TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Raízes dos Movimentos Sociais no Brasil

Por:   •  25/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.981 Palavras (12 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO        3

2-DESENVOLVIMENTO        4

3-CONCLUSÃO        11

4-REFERÊNCIAS        12



  1. 1-INTRODUÇÃO

De 1988 aos dias atuais, podemos observar uma serie de movimentos pela efetivação de direitos existentes e pela conquista de novos direitos, pois vivemos sob uma constituição que privilegia os direitos humanos sobre a ação do Estado, e os movimentos sociais devem ser instrumentos para o questionamento das muitas desigualdades existentes no País. Em 1990, o Brasil se encontrava no auge do neoliberalismo, que tinha como influencia direta Ronald Reagar e Margareth Thatcher que foi tido como berço das lutas contra os governos FHC, do sucateamento de todos os aparelhos estatais, das provatórias, do desrespeito aos trabalhadores e as trabalhadoras do Brasil e de todos os traços básicos de um governo que não dialogava com os movimentos sociais, pois estava ao lado das elites brasileiras e internacionais em nome do capital privado, sem levar em consideração o povo que vivia a margem da democracia então vivida.

No Brasil cada movimento social possui uma forte tendência ao marxismo quando vinculado ao espaço urbano e rural. No urbano a luta por mais creches, escolas publicas e mordias, por melhoria na saúde e no saneamento básico. Já na zona rural expressa-se pelos movimentos dos boias-frias, de posseiros, dos sem-terra, arrendatários e pequenos proprietários, no qual cada um expressa sua reivindicação, todos demonstram suas inquietações pelas contradições econômicas e sociais na sociedade brasileira.


  1. 2-DESENVOLVIMENTO

- raízes dos movimentos sociais no Brasil

Os movimentos sociais fazem parte da historia de todos os povos eles trazem para o conjunto da sociedade uma nova noção de cidadania e participação popular, é o movimento de multidões que questionam as instituições publicas e privadas. Cada movimento social traz uma reivindicação especifica no entanto todos destacam as contradições econômica e sociais presentes na sociedade e lutam pela valorização dos direitos humanos. Movimento social é uma ação de um grupo organizado com o objetivo de alcançar mudanças sociais por meio de um embate politico, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto especifico permeado por tensões sociais.

No inicio do século xx os movimentos sociais eram mais ligados a área rura,l pois a maioria da população vivia no meio rural essas lutas tinham como objetivo a conquista do poder; são exemplos clássicos a balaiada e a sabinada.

No final da década de 1970 e início da década de 1980, os movimentos de maior visibilidade no cenário nacional foram os movimentos populares urbanos, articulados por grupos de oposição ao regime militar, dentre eles, os movimentos estudantis, o movimento operário, o movimento pelas diretas já, etc. era um momento muito turbulento após a introdução da AI 5(ato institucional numero cinco)era um momento de repressão militar onde os militares combatiam com o exilio,  tortura , censura, e perda de direitos ou seja eles controlavam a população dessa forma; assim o movimento exercia pressão organizada sobre os movimentos sociais e estudantis onde foi criada a CUT(central única de trabalhadores) ou seja o movimento operário organizado e também o movimento estudantil que decretaram mudanças sociais e por fim estabeleceram novos direito e garantias individuais, com a introdução da constituição federal.

  A partir dos anos noventa houve uma mudança no cenário dos movimentos social, que passaram a se organizar de forma diferente, passaram a ser mais estruturados com fóruns nacionais são exemplos: fórum nacional da luta pela moradia, fórum pela reforma agraria, movimento dos desempregados e etc. nesse momento houve a eclosão do movimento dos sem terra, dos sem teto e outros envolvendo a economia informal como o movimento dos perueiros. Eram movimentos estruturados para mostrar o descontentamento dessas classes. Então a partir de 1992 com o cenário de corrupção no campo politico houve um momento importante nesse cenário com o movimento fora Collor ou caras pintadas que conseguiu a deposição do presidente do seu cargo através de um processo legal amparado pela constituição federal. Em junho de 2013 ocorreu o maior movimento da historia do Brasil, mais de um milhão e meio de pessoas foram as ruas com movimentos organizados, estes foram apartidários, teve inicio com o movimento passe livre que pedia a revogação do aumento das tarifas de transporte depois questionou-se também os gastos com os estádios da copa, a partir dai esses movimentos tomaram grandes proporções foi oportunidade do povo para demonstrar o seu inconformismo, temas como vem pra rua, acorda brasil foram usados como chamadas para o movimento que foram organizados pelas redes sociais  sendo marcado assim por grande numero de pessoa devido o grande alcance das informações .

-As raizes históricas do surgimento das politicas sociais no Brasil

Não se pode precisar um período especifico do surgimento das primeiras identificações chamadas políticas sociais, visto que, como processo social, elas se originam na confluência dos movimentos de ascensão do capitalismo como a Revolução Industrial, das lutas de classe e do desenvolvimento da intervenção estatal. O estudo das políticas sociais, na área de Serviço Social, vem ampliando sua relevância na medida em que estas têm-se constituído como estratégias fundamentais de enfrentamento das manifestações da questão social na sociedade capitalista atual.

A origem das politicas sociais tem relação com movimentos de massa socialmente democratas e à formação dos estados-nação na Europa Ocidental do final do século XIX, porém sua generalização situa-se na transição do capitalismo concorrencial para o capitalismo monopolista, especialmente em sua fase tardia, após a Segunda Guerra Mundial.  O estudo das políticas sociais deve ser marcado pela necessidade de pensar as políticas sociais como “concessões ou conquistas”, na perspectiva marxista, a partir de uma ótica da totalidade. Dessa forma, as políticas sociais são entendidas como fruto da dinâmica social, da inter-relação entre os diversos atores, em seus diferentes espaços e a partir dos diversos interesses e relações de força.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (163.3 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com