TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Trabalho Universitário: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  1.044 Visualizações

Página 1 de 4

1) Forneça a definição dos termos a seguir e dê dois exemplos de:

a) Matéria b) Energia

c) Transformação Física d) Mistura homogênea

e) Mistura heterogênea f) fase

g) solução h) substância pura simples

i) substância pura composta j) Solvente

k) Solvente ‘l) Soluto

a- Matéria é qualquer substância que ocupa lugar no espaço. Do latim, materia (substância física), é qualquer coisa que possui massa. É tudo que tem volume, podendo se apresentar no estado sólido, líquido ou gasoso.

b- Em geral o conceito e uso da palavra energia se refere "ao potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação". A palavra é usada em vários contextos diferentes. O uso científico tem um significado bem definido e preciso enquanto muitos outros não são tão específicos.

c- As transformações físicas são aquelas que ocorrem sem que se formem novas substâncias. Os seja, as substâncias continuam a ser as mesmas, poderão apenas estar mais divididas, por exemplo, ou mudarem de estado físico.

d- As misturas homogêneas são aquelas em que não são possíveis as distinções de fases (regiões visíveis da mistura onde se encontram os componentes), nem mesmo com um moderno microscópio eletrônico. Um grande exemplo é a água do mar: apesar da alta concentração de sais minerais, os mesmos não são distinguíveis em uma amostra.

e- Uma mistura heterogênea mistura heterogénea é aquela em que união de dois elementos resulta em uma mistura em que podemos reconhecer visualmente as duas substâncias e, na maioria das vezes, podemos manualmente separar soluto do solvente. Em outra definição, o solvente não consegue dissolver o soluto.Por podermos ver as duas substâncias, essa mistura não resulta em uma solução.

f- Fases são as diferentes porções homogêneas, limitadas por superfícies de separação, que constituem um sistema heterogêneo.

G -Solução é todo sistema no qual uma substância se distribui sob a forma de pequenas partículas, uniformemente sobre outra substância.

h- Substancia pura é uma substancia formada por moleculas iguais entre si. Substâncias Simples são aquelas formadas por átomos de um mesmo elemento. O oxigênio, o hidrogênio e o cloro são exemplos de substâncias simples.

I - Substâncias Compostas são um conjunto de substâncias em cuja formula química apresenta mais do que um elemento na formula química(heteronuclear).

j- A palavra solvente significa substância capaz de dissolver coisas e inalantes, é toda substância que pode ser inalada, isto é, introduzida no organismo através da aspiração pelo nariz ou boca. Via de regra todo o solvente é uma substância altamente volátil, isto é, se evapora muito facilmente sendo daí que podem ser facilmente inaladas. Outra característica dos solventes ou inalantes é que muitos dele (mas não todos) são inflamáveis, isto é, pegam fogo facilmente. Substância que dissolve o soluto.

L - Soluto é a substância dissolvida no solvente. Em geral, está em menor quantidade na solução.

7) Uma pedra tem 52 g e volume igual a 20 cm3. Determine a densidade em kg/m3.

Primeiramente vamos transformar as unidades :

52g = 0,052 kg

20 cm3 = 0,02 m3

D = m / v

D = 0,052kg / 0,02m3

D= 2,6 kg/m3

18) Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão:

Preveja o estado físico de cada substância a (isso não é uma questão alternativa!):

a) 50°C

b) -50°C

c) 250°C

d) -500°C

e) 1000°C

24) Sugira um método de separação em seus dois componentes para cada uma das seguintes misturas:

a)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com