TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Noções Autorais

Monografias: Atps De Noções Autorais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhaguera-Uniderp

Interativo Centro de Educação a Distância

Atividades Práticas Supervisionadas

Noções de Atividades Atuariais

RA e nome dos componentes

342478 - Alyne Cruz Barbosa da Cunha

330207 - Ana Paula Rodrigues Gama

327633 - Carla Vanessa de Aguiar Melo

346116 - Denis Glécio Rufino dos Santos

294086 - Ítalo Held Sousa Lima

291049 - Mário Elder Alves Carneiro Junior

Ciências Contábeis

Tutor Presencial – André Luis Marques de Sousa

Itapipoca-Ce, 02 de junho de 2014.

INTRODUÇÃO

Este trabalho procura reproduzir em linguagem acadêmica um detalhado estudo sobre as técnicas específicas de análises de riscos e expectativas principalmente na administração de seguros, fundos de investimentos.

NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

1. A origem do Seguro no Brasil

O Brasil começa a ser levado a sério com a vinda da Família Real, em 1808. Apenas a partir dai começa a haver uma preocupação com o desenvolvimento, entre eles: criação do Banco do Brasil, abertura dos portos ao comércio internacional, permissão para abertura de fábricas etc. Sob os auspícios dessa abertura econômica, foi criada, também em 1808, a primeira companhia seguradora, chamada Boa-Fé, cujas normas se regulavam pela Casa de Seguros de Lisboa e, em seguida, também na Bahia, foi autorizada a atividade da Companhia de Seguros Conceito Público.

No Rio de Janeiro, em 1810, foi permitido o funcionamento da identidade. Ambas voltadas para o comércio marítimo.

O primeiro sindicato dos corretores de seguros e o primeiro sindicato das seguradoras foram criados, respectivamente, em 1932 e em 1933, ambos no Rio de Janeiro. A profissão de corretor de seguros só foi regulamentada em 1964, pela lei n° 4.594.

2. Os elementos e definição de Seguro

Definição de Seguro segundo Althearn é entendido como “um plano ou dispositivo social que combina os riscos de indivíduos de um grupo, utilizando fundos contribuídos pelos membros desse grupo para pagar pelas perdas” (ALTHEARN,1981).

Quanto aos elementos de contrato de seguros, não existe propriamente um consenso sobre eles. Alvim evidencia em seu livro que Clovis Beviláqua enumerou os seguintes elementos: “o segurador, o segurado, o prêmio e o risco, isto é, o perigo possível que pode ocorrer ao objeto segurado”(ALVIM,1999). De acordo com Oliveira, percebemos uma expansão, pois os elementos são: o segurador, o segurado, o risco, prêmio e a apólice (OLIVEIRA, 2002).

3. Objetivo de se fazer um Seguro:

O seguro tem como objetivo protegê-lo do impacto financeiro que um determinado evento futuro certo, ou não, pode lhe causar perdas e danos. A este evento futuro, que pode prejudicar a sua situação financeira e para o qual você contrata seguro para se proteger, damos o nome de risco.

4. Co-Seguro, Resseguro, Retrocessão e Fraude

4.1 Co-Seguro

Operação que consiste na repartição de um mesmo risco, de um mesmo segurado, entre duas ou mais seguradora, podendo ser emitidas tantas apólices quantas forem as seguradoras ou uma única apólice, por uma das seguradoras.

4.2 Resseguro

Operação pela qual o segurador, com o intuito de diminuir sua responsabilidade na aceitação de um risco considerado excessivo ou perigoso, cede a outro segurador uma parte da responsabilidade e do prêmio recebido.

O resseguro é um tipo de pulverização em que o segurador transfere a outrem (ressegurador), total ou parcialmente o risco assumido, sendo, em resumo um seguro do seguro. No Brasil, essa operação só pode ser feita com o IRB-Re. O ressegurador pode conceder comissões à seguradora cedente, ou retrocedente.

4.3 Retrocessão

Operação feita pelo ressegurador e que consiste na cessão de parte das responsabilidades, por ele aceitas, a outro(s) ressegurador(es) ou seguradoras(s), ou seja, trata-se da pulverização do risco proveniente de uma resseguradora. Em outras palavras: é o resseguro de um resseguro.

4.4 Fraude

Tentativa deliberada de um segurado em requisitar o pagamento de sinistro (total ou parcial), sem que as ocorrências previstas na apólice para tal requisição tenham acontecido. (M. Martin Boyer, Universidade de Montreal – Canadá).

5. Plano de Previdência Privada e diferenças entre VGBL e PGBL

5.1 Plano de Previdência Privada

Previdência privada é um investimento de longo prazo, seu objetivo é garantir renda mensal ao seu adquirente quando o mesmo desejar se aposentar. O adquirente deposita uma quantia mensal na qual foi acordada com a instituição financeira durante um longo período de tempo, nessa fase vem sendo feita a capitalização do recurso para futuramente vir o período de renda.

Os planos de previdência privada disponíveis são VGBL ( Vida gerador de beneficio livre) e o PGBL ( Plano gerador de beneficio livre).

A taxa de carregamento incide sobre as contribuições realizadas que tem uma variação de 0 a 3% (zero a três por cento), a taxa de administração é o curso da gestão dos ativos, incidindo sobre a rentabilidade total da aplicação com uma variação de 1,5% e 3% (um e meio por cento e três por cento), essa é a taxa com maior impacto dessa forma deve ser pesquisada a instituição financeira que tem o menor impacto a taxa de juros.

a) Renda temporária: consiste em uma renda mensalmente o benefício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com