TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliaçao Da Corrosao De aços Em Diferentes Meios Corrisivos

Artigos Científicos: Avaliaçao Da Corrosao De aços Em Diferentes Meios Corrisivos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  2.438 Palavras (10 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 10

AVALIAÇÃO DA CORROSÃO DE AÇOS EM DIFERENTES MEIOS CORROSIVOS

SALLES, Brício Mares

ANDRADE, Gabriele Rodrigues de1

COELHO, Joyce Kelly De Resende1

FREITAS, Kemilly Arielly De Oliveira1

RODRIGUES, Luiza Dutra1

FONSECA, Natália Cristina da Silva1

RESUMO: Encontrar um meio economicamente viável de reduzir os efeitos da corrosão em equipamentos industriais à base de aço tem sido foco de diversos pesquisadores. Por conseguinte foi desenvolvido um ensaio para determinar os efeitos dos principais meios corrosivos em diversos tipos de aço, com a finalidade de determinar o aço mais ideal para um equipamento que trabalha cada meio. O teste apresentou similaridade entre os efeitos da corrosão nos aços, exceto no inox, porém o aço 1060 apresentou menor perda de massa dentre todos os analisados, o que indica seu uso como mais adequado. Embora propicie uma redução dos custos com manutenção de equipamentos, a aplicação do aço 1060 deve acontecer mediante análise das condições de operação do equipamento e da viabilidade da utilização de revestimento.

PALAVRAS-CHAVE: Aço, corrosão, meios corrosivos, perda de massa.

1 INTRODUÇÃO

O crescimento industrial aumenta a demanda de equipamentos fabricados à base de aços, que são a principal causa de falhas em equipamentos e necessitam de manutenção frequente, devido ao fenômeno da corrosão, um processo de deterioração espontânea do material, ocasionado pela reação eletroquímica entre um metal e o meio, o qual gera alterações, positivas ou negativas, nos elementos estruturais. O produto da corrosão é diferente do material original, o que altera as propriedades essenciais da liga, tais como resistência mecânica, elasticidade, ductilidade, estética, provoca a variação de massa do metal, afeta a vida útil de equipamentos industriais, a sua eficiência, além de acarretar acidentes de trabalho, fatores que resultam em prejuízos econômicos para as indústrias.

As alterações na liga são positivas quando o óxido formado é aderente, formando uma camada protetora que irá retardar o processo de corrosão, e são consideradas negativas quando causa destruição e/ou diminuição na eficiência de um equipamento.

As perdas causadas pela corrosão geram custos com a substituição de peças, que necessita de energia e mão de obra, e com a manutenção, ou reaplicação, dos processos de proteção. A corrosão localizada pode resultar em fraturas repentinas de partes críticas de aviões, trens, automóveis e pontes, causando desastres e perda de vidas, como por exemplo, escapamento de ar inflamável de tubulações com furos causados por corrosão.

Através do estudo e da análise da corrosão é possível avaliar a corrosão nos tipos de aço, com o objetivo de minimizar a corrosão e reduzir os custos com revestimentos e tratamentos prévios, permitem determinar qual será o aço ideal para fabricação de equipamentos que trabalham com os meios analisados, o que possibilita a melhoria da relação custo-benefício do processo e também aumenta a segurança no processo.

2 PREVENÇÃO DA CORROSÃO

Em certos casos quando a corrosão está em níveis elevados, torna-se impraticável sua remoção, o que torna sua prevenção e controle as melhores formas de evitar prejuízos. Segundo GENEROSO, muitas vezes, a adição de certos teores de elementos aumenta a resistência dos metais à corrosão, como mostra a tabela 1.

TABELA 1 - Influência de elementos na resistência à corrosão dos aços inoxidáveis

Elemento Influência

Cromo É o principal elemento de liga nos aços inoxidáveis por ser o elemento essencial na formação da camada passivadora.

Níquel Efetivo quanto à regeneração da camada passiva. Estabiliza a austenita à temperatura ambiente, favorecendo a resistência à corrosão.

Molibdênio É efetivo na estabilização da camada passiva na presença de cloretos e aumentam a resistência à corrosão em geral, por pite e por frestas nos aços.

Manganês Fornece os mesmos efeitos para a liga que o níquel . Combina-se manganês com enxofre para melhorar a plasticidade a quente do aço, formando sulfetos de manganês.

Carbono Teores da ordem de 0,03% de C dão maior resistência à corrosão nos aços inoxidáveis. O C é prejudicial à resistência à corrosão devido a sua reação com o Cr, no caso de outras aplicações.

Titânio, Nióbio e Tantálio Elementos que quando adicionados aos aços inoxidáveis aumentam a resistência à corrosão intergranular.

Nitrogênio Aumenta a resistência mecânica e à corrosão por pites nos aços austeníticos.

Cobre Potencializa a resistência à corrosão geral em ambientes expostos a ácido fosfórico ou ácido sulfúrico.

De acordo com a coletânea de informações técnicas do NÚCLEO INOX, o aumento da resistência à corrosão pode ser conseguido através da adição de elementos de liga nos aços, de acordo com a tabela 2.

TABELA 2 - Como aumentar a resistência à corrosão de aços.

Aço Medida a ser tomada

1.4512 a 1.4016 e

409 a 430 Aumentar o teor de cromo de 11 a 17%.

1.4301 e 304 Adicionar níquel (ajuda a regenerar a camada passiva se for deteriorada).

1.4301 e 316 Adicionar molibdênio (reduz a efetividade dos íons cloreto na destruição localizada da camada passiva).

1.4539, 1.4547, 904L e aços com 6% de molibdênio Aumentos adicionais de cromo, níquel e molibdênio. (Resulta em total melhoria da resistência à corrosão localizada).

A prevenção e o tratamento da corrosão de materiais são feitos de acordo com o tipo de corrosão que se quer evitar. A tabela 3 mostra a prevenção e controle de acordo com os tipos mais comuns de corrosão.

TABELA 3 - Tipos de corrosão e seus respectivos métodos de prevenção e controle

Corrosão Prevenção e controle

Uniforme Dependendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com