TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Associação Entre Carboidratos Da Dieta Habitual E Diabetes Mellitus Tipo 2: Evidências Epidemiológicas

Ensaios: Associação Entre Carboidratos Da Dieta Habitual E Diabetes Mellitus Tipo 2: Evidências Epidemiológicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  7.513 Palavras (31 Páginas)  •  943 Visualizações

Página 1 de 31

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

Print version ISSN 0004-2730

Arq Bras Endocrinol Metab vol.50 no.3 São Paulo June 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302006000300003 

REVISÃO

 

Associação entre carboidratos da dieta habitual e diabetes mellitus tipo 2: evidências epidemiológicas

 

Association between dietary carbohydrates and type 2 diabetes mellitus: epidemiological evidences

 

 

Daniela S. SartorelliI; Marly A. CardosoII

IDepartamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, SP 

IIDepartamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, SP

Endereço para correspondência

 

 

RESUMO

A prevalência do diabetes tem se elevado vertiginosamente e a dieta habitual é um dos principais fatores determinantes passíveis de modificação na prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT). Evidências sobre o papel da qualidade dos carboidratos da dieta no risco para o diabetes tipo 2 têm sido consideradas inconsistentes. O presente estudo de revisão da literatura analisa evidências epidemiológicas da associação entre a qualidade dos carboidratos da dieta habitual e risco de diabetes em adultos. Embora alguns estudos indiquem um efeito de risco de dietas com elevados teores de índice glicêmico e pobre em fibras para o diabetes, os resultados são controversos e há indícios de um efeito mediado pelo magnésio contido na casca dos grãos, enfatizando-se a relevância da analise d consumo de alimentos em detrimento de nutrientes isoladamente em investigações sobre dieta e risco para DCNT. As evidências sugerem que uma dieta rica em cereais integrais e vegetais, em detrimento do consumo de cereais refinados, sacarose e frutose, possa exercer um papel protetor para o diabetes. Entretanto, um maior número de ensaios clínicos aleatorizados são necessários para o estabelecimento das hipóteses causais e plausabilidade biológica.

Descritores: Consumo alimentar; Carboidratos; Índice glicêmico; Fibra dietética; Epidemiologia do diabetes

ABSTRACT

The prevalence of type 2 diabetes has been escalating throughout the world and usual food consumption is regarded as one of the most important environmental determinants for chronic diseases. Thus, the role of type and quality of carbohydrates on the etiology of type 2 diabetes is still poorly understood. The present review discusses the available epidemiological evidence regarding the effect of the type and source of carbohydrate of the usual diet and the risk of type 2 diabetes in adults. Although epidemiological investigations support the hypothesis for a potential risk effect of high glycemic index and low fiber content diets for diabetes, the results are controversial and the benefit may be related to the magnesium content of the structure of the grains, suggesting the relevance of taking into account the food sources instead of nutrients on investigations of diet and risk of chronic diseases. The available evidence suggests that eating a diet rich in whole grain cereals and vegetables and low in refined grains, sucrose and fructose contents is beneficial in the prevention of diabetes. Thus, more clinical trials are required to support the associations and establish biologically plausible pathways.

Keywords: Food consumption; Carbohydrates; Glycemic index; Dietary fiber; Diabetes epidemiology

 

 

EM MUITOS PAÍSES DO MUNDO a prevalência do diabetes mellitus tipo 2 (DM) tem se elevado vertiginosamente e espera-se um incremento ainda maior. Nos países em desenvolvimento há uma tendência de aumento na freqüência em todas as faixas etárias, especialmente nas mais jovens, cujo impacto negativo sobre a qualidade de vida e a carga da doença aos sistemas de saúde é imensurável (1).

De acordo com relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre dieta, nutrição e prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT), o consumo alimentar habitual constitui um dos principais fatores determinantes passíveis de modificação para DCNT (2). Embora as evidências epidemiológicas demonstrem um potencial efeito protetor do elevado consumo de fibras e teores reduzidos de índice glicêmico da dieta habitual para o diabetes (2), a influência da qualidade dos carboidratos na etiologia dos distúrbios do metabolismo da glicose ainda é pouco compreendida (3). Conforme a Associação Americana de Diabetes (ADA), as evidências de uma relação causal do índice glicêmico e carga glicêmica da dieta em relação à prevenção do diabetes são inconsistentes, sendo necessário maior número de investigações científicas, em especial ensaios clínicos aleatorizados (4).

A presente revisão da literatura discute as evidências epidemiológicas da associação entre a qualidade dos carboidratos da dieta, diabetes e doenças associadas.

Para a seleção dos artigos adotou-se as bases de dados do Medlars Online (MEDLINE) e Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS) com as palavras-chave em inglês no resumo: "diet", "food consumption", "carbohydrates", "fiber", "glycemic index", "glycemic load", "fructose", "sucrose", "lactose", "grains", "cereals" associadas aos termos "prevention" e "diabetes". Foram incluídos os estudos epidemiológicos (retrospectivos ou prospectivos) sobre a quantidade e/ou qualidade dos carboidratos e risco de diabetes tipo 2 conduzido em adultos publicados no período entre janeiro de 2004 a maio de 2005. Dada a escassez de estudos epidemiológicos abordando esta temática, estudos transversais que investigaram a associação do consumo com a ocorrência da doença também foram considerados no presente artigo de revisão.

Resposta glicêmica pós-prandial: o papel da qualidade dos carboidratos da dieta

O conceito do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com