TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditar Sistemas de Informação

Tese: Auditar Sistemas de Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  Tese  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Nota-se que Auditoria não se limita simplesmente em auditar Sistemas de Informação.

A mesma utiliza um conjunto de procedimentos que formam um conjunto de verificações e averiguações que permitem obter e analisar as informações necessárias à formulação da opinião do auditor. Geralmente em listas de pontos a serem verificados durante a Auditoria. Porém, a grande quantidade de sistemas e ambientes existentes nas empresas aliada ao número reduzido de funcionários para realizar os trabalhos de auditoria, demanda a utilização de critérios para eleição dos sistemas a serem auditados, aproveitando melhor os recursos humanos disponíveis na empresa.

Também é fundamental a utilização de uma ferramenta de apoio que vise automatizar o trabalho dos auditores e auxiliar no gerenciamento das recomendações efetuadas, uma vez que o controle manual das recomendações gera re-trabalho e fragilidades ao processo, visto que não há um controle automatizado do mesmo.

Neste trabalho são abordados assuntos relacionados à Auditoria de TI, tais como: informação, controle interno, auditoria em geral, etc., com utilização de uma empresa para estudo de caso, verificando as dificuldades encontradas na realização de suas auditorias.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

. Maria Goreth M. A. Paula, no livro Auditoria Interna: embasamento conceitual e suporte tecnológico, define auditoria como a:

“atividade de avaliação independente e de assessoramento da administração, voltada para o exame e para a avaliação da adequação, eficiência e eficácia dos sistemas de controle e da qualidade do desempenho das áreas, em relação às atribuições e aos planos, metas objetivos e políticas definidas para elas”. (PAULA, 1999, p.31).

Segundo as entidades pesquisadas, a missão da AI é:

• Assessorar a administração, por meio do exame da adequação e eficácia dos controles internos da entidade;

• Assessorar, mediante ação integrada de sua equipe de trabalho, todos os níveis da administração, contribuindo de forma efetiva para o desempenho de suas atribuições e responsabilidades, visando cumprir a missão da entidade;

• Certificar aos acionistas o grau de gerenciamento e da condução do negocio por parte dos responsáveis pela entidade.

A norma 300. 03. 06 dispõe que é parte essencial do trabalho do auditor a verificação do grau de utilização dos instrumentos utilizados pela administração, assim como da existência de uma mentalidade voltada para o controle, dentro da organização.

Para o CFC, a Auditoria Interna é de competência exclusiva de contador registrado no CRC, o contador na função de auditor interno deve manter o seu nível de competência profissional pelo conhecimento atualizado das Normas Brasileiras de Contabilidade, das técnicas contábeis, especialmente na área de auditoria.

Visando instrumentalizar o auditor interno para que execute melhor o seu papel, e diante da evolução tecnológica, o auditor deve manter-se atualizado utilizando-se do sistema informatizado de suporte a auditoria.

3. RESULTADOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com