TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO DIFERENTES CONTEXTOS

Por:   •  15/6/2019  •  Abstract  •  2.167 Palavras (9 Páginas)  •  2.961 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivo expor a experiência vivenciada no Centro de Artes Guido Viaro como estagiário de Artes Visuais. No que diz respeito à observação dos professores em sala de aula, pude concluir que o domínio de teoria e pratica é de suma importância para o desenvolvimento do plano de aula. Na parte prática e de aplicação do projeto percebi que nem sempre é possível seguir a risca o plano de aula, é preciso estar preparado e ter domínio do conteúdo para manter o foco no assunto e na atividade proposta.

1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

O Estágio Supervisionado – Observação e Prática: Diferentes Contextos foi realizado no Centro de Artes Guido Viaro, situada na Rua Francisco Mota Machado, número 490, no bairro Capão da Imbuia, CEP 82800-230, localizada na cidade de Curitiba, no estado do Paraná. O contato com a Instituição pode ser realizado através do telefone (41) 3267-3597 e do e-mail centrodeartesguidoviaro@gmail.com.

Site: http://centrodeartesguidoviaro.com.br/

O Centro de Artes Guido Viaro oferta atendimento no período matutino, vespertino e noturno com cursos voltados para: alunos, professores e comunidade.

A Instituição atende um numero amplo de alunos das mais diversas idades com cursos que contemplam as muitas linguagens das Artes Visuais como: fotografia, pintura, escultura, oficinas e outros.

O estágio foi realizado no período de 22 de abril de 2018 a 02 de maio de 2019.

2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

O Centro de Artes Guido Viaro tem como missão levar a arte e a cultura em suas diversas linguagens artísticas para a comunidade, como pintura em tela, desenho artístico, cerâmica, escultura, com o fim de proporcionar ao seu público a apropriação não só do fazer artístico, mas também da história da arte e de seu desdobramento com o decorrer do tempo. A visão dos professores desse espaço tem seu foco na difusão e desenvolvimento da arte na comunidade que circunda a instituição e capacitação de professores da rede pública e privada, para que tenham a oportunidade de conhecer a sua própria cultura e também de poder divulgá-la de forma ampla em outros contextos escolares.

O Centro de Artes Guido Viaro é um espaço privilegiado para experimentarmos nossa sensibilidade através de materiais diversos – argila, tinta, lápis, papel, madeira, pincel e etc. Desta forma o Centro de Artes Guido Viaro, tem como objetivo, além de levar a arte e a cultura, também trazer para os alunos e professores um espaço de criação e de liberdade da imaginação.

3. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

3.1 Caracterização estrutural:

As atividades realizadas no Centro de Artes Guido Viaro são: cursos de escultura, desenho artístico, cerâmica, pintura em tela e capacitação de professores. A instituição oferece esses cursos sem fins lucrativos para a comunidade e professores. O Centro de Artes Guido Viaro foi fundada em 22 de julho de 1886 por Antônio Mariano de Lima, considerado um desbravador das artes no Estado. Ao longo de seus 130 anos de história, passou por diversos endereços e colecionou também diferentes nomes, como Escola de Desenho e Pintura, Liceu de Artes e Ofícios do Paraná, Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná, Escola Profissional Feminina República Argentina, entre outros. já existe a dez anos, levando a oportunidade do fazer artístico em suas variadas formas e linguagens. É uma instituição nacional.

O Centro de Artes Guido Viaro, conta com uma estrutura aconchegante para seus alunos, existem cincos salas, cada uma para o curso determinado, com uma ótima iluminação, e sistema de ventilação, dois banheiros, um masculino e outro feminino. O ambiente sempre limpo e organizado. A ornamentação do local é feita com obras dos próprios alunos, levando assim, a uma sensação de uma exposição permanente das obras de artes existentes no local. Cada sala tem suas próprias ferramentas e os alunos são distribuídos por curso e a quantidade máxima por sala é de vinte alunos. A instituição oferece todo o material didático.

No Centro de Artes Guido, existe um espaço de convivência para os professores e os alunos. Intervalo entres os cursos, onde ocorrem momentos de descontração para um bate papo informal e troca de ideias. Ainda comporta uma biblioteca com vários livros de artes, à disposição dos alunos. Na parte externa conta com um jardim onde obras e esculturas maiores ficam em exposição permanente.

3.2 Caracterização dos profissionais que atuam na instituição:

Todos os professores que atuam no Centro de Artes Guido Viaro são formados em Artes Visuais, assim como os coordenadores do espaço, o senhor Marcelo Cabarrão, professor da disciplina de arte e mestre em Educação pela UFPR que atua como professor/ orientador de grupo de teatro e coordenador pedagógico e a senhora Sabrina Rosa Cadori, Diretora do Centro de Capacitação em Artes Guido Viaro, professora, mestre em educação, pesquisadora sobre história da educação e da arte.

As maiorias desses profissionais atuam em escolas formais como professores de Artes Visuais, outros atuam somente no Centro de Artes Guido Viaro.

Todos os profissionais da instituição prezam pelo bom andamento dos alunos em suas aulas e pelo seu bem estar. Os professores são bem simpáticos e lúdicos em suas aulas, levando os alunos e docentes que participam dos cursos a um olhar crítico não só sobre as Artes, mas também como as Artes influenciam a sociedade em que vivem. Prezam pela cultura existente na comunidade local dos alunos e o que eles trazem de experiência adquirida com o cotidiano.

Um dos pontos fortes no tratamento dos profissionais da instituição com os alunos são leva-los a perceber que eles podem que eles têm capacidade de serem criativos e poder desenvolver um trabalho artístico profissional futuramente.

3.3 Caracterização do público atendido pela instituição:

O número de pessoas atendidas na instituição é variado e depende da demanda e da capacidade de cada curso, seja para a comunidade ou formação de docentes. Atendendo os períodos matutino, vespertino e noturno em diversos horário. Os cursos são distribuídos de forma mista, sem separação de gênero ou idade dentro do segmento de aluno ou capacitação de professor.

Os alunos se mostram sempre interessados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com