TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aqucimento Solar

Artigo: Aqucimento Solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 HIDROSTÁTICA 2

1.1 Cálculo de pressão 2

2 CALORIMETRIA 3

2.1 Um pouco da história do Aquecedor Solar 3

2.2 Algumas Vantagens do Aquecedor Solar 3

2.3 Funcionamento do Aquecedor Solar 3

2.4 O coletor solar 4

2.5 O reservatório térmico 5

2.6 O sistema auxiliar de aquecimento 5

2.7 A energia solar e o meio ambiente 5

2.8 Conclusão 6

3 REFERÊNCIAS 6

1 HIDROSTÁTICA

Abaixo é demonstrada a representação da instalação de uma caixa d’água em uma residência em São Bernardo do Campo – SP.

Figura 1 – Esquema da caixa d’água na residência

Fonte: Dados dos Autores

1.1 Cálculo de Pressão

Para calcular a pressão no ponto P usamos os dados conhecidos e também o fornecido na figura 1:

água = 1000 KN/m3

Altura (h)= 7m

Logo, pela Lei de Stevin a pressão no ponto P será dada por:

PP= .h

Substituindo temos:

PP=(1000 KN/m3).( 7m)

PP=7000 N/m² 

2 CALORIMETRIA

A busca por alternativas limpas de energia é uma tendência atual devido a preocupação com o meio ambiente e o aquecimento global. Melhor ainda é poder fazer uso de uma energia limpa e ainda de baixo custo de implementação. É com essa proposta que vem o uso dos aquecedores solares, uma solução de excelente custo-benefício para o aquecimento da água para diversas aplicações.

2.1 Um pouco da história do Aquecedor Solar

As primeiras ideias de aquecedor solar foram documentadas pelo suíço Horace de Saussure, que fez experiências simples com caixas isoladas termicamente.

Posteriormente, foi o americano Clarence Kemp patenteou a ideia de uma caixa de cobre com isolamento térmico de vidro- mas o problema é que este modelo perdia muito calor a noite. Então o também americano Willian Bailey criou e patenteou um modelo de aquecedor que muito se assemelha com o usado até hoje em todo o mundo.

Evidentemente que com o passar do tempo e a crescente tecnologia e o aprimoramento no uso e desenvolvimento de diversos materiais, o aquecedor solar ficou cada vez mais eficiente e também mais barato.

No Brasil eles sugiram nos anos 70, mas começaram a tornar-se mais competitivos e com qualidade a partir dos anos 80 quando começaram a ser feito testes e publicadas as primeiras normas técnicas sobre esses aparelhos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).Daí então a partir dos anos 90 o que se viu foi uma crescente busca por uma melhor qualidade e fabricação profissional do aquecedor solar.

2.2 Algumas Vantagens do Aquecedor Solar

Com o uso de aquecedores é possível economizar até 90% da energia que se gasta com aquecimento de água mensalmente. O retorno do valor investido para instalação do aquecedor solar se dá em aproximadamente entre 18 e 36 meses.

Além disso, é possível ter muito mais conforto no banho pois, nos chuveiros com aquecimento elétrico, só é possível ter água bem quente se a vazão de água for diminuída. Com o aquecedor solar já não se tem esse problema: é possível regular a vazão desejada sem ter alteração na temperatura, com a água sempre quente.

É possível também ter o imóvel mais valorizado e seguro, já que com a instalação desse sistema, no caso de racionamento ou interrupção temporária do fornecimento de energia elétrica, mesmo assim o morador terá água quente em sua casa.

2.3 Funcionamento do Aquecedor Solar

O funcionamento do aquecedor solar se dá basicamente por um sistema composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (Boiler) e sistema auxiliar de aquecimento (opcional), como é demonstrado na figura 2.

Figura 2: Funcionamento e componentes do sistema de aquecimento solar

Fonte: Soletrol

2.4 O coletor solar

O coletor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com