TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As contribuições do serviço social para a realidade escolar do Brasil

Por:   •  27/4/2015  •  Monografia  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 4

A escola vem e tem sido desafiada todos os dias com os conhecimento por ela aplicado sendo no contexto da mesma ou social. Assim podemos concretizar que é de suma importância que a escola busque conhecer a realidade social dos alunos, separando o dia-dia familiar. A escola representa uma instituição onde se deve ser elaborada o conhecimento e seus valores sociais, onde esses valores possam preparar esses indivíduos (aluno) para a vida em sociedade, nessa perspectiva da se a importância de se trabalhar com os alunos e sua família.Para que se possa estar desempenhando um papel político ela tem que desenvolver o senso critico do aluno, estando dentro da realidade do sujeito onde possa respeitar a realidade social, cultural e econômica dos alunos, e assim proporcionar a participação de sua família junto a eles no se processo de aprendizagem.

Entra então a inserção do serviço social na escola, onde põem ações que torne a educação como pratica de inclusão social, assim o serviço social e a escola, trabalhem juntos em um todo onde tornem conscientes e sujeitos de sua própria historia. O interessante nisso tudo é que o assistente social não ira desenvolver ações igual ao profissional da área da educação. Seu papel será de subsidiar, auxiliar a escola e demais profissionais, no enfrentamento de questões que entregam a pauta da formação do assistente social, onde por sua vez a escola não sabe como intervir. No entanto o serviço social trabalha no sentido educativo de revolucionar consciências onde trabalha as relações interpessoais e grupos, assim podemos ver que o papal do assistente social dentro desse contexto da se em atuações em equipe interdisciplinares. Vinculadas as distintas formações profissionais, assim podemos ter uma visão mais clara em diferenciar, ou melhor, separar o trabalho dos profissionais em torno do mesmo processo sociais.

A questão social por sua vez vem sendo o desemprego, subdesemprego trabalho infantil, baixa renda, fome, desnutrição, problemas de saúde, habitações inadequadas, drogas, pais negligentes, pobreza entre outras questões sociais. E por isso que há a demanda da inserção de um profissional do serviço social é tão posta é grande assim, assim podemos ver como o assistente social desempenha seu papel em funções educativas, organizativas sobre as classes trabalhadoras e não poderia ser diferente na escola também, seu papel incide no modo de viver e de pensar da comunidade escolar, nas situações vivenciadas junto à escola no cotidiano com esses alunos trabalhando seu caráter político educativo e exercendo sua ética profissional , assim podendo trabalhar a questão do dialogo com os usuários.

O conselho federal de serviço social aponta que no livro “serviço social na educação” revelam através de uma estatística que cerca de 36 milhoes de pessoas vivem abaixo da linha de pobleza absoluta, que nosso pais ocupa o ultimo lugar nos relatórios da ONU, isso representa aproximadamente que 60% de alunos da região do Brasil, iniciam os estudos e não chegam a concluir o ensino fundamental , assim a perspectiva e de incluir esses mesmo na sociedade em que vivem. Segundo Almeida (2000), as demandas do setor educacional, no que se refere a ação ao fazer o profissional do Serviço Social,Recaem em diversas situações , então assim tende a se trabalhar com crianças e adolescentes, assim a família contribui em participar de algumas dessas ações Sócio- educativo, podendo saber a respeito de seus filhos na escola os enfrentamentos e os problemas relacionados, assim entra as ações do profissional de Serviço Social que esta bastante ligado com o profissional.

Alguns problemas sociais a serem combatidos pelo profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com