TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Artigo: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  2.739 Palavras (11 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 11

Técnicas para estimular a criatividade

Índice

Introdução

1. Técnica 7 x 7

2. Técnica das comparações e metáforas

3. Técnica de associação de ideias

4. Técnica da inversão dos pressupostos

5. Técnica da listagem de atributos

6. Técnica de Brainstorming

7. Técnica de Brainwriting

8. Técnica de intuição consciente

9. Técnica de Delphi

10. Técnica da descontinuidade

11. Técnica dos desenhos

12. Técnica da divagação

13. Técnica da relação forçada

14. Técnica da Gordon/Little

15. Técnica das opiniões externas

16. Técnica dos dois hemisférios cerebrais

17. Intuição inconsciente

18. Técnica do mapa mental

19. Técnica da construção de cenários

20. Técnica dos seis chapéus

Introdução

TOPO ^

A criatividade é uma qualificação e não apenas um talento inato. Apesar de umas pessoas serem mais criativas do que outras, todos podemos tornar-nos pensadores criativos com algum treino. E esta é cada vez mais uma qualificação essencial em qualquer currículo. Já não é suficiente ter poucas pessoas criativas numa organização; há que ter uma organização de pessoas criativas.

Acima de tudo, é essencial uma cultura organizacional que incentive a criatividade e, para isso, há que ensinar as pessoas a utilizar as suas capacidades, recompensar a criatividade e usar técnicas de geração de ideias em grupo. Ensinar as pessoas a serem criativas implica a utilização, na prática, de diversas técnicas, como as apresentadas em seguida.

1. Técnica 7 x 7

TOPO ^

Esta técnica parte de um grande número de ideias sobre um determinado objectivo, geradas de forma não estruturada e reunidas num papel. Depois de recolhidas as ideias, resta defini-las e ordená-las, num processo que se divide em nove fases:

• 1º - Combinar as ideias similares.

• 2º - Excluir as ideias inúteis ou impraticáveis.

• 3º - Alterar as ideias, fazendo as combinações que achar relevantes.

• 4º - Pôr de parte as ideias não adequadas no momento, mesmo que sejam relevantes para o objectivo.

• 5º - Rever as ideias já ordenadas, para ver se geram outras.

• 6º - Separar as ideias em sete grupos, com base na sua semelhança ou relacionamento.

• 7º - Ordenar as ideias principais, por ordem decrescente de utilidade ou de importância, e colocá-las em sete linhas de uma matriz.

• 8º - Atribuir um título a cada uma das sete colunas que reflicta a ideia principal.

• 9º - Ordenar as colunas, colocando a mais importante ou mais urgente à esquerda.

2. Técnica das comparações e metáforas

TOPO ^

Centre-se no problema e estabeleça uma comparação com algo que tenha semelhanças. Por exemplo, uma empresa decidiu produzir batatas fritas embaladas cujo pacote não ocupasse muito espaço nas prateleiras. Porém, se fosse retirado o ar do interior dos pacotes, as batatas ficariam desfeitas. A solução foi encontrada numa analogia: a empresa imaginou que as batatas eram folhas de árvores, que não podem ser comprimidas quando estão secas, porque se partem. Porém, é possível fazê-lo enquanto ainda têm alguma humidade. Foi então que o produtor teve a ideia de molhar batatas fritas com pouca humidade em água e comprimi-las até à forma pretendida. Resultado: as famosas Pringles.

3. Técnica de associação de ideias

TOPO ^

Permitir que a mente faça associações livres de palavras, conceitos e objectos pode gerar rasgos de criatividade. Recentemente, a marca de sopas Campbell utilizou esta técnica para desenvolver uma nova linha de produtos. Começou com a palavra "manusear".

Surgiram associações com as palavras "utensílio" e "garfo". Houve quem fizesse piadas sobre comer a sopa com um garfo e quem reflectisse sobre o facto de isso só ser possível se a sopa instantânea tivesse grandes pedaços de vegetais ou de carne. Foi assim que surgiram as sopas com pedaços Campbell's Chunky.

4. Técnica da inversão dos pressupostos

TOPO ^

Ao termos uma imagem invertida dos pressupostos mais básicos, encontramos novas abordagens para os problemas. Apesar de não ser uma técnica que dê uma resposta definitiva, ajuda a chegar até ela. Imagine que vai deixar de prestar um bom serviço aos clientes. O que acontecerá? Deixará de ter necessidade de empregar pessoal tão qualificado, terá menos custos de formação do pessoal, as rupturas de stocks deixarão de ser relevantes e não terá necessidade de personalizar o correio para os clientes. Irá certamente reduzir os seus custos, porém, os clientes também exigirão preços muito mais baixos. A estratégia de redução progressiva dos preços em resposta a uma redução da qualidade do serviço fez algum sucesso em diversas empresas.

5. Técnica da listagem de atributos

TOPO ^

A listagem de atributos obriga-nos a analisar aspectos que normalmente passam despercebidos. Pense: quais são os atributos de uma escova de dentes? É de plástico, tem uma escova numa das extremidades para lavar os dentes e um cabo para a segurar. É muito fácil identificar os elementos principais de um produto ou de um problema e, depois de analisar cuidadosamente cada um deles, basta descobrir novas formas de os melhorar. No caso da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com