TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Dissertações: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  1.850 Palavras (8 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Ciências Contábeis

8ª Série Contabilidade Avançada II

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional. AUTORIA: Antonio Fernando Coelho Faculdade Anhanguera de Bauru

.

Ciências Contábeis - 8ª Série - Contabilidade Avançada II

Antonio Fernando Coelho

Pág. 2 de 6

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.

 Desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão.  Exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo as noções das atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante à sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania.  Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais.

Produção Acadêmica  Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1 á 4,  Apresentação final em Power Point.

Participação Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de até 5 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

Padronização O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:  em papel branco, formato A4;  com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;  fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;  espaçamento de 1,5 entre linhas;  se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;  com capa, contendo:  nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;  nome e RA de cada participante;  título da atividade;  nome do professor da disciplina;  cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Anhanguera. Disponível em: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>

Ciências Contábeis - 8ª Série - Contabilidade Avançada II

Antonio Fernando Coelho

Pág. 3 de 6

DESAFIO

A equipe deverá resolver um Estudo de Caso e apresentar em forma de relatório quais os pontos positivos e negativos para um processo de reestruturação societária de duas empresas do segmento alimentício: a Rasip Agro Pastoril S.A. e a Excelsior Alimentos S.A.. Para tanto, estudará as demonstrações financeiras das duas empresas, disponíveis nos links indicados no Passo 3 da Etapa 1 e desenvolverá os passos mencionados nesta ATPS. O desenvolvimento e conclusão deste desafio são importantes para alicerçar conhecimentos avançados sobre participações entre empresas e os efeitos decorrentes dos eventos envolvendo partes relacionadas.

Objetivo do desafio

 Relatório de um Estudo de Caso.

ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas )

 Aula-tema: Avaliação de investimentos em participações societárias. Esta atividade é importante para que você pratique quais efeitos contábeis ocorrem quando uma empresa investe em outra empresa. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS Passo 1 (Aluno) Escolher algumas obras na biblioteca de sua unidade que contenham capítulo(s) ou estudo(s) dirigido(s) ao tema “Avaliação de Investimentos em Participações Societárias” e realize atenta leitura sobre o assunto. Os livros indicados na bibliografia básica ou complementar dos Planos de Ensino e Aprendizagem da disciplina também são excelentes escolhas.

Passo 2 (Equipe) Acessar a Parte 1 do Estudo de Caso da possível aquisição de ações entre as empresas Rasip Agro Pastoril S.A. e a Excelsior Alimentos S.A., disponível em https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9r14r4nyLDp NGY5MDQzN2QtOTE0ZS00MzY4LTk1NDEtN2M4OTZmZGZhMGJl&hl=pt_PT>. Acesso em: 29 abr. 2013. Estudem o caso para que sua equipe possa desenvolver, na sequência, o Passo 3 desta Etapa.

Passo 3 (Equipe) Elaborar o novo balanço patrimonial e a nova demonstração de resultado da empresa Rasip Agro Pastoril S.A., face a operação de compra das ações da empresa Excelsior Alimentos S.A. Desenvolva essa tarefa somente para as demonstrações do exercício social do ano de 2010. Os relatórios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com