TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estatística

Trabalho Escolar: Atps Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 9

2.0 ETAPA 1

2.1 Resumo Teórico - Aplicações dos conceitos de (CEP) na Indústria de Fundição do Norte Catarinense.

Uma indústria de fundição que produz blocos para veículos automotores, situada no Norte do Estado de Santa Catarina, fornece seus produtos a grandes nomes da indústria automotiva mundial, portanto, atua em um mercado bastante competitivo, onde a qualidade é um aspecto qualificador e também ganhador de pedidos.

Aplicando-se conceitos de controle estatístico de processo (CEP), por exemplo, em Produtos tidos como estratégicos pela empresa, é possível se identificar diretrizes que levem a uma maior qualidade a ser percebida por parte do cliente.

Um dos produtos considerados como estratégico, por já estar consolidado no mercado, sendo inclusive tradicional na fundição da empresa, é um determinado bloco de motor para caminhões a diesel. Um dos aspectos em que é medida sua qualidade é através de sua dureza, ou seja, de seu grau de resistência à tração, tendo como unidade de medida o Mega Pascal (Mpa).

O processo de avaliação da qualidade das unidades produzidas requer um teste

destrutivo do corpo de prova. O mesmo exige que o bloco seja cortado, para que se retire o(s) corpo(s) de prova que serão usinados e em seguida submetidos a um ensaio de tração com limite mínimo de especificação de 230 Mpa.

Devido a esta particularidade do processo de inspeção, a coleta de amostras se

dá de forma unitária. Outros aspectos que corroboram para que se adote este tipo de amostragem é o fato das grandes dimensões do bloco, o que dificulta seu manuseio, além do fato de que ele só pode ser submetido ao ensaio de tração após estar resfriado (variando entre 45 e 240 minutos após sua fundição, dependendo das condições locais de temperatura), o que inviabiliza uma inspeção antes que todo o lote seja produzido.

O processo de inspeção se dá sempre com o primeiro bloco do lote que é

produzido, se sua propriedade de dureza respeitar o valor crítico o lote é aceito, caso contrário segue-se um procedimento que admite a existência de problemas com o(s) corpo(s) de ensaio.

Os dados dos resultados dos testes de tração fornecidos pela empresa, foram

acessados através do Núcleo de Normalização e Qualimetria (NNQ) da Universidade

Federal de Santa Catarina (UFSC), os quais correspondem a ensaios de tração

realizados na linha de fundição, sempre que ocorreram produções, durante todo o ano

de 2004.

2.2 Conceitos e Aplicações de estatística.

Os conceitos estatísticos têm sido aplicados na maioria dos campos de conhecimento do homem, seus métodos são utilizados pra melhorias no desenvolvimento de controle de tráfego, aprimoramento de processos de gerenciamento na área governamental ou na iniciativa privada, tem sido também aplicada no desenvolvimento de equipamentos espaciais, na previsão de surtos epidêmicos etc. Na prática, a estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências. Na área médica, por exemplo, a estatística fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doença. A estatística permite identificar situações críticas e consequentemente, atuar em seu controle, desempenhando papel crucial no estudo da evolução e incidência de uma doença como a AIDS. Na área tecnológica, o advento da era espacial suscitou diversos problemas relacionados ao cálculo de posição de uma astronave, cuja solução depende fundamentalmente de conceitos e teorias estatísticas mais elaboradas, considerando que estas informações, como sinais de satélite, são recebidos de forma ruim incerta. Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, são um exemplo de aplicação da estatística no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ao qual a Escola Nacional de Estatísticas está vinculada, é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país, para este caso vemos claramente a importância da aplicação dos controles estatísticos, na obtenção de dados para suprir órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, e para outras instituições e o público em geral.

A estatística é a ferramenta que permite extrair dos dados informações para que as decisões sejam tomadas, de forma a minimizar os riscos possíveis. Podemos citar exemplos de típicas questões do dia a dia que levam a tomadas de decisão, qual a quantidade de soja a ser produzida no próximo ano? O acusado é culpado ou inocente? O fumo causa câncer? Pode determinado medicamento reduzir o risco de ataque cardíaco? A cotação do dólar deve aumentar na próxima semana? O crânio encontrado pelo arqueólogo é de um homem ou de uma mulher? Qual a localização exata de certo tumor cerebral? Qual será o preço do ouro no final deste ano? O uso do cinto de segurança realmente protege o motorista em caso de acidente? A produção industrial tem influência no aumento dos preços? A introdução de uma nova tecnologia diminui o custo de fabricação de certo produto? Qual a forma mais justa de se cobrar determinado imposto? Qual o melhor investimento a ser feito nas universidades públicas? Nenhuma dessas questões pode ser respondida de forma absolutamente precisa por quaisquer teorias existentes, portanto a estatística é a ferramenta que fornece dados para que a melhor decisão, ou a melhor resposta seja encontrada.

2.3 Estatística na área Administrativa

A estatística hoje está ramificada a administração de várias áreas, se tornando uma ferramenta indispensável no gerenciamento de muitas atividades.

Devido a globalização e as frequentes mudanças e avanços evolutivos da tecnologia, onde a informação ganha cada vez mais Status, a administração vem tendo novas barreiras a serem superadas. E a estatística vem sendo um diferencial na atualidade administrativa.

Hoje as aplicações da estatística se desenvolvem de tal forma que, praticamente todo o campo de estudo é beneficiado utilizando os métodos estatísticos. Através das técnicas de controle de qualidade os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com