TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditar

Seminário: Auditar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Seminário  •  2.812 Palavras (12 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 12

Auditoria

A auditoria de maneira geral e simplificada, auditoria, seja de qual tipo for, interna ou externa, significa conferencia, verificação, analise e avaliação e, acima de tudo, comunicação dos resultados dentro de um determinado objetivo ao qual a auditoria se propõe. A palavra auditoria tem como origem o latim audire, cujo significado é ouvir. Os ingleses adotaram e ampliaram o conceito para auditing com um sentido mais voltado para revisão, verificação.

São diversos os motivos que levam as empresas a utilizarem os serviços de auditoria. Dependendo do objetivo, um tipo de auditoria será o mais adequado.

A implantação da auditoria interna e / ou a contratação da auditoria externa proporcionam diversas vantagens para a empresa, além de ser obrigatória, no caso da auditoria externa, para empresas com ações na bolsa de valores e empresas de capital fechado consideradas de grande porte. Entre as empresas de grande porte estão incluídas aquelas com ativo total superior a duzentos e quarenta milhões de reais ou receita bruta anual superior a duzentos e quarenta milhões de reais ou receita bruta anual superior a trezentos milhões de reais.

São vantagens da auditoria externa, entre outras:

- melhor segurança nos números apresentados com relação a possíveis fraudes, distorções e erros não intencionais;

- desestímulo a fraudes;

- maior custo de capital;

- melhores controles e operações mais seguras e eficientes.

2 – Tipos de Auditoria.

Em linhas gerais, pode-se dividir a auditoria em dois grandes grupos:

- auditoria interna

- auditoria externa

2.1 - Auditoria Interna.

É conduzida por funcionário da própria empresa na qual a auditoria é executada e em geral envolve a avaliação de desempenho, controles internos, sistemas de computação / informação, qualidade de serviços e produtos etc. Busca a identificação de não conformidades, prevenção e / ou detecção de falhas de operação, discrepâncias nas atividades administrativas, possibilitando maior confiabilidade das informações geradas, bem como garantindo a salvaguarda dos ativos da empresa.

Em razão das suas funções de verificação / avaliação dos setores e processos da empresa, a auditoria interna não deve estar subordinada a qualquer diretoria para a qual poderá ter que apresentar relatórios de inconsistências, o que poderia, em princípio, ocasionar constrangimentos e principalmente medo de perder o emprego, uma vez que o auditor interno é funcionário da empresa. Deve, portanto, no organograma, estar subordinada e reportar-se diretamente à presidência da empresa ou ao conselho de administração.

Segundo a NBC TI 01, a auditoria interna compreende exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

Nesse sentido, a auditoria interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.

Os procedimentos de auditoria interna compreendem os testes de observância e testes substantivos. Os testes de observância visam à obtenção de uma razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da entidade. Os testes substantivos, por sua vez, visam à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da entidade.

Auditoria externa:

De maneira geral, a finalidade da auditoria externa é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos seus usuários. Nesse sentido, compreende expressar uma opinião através da emissão de um parecer sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada no período sob exame e assegurar que estas foram elaboradas em todos os aspectos relevantes, em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade e legislação específica aplicáveis.

A NBC TA 200 ressalta que a opinião do auditor não assegura, por exemplo, a viabilidade futura da entidade nem a eficiência com a qual a administração conduziu os negócios da entidade. Em algumas situações, porém, a lei e / ou regulamento aplicável podem exigir que auditor forneça opinião sobre outros assuntos específicos, tais como a eficácia do controle interno ou a compatibilidade de um relatório separado da administração junto com as demonstrações contábeis.

Toda empresa de auditoria obrigatoriamente necessita de registro na Comissão de Valores Mobiliários (CMV).

Auditoria Interna Auditoria Externa

A auditoria é realizada por um funcionário da empresa

A auditoria é realizada através de contratação de um profissional independente

O objetivo principal é atender as necessidades da administração

O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras

A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para desenvolver aperfeiçoamento e para induzir ao cumprimento de políticas e normas, sem estar restrito aos assuntos financeiros

A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para determinar a extensão do exame e a fidedignidade das demonstrações financeiras

O trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa

O trabalho é subdividido em relação às contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com