresenta uma participação grande no desempenho operacional das empresas, sendo assim elas procuram estrategias para melhor administrar o capital de giro, analisando seus investimentos e optando pelos passivos mais adequados (ASSAF NETO, 1946)

O capital de giro se refere ao ativo circulante de uma empresa, como o estoque, os passivos em curto prazo e pagamentos a fornecedores. ROSS STEPHEN

Para Gitman (1987), a administração de capital de giro esta ligada a administração das contas circulantes da empresa, incluindo ativos e passivos circulantes. A administração de capital de giro é um dos pontos importantes da administração financeira, já que os ativos circulantes representam cerca de 50% do ativo total, e perto de 30% dos financiamentos totais é representado pelo passivo circulante nas empresas industriais.

A presença de ativos correntes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com