TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Prática - 3° Termo De Ciências Biológicas E Biomedicina.

Monografias: Aula Prática - 3° Termo De Ciências Biológicas E Biomedicina.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo dos Gases

A maioria dos gases são compostos moleculares, com exceção dos gases nobres, que são formados por átomos isolados.

As principais características físicas dos gases são a sua grande compressibilidade e extraordinária capacidade de expansão. Os gases não apresentam um volume fixo, pois sempre ocupam o volume total do recipiente em que estão confinados. Outra propriedade inerente aos gases é que eles são miscíveis entre si em qualquer proporção.

Diferença entre gás e vapor

• Vapor: Designação dada à matéria no estado gasoso, quando é capaz de existir em equilíbrio com o líquido ou com o sólido correspondente, podendo sofrer liquefação pelo simples abaixamento de temperatura ou aumento da pressão. Exemplo: vapor d’água.

• Gás: É o estado fluido da matéria, impossível de ser liquefeito só por um aumento de pressão ou só por uma diminuição de temperatura, o que o diferencia do vapor. Exemplo: gás hidrogênio.

Pressão

Em um frasco fechado, a pressão exercida por um gás resulta dos choques entre as partículas desse gás contra as paredes internas do recipiente que o contém.

Em 1643, Evangelista Torricelli determinou experimentalmente que a pressão exercida pela atmosfera ao nível do mar corresponde à pressão exercida por uma coluna de mercúrio de 760 mm Hg:

1 atm = 760 mm Hg = 760 torr ~ 105 Pa (pascal) = 1,0 bar

Volume

O volume (V) ocupado por um gás corresponde ao volume do recipiente que o contém.

As relações entre as unidades de volume mais comuns são:

1m3 — 1000L 1dm3 — 1L 1L — 1000cm3 = 1000 mL

Temperatura

A temperatura está relacionada com o grau de agitação das partículas. A escala termométrica mais comum é a Celsius.

Existem outras escalas, como a Kelvin, recomendada pelo SI e conhecida como escala absoluta, que será utilizada no estudo dos gases.

A conversão da temperatura de Celsius para Kelvin é dada pela expressão: TK = t°C + 273

Temperatura corporal. Além da pulsação e da respiração, a temperatura corporal é um dos sinais vitais do organismo. A temperatura normal de um indivíduo adulto sadio varia de 36,1 °C a 37,5 °C.

A febre é o aumento da temperatura corporal que raramente excede a 41,0 °C nos seres humanos e faz parte do mecanismo de defesa do corpo, pois é normalmente provocada por processos inflamatórios, infecciosos e de intoxicação. Por outro lado, temperaturas abaixo de 36,1 °C, provocadas pela exposição prolongada a ambientes muito frios, também podem ser letais: o organismo, na tentativa de manter sua temperatura normal, acelera intensamente o metabolismo, acarretando infartos.

Isotérmica (T = constante)

Para uma dada massa de gás à temperatura constante, o volume ocupado pelo gás é inversamente proporcional à pressão exercida.

Um aumento na pressão irá acarretar uma diminuição do volume ocupado pelo gás, de maneira que o produto entre essas grandezas seja constante PV = k.

Isobárica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com