TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estatística

Pesquisas Acadêmicas: Atps Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 3

Esta atividade é importante para o aluno aprender a construir tabelas de frequência e a organizar dados em gráficos. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1

Utilizar os dados coletados na etapa anterior e construir uma tabela, em Excel, contendo a frequência absoluta e a frequência relativa.

Café

Peso (gr) Freq. Absoluta (FA) Freq. Relativa (FR)

504 22 22%

505 0 0%

506 48 48%

507 0 0%

508 23 23%

509 0 0%

510 4 4%

511 1 1%

512 2 2%

Total 100 100%

Tabela de (FA) e (FR).

Passo 2 (Equipe)

Elaborar gráficos a partir da tabela criada no Passo 1, em Excel:

Gráfico de colunas utilizando a frequência absoluta.

b) um gráfico de setores utilizando a frequência relativa.

Passo 3 (Equipe)

As informações demonstradas na tabela representam os dados colhidos das amostras de 100 lotes de cafés, onde foram colhidas em gramas essas amostras. Como podem ser observadas, as amostras com peso de 506 gramas foram os que mais se repetiram, com 48 vezes como pode mostrar a freqüência absoluta e a que menos se repetiu foram as que tiveram pesos de 505, 507 e 509 gramas, com zero de freqüência. A freqüência relativa das amostras divididas pelo seu total equivale consecutivamente a 48% a maior e 0% a menor. Os gráficos das freqüências em estudo, mostram uma grande diferença das amostras em peso que se repetiram, dando a sua real porcentagem, como mostra a freqüência relativa

ETAPA 4

Esta atividade é importante para o aluno entender e calcular medidas de tendência central e Dispersão. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1

1 Pesquisar no acervo disponível na biblioteca do Polo Presencial, ou no livro texto da disciplina, capítulos sobre “Medidas de Tendência Central” e “Medidas de Dispersão”.

Medidas de Tendência Central

Uma Medida de Tendência Central é um valor que representa uma entrada típica, ou central, de um conjunto de dados. As três medidas de tendência central mais usada são a Média, Mediana e a Modal.

Média

A média de um conjunto de dados é a soma das entradas de dados dividida pelo número de entradas.

Fórmula: x=(∑▒x)/n

Mediana

A mediana de um conjunto de dados é o dado que fica no meio quando as entradas são colocadas em ordem crescente ou decrescente. Se o conjunto de dados tiver um numero par de entradas, a mediana será a média entre os dois pontos que estiverem no meio do conjunto.

Moda

A moda de um conjunto é aquela entrada com maior freqüência. Se nenhuma entrada é repetida, não há moda. Se duas entradas ocorrem com a mesma freqüência elevada, são chamados de bimodais.

Medidas de Dispersão (Variabilidade)

São medidas de posição que tendem a representar o quanto os dados de uma amostra estão dispersos em relação a um parâmetro.

Fórmula:

S² =∑((x-՟x)/(n-1))²

Desvio

Uma vez que a variância envolve a soma de quadrados, a unidade em que se exprime não é a mesma que a dos dados. Assim, para obter uma medida da variabilidade ou dispersão com as mesmas unidades que os dados, tomamos a raiz quadrada da variância e obtemos o desvio padrão:

O desvio padrão é uma medida que só pode assumir valores não negativos e quanto maior for, maior será a dispersão dos dados. Algumas propriedades do desvio padrão, que resultam imediatamente da definição, são:

o desvio padrão será maior, quanta mais variabilidade houver entre os dados.

Fórmula:

S=√S²

2 Calcular a variável “peso”, de acordo com os dados coletados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com