TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Novas Tecnologias incorporadas no fazer Profissional do Assistente Social

Por:   •  29/5/2017  •  Seminário  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  1.104 Visualizações

Página 1 de 2

As Novas Tecnologias incorporadas no fazer Profissional do Assistente Social- Uma ferramenta de Sucesso

A medida que as tecnologias se inovam constantemente, a sociedade se transforma, buscando se adequar ao meio social/virtual. Uma das principais ferramentas da tecnologia em uso primordial é a internet, mais precisamente as redes sociais presente frequentemente no cotidiano das pessoas, como forma de comunicação, interação, entretenimento e busca de informações. Podemos destacar, que a internet contribui de várias formas na vida das pessoas.

No tocante ao uso das novas tecnologias como ferramenta de trabalho do assistente social, irá facilitar e contribuir a suas habilidades, competências e métodos, como também no uso de suas atribuições relacionados a comunicação, intervenção e aperfeiçoamento aos serviços prestados a sociedade no seu fazer profissional. Vários são os benefícios da tecnologia para o cotidiano do profissional, como a utilização do banco de dados, softwares para cruzar dados sociais, contato externos e acesso a informações.  

 Com os avanços da tecnologia, é de suma importância aderir a esta ferramenta, não devido ao modernismo, mas sim a facilidade de interação/contato entre profissional e usuários, por se tratar de uma experiência rica, já que o ambiente virtual é rápido, acessível, e inúmeras pessoas usufruem. Uma metodologia que vem a ser inovadora na área, tratada de forma organizada e possível de ser avaliada, contribuindo aos processos de intervenções e conhecendo de perto a realidade e riscos dos usuários, buscando meios que venha a intervir tal demanda.

As intervenções podem ser dadas como :criação de grupos com discussões de temas distintos, organizações de eventos, reuniões, construção de ações e projetos socioassistenciais com  público alvo, criação de Blogs, mostrando aos usuários a importância de seus direitos , que na maioria das vezes são negados, e eles não sabem ou não conhecem seus direitos, atendimentos individuais (caso o usuário usufrua da internet),hoje em dia já acontece atendimentos clínicos e terapêuticos online, e  seria mais um instrumento de trabalho que irá contribuir e facilitar  o  trabalho do assistente social nos seus serviços prestados a comunidade, bem como, na troca de informações em redes de atendimento.

Alguns profissionais da área de serviço social ou da área de conhecimento, ainda não conhecem ou não sabem da dimensão de alcance dessas tecnologias, como , seus prós e contras, a mesma surge para agilizar o trabalho do profissional, que deve apropriar-se dela , e não abrir mão de usa-la com consciência, ética e critica.

REFERÊNCIAS

http://servicosocialsociedadeatual.blogspot.com.br/2012/05/o-servico-social-e-as-novas-tecnologias.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com