TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL PARA A REALIDADE ESCOLAR

Por:   •  6/4/2017  •  Monografia  •  12.734 Palavras (51 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 51

O SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL PARA A REALIDADE ESCOLAR

RESUMO

A pesquisa relatada neste trabalho teve como objetivo compreender o papel do serviço social na área da educação e identificar políticas públicas que contribuem para a efetivação de direitos. A pesquisa aborda a importância e o histórico das políticas educacionais que percorreram a sociedade brasileira, identifica as políticas públicas implantadas na área da educação e pontua a contribuição do assistente social como um agente ativo no meio escolar. A pesquisa promove a interação entre o serviço social e a educação, sobretudo na realidade escolar, a fim de demonstrar a necessidade de ambos. Portanto, unidos, a educação e o serviço social contribuem para melhor capacitação e qualidade de vida do indivíduo.

PALAVRAS CHAVES: Serviço social, Políticas públicas e Educação.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .................................................................................................... 5

1 PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO .......................... 8

2 POLITICAS PÚBLICAS VOLTADAS A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA ...................................................................................................... 14

2.1. HISTÓRICO EDUCACIONAL E POLITICAS PÚBLICAS NO BRASIL ......... 16

2.2 POLÍTICAS QUE RESPALDAM O SERVIÇO SOCIAL ................................. 31

3 ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR DENTRO DA PERSPECTIVA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ...... 34

CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................ 42

REFERÊNCIAS .................................................................................................... 45

INTRODUÇÃO

A educação é um processo que visa capacitar o indivíduo a agir conscientemente diante de novas situações. No contexto escolar a educação possibilita ao cidadão meio e métodos de melhor aprimorar tal capacidade, conferindo ao mesmo, atitudes que contribuem para seu processo profissional, psíquico e social.

A partir desse contexto, compreendemos a importância da educação como um agente gerador de políticas públicas e educacionais em uma sociedade que anseia por uma comunidade melhor.

A partir deste preceito, compreendemos que a educação trata-se de um direito de todos os cidadãos. Sua interação com o indivíduo sugere a ele mudanças de vida que visam melhores oportunidades, e em conseqüência, melhor qualidade de vida.

Tendo a educação meta igualitária a todos, é fato que encontramos em nossa sociedade diferenças social, principalmente no âmbito educacional e escolar. Inúmeros são os motivos que constituem essa desigualdade, dentre elas: escasso acesso do aluno à escola, péssimas estruturas escolares, o trabalho infantil impedindo a escolarização da criança e do adolescente, entre outros.

Contudo, reverter esse quadro e proporcionar o acesso a educação são temas essenciais para o desenvolvimento de políticas educacionais. Essas ações visam reduzir a diferença social e estimular a eficiência das escolas.

Atualmente, para o acesso a educação, se faz necessário a presença de sujeitos fundamentais para a concretização de uma educação melhor e eficaz. Para isso além dos sujeitos encontrados no âmbito escolar de forma direta, podemos citar a necessidade do trabalho desenvolvido pelo profissional de serviço social.

Portanto, a fim de compreender a realidade social no âmbito escolar, o tema dirigido neste trabalho trata-se do Serviço social na Educação: as contribuições do serviço social para a realidade escolar.

Portanto, pretende-se com esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) indicar a importância do serviço social, sobretudo no âmbito educacional.

Bem como nos primórdios, o povo suspira por uma sociedade igualitária a todos. A educação, portanto, tornou as pessoas capazes de proporcionar por meio dela meios de viver uma vida melhor.

Sabendo da importância do serviço social e da educação, falaremos das políticas públicas direcionadas a educação e a influência do serviço social dentro da comunidade escolar. Contudo, para melhor respondermos as perguntas propostas nesse trabalho foram definidos alguns objetivos. De início, se faz pertinente compreender o papel do serviço social na área da Educação identificando outras políticas públicas que contribuem para a efetivação de direito.

A fim de atingirmos o objetivo geral proposto nesse trabalho foram elencados alguns objetivos que norteiam a escolha de tal assunto. Portanto, discorrer sobre o papel do serviço social na área da educação; Discutir a Política Pública de Educação na sociedade brasileira aliando outras Políticas Públicas que respaldam o serviço social e Analisar a atuação do assistente social e sua contribuição no contexto escolar dentro da perspectiva da Política de Educação trata-se dos objetivos específicos que norteiam este trabalho.

O trabalho aqui apresentado aborda as políticas públicas voltadas à educação e inseri o profissional de serviço social no contexto identificando as contribuições de ambos na realidade escolar.

A educação trata-se de um bem inestimável ao ser humano, desta forma, tal tema foi escolhido devido à credibilidade do assistente social dentro da perspectiva educacional, sendo assim, este trabalho poderá atingir a todos os profissionais de serviço social e também pode contribuir ao sujeito escolar, uma vez que tal trabalho abordará as políticas públicas voltadas à educação de forma objetiva e sucinta.

A pesquisa foi construída por meio a realização de consultas de obras relativas ao assunto, e, posteriormente foi acrescida de seleção das mais importantes obras transformando-as em citações com decorrer do trabalho. Dentre as diversas formas de classificação de pesquisa, a utilizada para compor este trabalho foi à pesquisa bibliográfica, nela todo material recolhido foi submetido a uma triagem, a partir da qual foi possível estabelecer um plano de leitura através da formação de análise e interpretação das obras lidas.

A pesquisa desenvolveu-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (90 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (55.6 Kb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com