TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usando diferentes tipos de gêneros de texto como meio de comunicação

Pesquisas Acadêmicas: Usando diferentes tipos de gêneros de texto como meio de comunicação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 3

2 - DESENVOLVIMENTO 4

3 - CONCLUSÃO..........................................................................................................8

5 - REFERÊNCIAS.......................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Atualmente vivemos em uma sociedade diversificada, da qual utilizamos, dos variados tipos de gêneros textuais como meio de comunicação, podendo ser narrativos, argumentativos ou descritivos, uma forma de expor nossas idéias, opiniões em que resultam em um processo de atitude e ações.

Outra forma de comunicação, bastante explorada é a linguagem corporal, com ela podemos identificar pontos, caracterizando o indivíduo, interpretando suas ações através de seus gestos, expressões e postura. Podemos notar que os gêneros textuais podem ser interpretados com maior ênfase, quando fazemos o uso da linguagem corporal.

2 DESENVOLVIMENTO

Gêneros textuais são as estruturas compõem um texto de qualquer espécie, podendo ser de forma oral ou escrita, os gêneros textuais são reconhecíveis por apresentar suas características, distintas funcionais e organizacionais e pelos contextos onde são utilizados. Gêneros textuais é uma forma de comunicação e interação social, capaz de envolver questões resultando em processos e ações sociais com poder de transformações.

O agrupamento do Narrar inclui todos os gêneros, orais e escritos, podendo partir do imaginário humano com particularidades. É nesse agrupamento que se encontram as narrativas transmitidas pela oralidade, partindo acontecimentos ou fatos organizados em episódios, com detalhamentos, descrição de lugar, tempo, participante, personagens fatos e ações ou fenômenos que ocorrem. No caso da espécie história da narração, os episódios aparecem interligados resultando em um desfecho e na espécie não história da narração os episódios não se encadeiam, mas chegam a um resultado. Como exemplo de narrativa tem o conto que é uma narrativa pequena com poucos personagens envolvida em um só conflito, assim temos o conto de fadas, fábulas a lendas, narrativa de aventuras ficção científica, já o romance é uma narrativa longa geralmente com capítulos e várias personagens dentre eles uma história principal desencadeando outras histórias apresentando uma variação de tempo e espaço, a novela é mais ampla dividida em episódios contínuos tendo também como um conteúdo um romance. A crônica é uma narrativa de pouca duração que tem por objetivo comentar algo do cotidiano, um relato pessoal do autor sobre determinado fato um acontecimento do cotidiano.

A linguagem corporal foi uma das primeiras formas de comunicação humana e continua sendo uma das mais fortes e expressivas, realizadas através de gestos, posturas, expressões faciais, movimentos e olhares, podendo também ser utilizada como código por determinados grupos é uma forma de comunicação não-verbal que vem sendo utilizada a milhões de anos e está relacionada principalmente ao nosso sistema e a segunda estrutura mais primitiva do nosso cérebro.

A linguagem corporal não é algo que nós temos que aprender. A maioria das nossas expressões emocionais vem definida no nosso sistema.

Uma atividade muito utilizada como linguagem corporal é a mímica, e através de gestos e expressões podemos adivinhar sobre temas fatos, histórias, acontecimentos ou identificar objetos, espaços, tempo, pessoas e fenômenos naturais, sendo trabalhadas a criatividade e a observação.

Com os dedos das nossas mãos podemos representar números, quantidades contribuindo na aprendizagem da matemática.

Já um vídeo de uma entrevista, por exemplo, permite os alunos observar a postura do candidato identificando o que está inadequado, como tipo de vestuário, equilíbrio emocional e desenvoltura, aprendendo mais sobre a ocasião.Uma outra atividade onde a linguagem corporal pode ser amplamente explorada é um teatro mudo, onde toda trama é interpretada através dos gestos movimentos e expressões.

A comunicação pode ser considerada um pouco complicada, mas também não tão difícil, a maneira mais utilizada para nos expressar e comunicar é através da fala, dos gestos corporais, expressões faciais combinadas com posturas e gestos com as mãos que muitas vezes são suficientes para passar uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com