TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As vantagens de uma biblioteca de brinquedos em diferentes contextos

Seminário: As vantagens de uma biblioteca de brinquedos em diferentes contextos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Seminário  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

Com base nos apontamentos de Hypolitto (2001, p. 34), descreveremos abaixo os tipos existentes de Brinquedoteca:

1. Brinquedotecas escolar: organizadas num setor da escola com finalidade pedagógica ou centros de educação continuada;

2. Brinquedoteca comunitária: as mantenedoras geralmente são associações, prefeituras e organizações filantrópicas;

3. Brinquedotecas em Instituição de Atendimento Especial: local de atendimento a crianças com necessidades especiais e suas diversas modalidades – APAE e outras instituições que não possuem fins lucrativos.

4. Brinquedoteca em Instituições de Saúde: Hospitais, Consultórios Médicos, Clínicas, entre outras, objetivando amenizar as

situações traumáticas das crianças hospitalizadas ou em tratamento médico.

Beneficios da Brinquedoteca nos diversos contextos citados:

Brincar é uma realidade cotidiana da vida das crianças para que elas brinquem, é suficiente que não sejam impedidas de exercitar sua imagição. A imaginação é um instrumento que permite as cranças relacionarem com a realidade de um mundo que poucos conhecem, é a forma de expressar seus anceios suas reflexões, reconhecimento e descobrindo o mundo através do brincar, é brincando que elas aprendem a contruir, organizar, ordenar, recontruir e administrar seus pensamentos de forma simbólica, elas conseguem se espressar liberando suas fantasias a cerca da realidade do mundo dos adultos nas trocas de papeis imitando, trocando expêriencia em grupo , nas interacões ,elas se sentem livres e administram seus desejos ,liberam energias exercitam esforcam-se para agir e relacionar-se com o ambiente fisico e social, com os objetos a realidade que as cerca. Na área da saúde elas colaboram para auxiliar no tratamento dessas crianças fazendo com que os traumas e sofrimentos diminuem, a partir do momento em que elas brincam, são estimuladas e conseguem administrar o medo, a insegurança.Todas essas brinquedotecas tem por função, estimular o brincar da criança levando em consideração seu contexto e sua realidade, segundo cunha (2001,p/95) enfatiza que, pelo mundo a fora, diversos tipos de brinquedoteca tem surgido como resultado do esforço de proporcionar condições adequadas para que a criança brinquem bem, apesar das dificuldades que possam existir. Sobre a brinquedoteca hospitalar e nos vários segmentos da saúde, devem ser um espaço diferente alegre e um ambiente seguro convidativo, neste contexto tem por finalidade tornar o ambiente menos traumatizante favorecendo maiores condições para recuperação da saúde da criança, ranformando aspectos tristes em momentos alegres.

...

Baixar como  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »