TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Artigos Científicos: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 1

Passo 1- Pesquisa a respeito dos parâmetros curriculares nacionais para o ensino de ciências.

O ensino de Ciências Naturais, ao longo de sua curta história na escola fundamental, tem se orientado por diferentes tendências, que ainda hoje se expressam nas salas de aula. Ainda que resumidamente, vale a pena reunir fatos e diagnósticos que não perdem sua importância como parte de um processo.

As idéias básicas contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais em Ciências refletem muito mais do que uma mera mudança de conteúdos, uma mudança de filosofia de ensino e de aprendizagem, como não poderia deixar de ser. Apontam para a necessidade de mudanças urgentes não só no que ensinar, mas, principalmente, no como ensinar e avaliar e no como organizar as situações de ensino e de aprendizagem.

A importância das atividades investigativas e das interações discursivas em sala de aula no ensino de Ciências no nível fundamental podem ser entendidas como situações em que o aluno aprende ao envolver-se progressivamente com as manifestações dos fenômenos naturais, fazendo conjeturas, experimentando, errando, interagindo com colegas, com os professores, expondo seus pontos de vista, suas suposições, e confrontando-os com outros e com os resultados experimentais para testar sua pertinência e validade. Esses processos de ensino aprendizagem têm no início da escolarização uma importância ainda maior, pois auxiliam os alunos a atingir níveis mais elevados de cognição, o que facilita a aprendizagem de conceitos científicos.

Tendo em vista as dificuldades encontradas pelos alunos para aprenderem os conceitos científicos no ensino de Ciências o PCN tem discutido e apontado em seus estudos alternativas metodológicas para a melhoria da qualidade deste ensino. A maior parte do tempo dedicado às aulas laboratoriais é utilizada para manipulação de aparatos e realização de medições, aspectos que contribuem muito pouco para inter-relacionamento da teoria com a experiência. Essa orientação, na qual o comportamento mecânico do aluno é requerido nas primeiras etapas do processo e o envolvimento cognitivo só advém na parte final da atividade, retrata a ênfase dada pelos professores aos objetivos relacionados apenas à aquisição de conhecimento mecânico em detrimento de objetivos que levem à compreensão da natureza da Ciência ou ao desenvolvimento de atitudes.

O ensino de Ciências Naturais é relativamente recente na escola fundamental, e tem sido praticado como a mera transmissão de informações, usando apenas o livro didático e a lousa.

Antes de 1961 o ensino de Ciências era não obrigatório e extra-oficial e era feito nas duas últimas séries do antigo ginásio por um professor que apenas era um transmissor de informações produzidas pela Ciência, de uma maneira neutra. A partir de 1961, com a promulgação da LDB, passam a ensinar Ciência em todas as séries do ginásio. Mas apenas em 1971 isso passa a ter caráter oficial.

A preocupação em desenvolver atividades práticas começa a aparecer de maneira marcante. O aluno começa, então a vivenciar o Método Científico. Mas, aparece, então, a confusão de alguns professores que identificam metodologia científica com metodologia do ensino de Ciências Naturais.

Inicia-se uma aproximação do ensino de Ciências Naturais ao ensino de Ciências Humanas e Sociais, reforçando a percepção da Ciência como construção humana e não como "verdade natural ". A História e Filosofia da Ciência torna-se importante no processo educacional pois, a partir dos conhecimentos das teorias do passado , pode ajudar o estudante a compreender as concepções do presente . O aprendizado da Ciência deve ser baseado na interação professor / natureza para uma compreensão do mundo, interpretando os fenômenos da natureza, a partir de uma postura investigativa e reflexiva. Grande parte do conhecimento científico é produzida sem uma finalidade prática. Os diferentes ramos das Ciências Naturais (Astronomia, Biologia, Física, Química e Geociências) estudam os fenômenos naturais, buscando a compreensão do Universo . Já, o objetivo da Tecnologia é a finalidad3e prática, mas hoje Ciência e Tecnologia se associam amplamente; modificando cada vez mais o mundo e o próprio ser humano. Por isso a divisão que se faz entre tecnologia e conhecimento científico são na maioria das vezes imprecisa. A Ciência Moderna amplia a relação entre Ciência e Tecnologia, mostrando o sucesso dessa parceria através dos resultados de produções coletivas, cujo objetivo é sempre buscar melhor qualidade de vida para o cidadão.

Apesar da importância, o ensino de Ciências Naturais tem sido conduzido de maneira desinteressante. Primeiro deve haver uma seleção criteriosa de conteúdos (não dá para ensinar todo o conjunto de conhecimentos científico acumulados de forma livre, sem interação com fenômenos naturais e tecnológicos). Isso deixa uma lacuna na formação do aluno. Devem-se utilizar métodos ativos: observações, experimentação, jogos, textos para que os alunos se interessem pelo conteúdo e superem abordagem fragmentada, buscando a interdisciplinaridade possível.

Sobre o currículo deve-se levar em conta não só o conhecimento científico, mas também o desenvolvimento cognitivo relacionando as experiências, a faixa etária, a identidade cultural e social do aluno . Deve-se escolher temas flexíveis que comportem curiosidades e dúvidas do aluno, organizar atividades interessantes. O professor deve: informar, apontar relações, questionar a classe, trazer exemplos, organizar trabalhos com vários materiais. Procedimentos: observação, experimentação elaboração de hipóteses e suposições, debates orais sobre suposições, estabelecimentos de relações entre fatos ou fenômenos, leitura e elaboração de textos informativos, confecção de desenhos, tabelas, observação, experimentação elaboração de hipóteses e suposições, debates orais sobre suposições, estabelecimentos de relações entre fatos ou fenômenos, leitura e elaboração de textos informativos, confecção de desenhos e tabelas.

Referenciados nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais são objetivos gerais de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental:

Passo 2 –anotar os apontamentos considerados relevantes ,após a leitura do material,para discussão e reflexão com a equipe.

Compreender a Ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade essencialmente humana;

• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com