TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos gerais do desenho técnico

Projeto de pesquisa: Aspectos gerais do desenho técnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

Introducão

Neste trabalho veremos as principais características do desenho técnico, quais são as formas de representação normas programas avançados de desenhos definições de escalas, tipos de linhas de um desenho interpretação e execução de um projeto.

Relatório 1 – Aspectos gerais do desenho técnico

Desde suas origens o homem utiliza desenhos para comunicação. As

primeiras representações que conhecemos são as pinturas em cavernas e rochas. Ao longo da história, a comunicação através do desenho, evoluiu, surgindo assim duas formas de desenho:

Desenho artístico que pretende comunicar ideias e sensações, estimulando a imaginação do espectador.

Desenho técnico – que tem por finalidade a representação dos objetos o mais próximo do possível, em formas e dimensões..

As vistas mais utilizadas para o desenho técnico são as vistas ortogonais, vistas isométricas.

A norma que serve como referencia para a maioria das normas individuais que todos os países devem usar como base é a ISO (International Organization for Standardization), e serve como base para elaborar também as normas aqui regidas e controladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Aqui relato alguns institutos de normas técnicas de outros países, todos baseados na norma ISO.

ASA = Americam Standart Association (Estados Unidos)

JIM = Japan International Norm (Japão)

DIN = Deutsche Indrustrie Normen (Alemanha)

JIM = Japan International Norm (Japão)

DIN = Deutsche Indrustrie Normen (Alemanha)

Principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico. Tem como objetivos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade. É normalizado pela ABNT 14699, que diz o seguinte:

“Esta Norma fixa as condições exigíveis de proporções e dimensões para representação gráfica de símbolos de tolerância geométrica em desenho técnico.”

NA norma ISO 128:1982 fala de 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. As linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível. São as linhas continua grossa, já a linha de contorno invisível é representada pela linha interrompida (Tracejada).

O uso do desenho em papel ainda não foi abolido, pois é necessário que o desenho em papel esteja disponível no local de execução do projeto, para que sejam feitas consultas rápidas, e para que não haja erros em sua execução. Devemos utilizar escalas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com