TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aventura

Por:   •  30/4/2015  •  Ensaio  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 8

Aventuras do povo de Deus I

        Bom, como nós falamos para vocês, hoje iniciaremos uma grande aventura! Então vamos começar!

Vocês estão vendo esta linha aqui? Ela representa a linha do tempo que iremos começar a construí-la juntos. Vamos retroceder no tempo e recordar algumas histórias conhecidas de vocês, que mostram o cuidado de Deus para seu povo. Nossa primeira parada será no início do mundo.

1- DA QUEDA DO HOMEM ATÉ ABRAÃO

  • No princípio criou Deus os céus e a terra. E tudo era muito bom e perfeito. Mas ficou assim? Não! O que aconteceu? Deus pediu apenas que seus filhos não comecem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Eles obedeceram? Não, e desde a desobediência de Adão e Eva, a humanidade se dividiu em dois grupos:

- Os que aceitaram a promessa de salvação

- Os que rejeitaram

  • A partir daí, a maldade dos homens aumentou tanto, mas tanto que Deus decidiu intervir. Qual foi a intervenção? Isso mesmo o Dilúvio. Entretanto em meio a toda esta maldade, havia somente um homem que se manteve fiel a Deus. Quem foi? Noé! O Senhor o escolheu para pregar a mensagem de arrependimento. Por 120 anos ele pregou para que o povo se arrependesse. Muitos aceitaram? Não, apenas Noé e sua família. Até hoje tem sido assim: o povo de Deus tem sido a minoria.
  • Então após o dilúvio Deus fez uma promessa. Qual foi? Que a terra não seria mais destruída por água. Deus colocou um arco-íris no céu como sinal. Eles aprenderam a confiar em Deus? Não, e por duvidarem que Deus não destruiria a terra com água, o que começaram a fazer? Isso, construir uma enorme torre para se protegerem das águas. Esta torre recebeu o nome de Torre de Babel. Por quê? Porque Deus confundiu as línguas e o povo se espalhou pela terra.
  • Após o povo ter se espalhado pela terra, Deus em sua sabedoria, escolheu outro homem fiel para levar sua mensagem para bem longe de sua terra. Quem foi? Abraão. Que passou por uma grande prova de confiança em Deus. Ele saiu de Ur dos Caldeus para cumprir sua missão de pregar a mensagem de salvação para toda a humanidade. Ser um canal de benção e pai de uma numerosa nação. Prestem atenção nisto. O povo de Deus seria descendente de Abraão e dele nasceria Jesus.

2- DO EGITO AO MONTE SINAI

  • Como Deus havia prometido a Abraão, seus descendentes se tornaram o povo de Israel. Porque eles receberam este nome? Vamos lembrar de um acontecimento na velhice do filho de Abraão.Como era o nome dele? Isaque! Antes de Isaque morrer o que ele deveria fazer? Dar a benção da primogenitura para Esaú. Mas o que aconteceu? Seu irmão Jacó enganou seu pai e recebeu em lugar de seu irmão. Jacó teve que pagar o preço pelo seu erro. Teve que fugir e ficar longe de sua mãe e irmão.

  • Isso era da vontade de Deus? Claro que não. Esse ato gerou ódio entre os irmãos. Muitos anos depois Jacó arrependido do que tinha feito, volta para sua terra na esperança de reconciliar-se com Esaú. Foi quando Cristo apareceu a ele como um anjo, e os dois lutaram durante uma noite. Como resultado desta luta Jacó teve uma verdadeira conversão e então Jesus mudou o seu nome para Israel.
  • Jacó foi um filho fiel a Deus e teve quantos filhos? 12. O que aconteceu com seu filho José? Foi vendido como escravo e foi parar no Egito. E o que aconteceu com ele? Tornou-se governador do país. O povo de Israel prosperava e aumentava em grande número. Por muito tempo viveram em paz; porém com o passar dos anos, surgiu um Faraó que resolveu escravizá-los. Vocês se lembram por quanto tempo este povo ficou escravo? 400 anos!
  • Deus então escolhe outro filho fiel para salvar o seu povo da escravidão. Quem foi? Moisés era um israelita que havia sido criado como neto adotivo de Faraó. Lembram da história dele dentro do cestinho no rio Nilo? Então, o Senhor o chamou quando ele tinha 80 anos. Muitas maravilhas foram realizadas por meio de Moisés. Como esta que estamos vendo na gravura. O que ele fez?
  • Abriu o mar vermelho,
  • Providenciou água no deserto para o povo.
  • Recebeu as tábuas da lei das mãos de Deus. Este evento foi marcante, mas o grande evento foi o acordo que o Senhor fez com Moisés. Deus declarou a Moisés que eles eram o povo escolhido e que se fossem obedientes, seriam uma nação santa.

Nosso próximo período é:

3- CONQUISTA DE CANAÃ

  • Moisés liderou e guiou o povo de Israel por 40 anos. Mas ele entrou na terra prometida? Não. Ele morreu antes. Mas Deus ergueu outro servo fiel. Quem foi? Josué. Coube a Josué a tarefa de levar o povo a Canaã. Não foi fácil chegar lá, pois as pessoas que moravam na região lutavam contra eles. Mas sob a direção de Deus, eles atravessaram o rio Jordão, conquistaram a terra da promessa e Josué dividiu o povo em doze tribos. Mas Josué também morreu e logo após a sua morte começou o período dos Juízes. Neste tempo, os israelitas se rebelaram contra a vontade de Deus várias vezes. Com isso, os povos vizinhos os perseguiam e os tornaram submissos a eles. E quando eles sofriam as conseqüências da rebelião, os israelitas suplicavam a Deus que os libertassem e prometiam que iriam somente adorar a Ele. Diante deste compromisso Deus capacitava um libertador que eles chamavam de juiz para libertá-los.
  • Muitos filhos fiéis, Deus chamou como Juiz. Inclusive uma mulher. Sabem o nome dela? Débora. Na gravura vocês podem ver ela conversando com Baraque, antes de saírem para lutar.
  • Outro juiz foi um homem que obedecendo a Deus conquistou os Midianitas com apenas 300 homens. Quem foi? Gideão.
  • Outro juiz também um homem, vocês conhecem bem sua história. Deus lhe concedeu uma força através do seu cabelo. Quem foi? Sansão.

O último juiz foi Samuel. E com ele iniciamos o próximo período.

4- MONARQUIA DE ISRAEL

O povo de Israel começou a pedir um rei, logo que perceberam que Samuel estava velho e os filhos dele não andavam nos caminhos de Deus. Foram até Samuel e pediram que lhes dessem um rei que os governassem como os demais povos. Samuel se entristeceu muito, pois sabia que esta não era a vontade de Deus.

  • Mas Deus deu um rei ao povo e o primeiro rei a ser ungido foi Saul. (marquem isto que cai no Vestibulin)
  • Após 40 anos do reinado de Saul, ele morreu e Davi foi escolhido para ficar em seu lugar.
  • Davi foi ungido também por Samuel como rei de Israel. Com ele o Senhor fez um acordo de que sua descendência e seu reino seriam grandes e reconhecidos por todos.
  • Após Davi, seu filho Salomão assumiu o reino cumprindo a promessa que Deus havia feito a ele. Este foi um rei muito sábio, trazendo muitas benções para o povo de Deus. (vemos nesta gravura ele decidindo sabiamente quem era a mãe verdadeira)
  • Nesta outra gravura vemos a construção do templo de Salomão, uma de suas grandiosas obras. Mesmo tendo um bom reinado, alguns estavam insatisfeitos porque achavam que havia abuso de poder e que Salomão estava cobrando muitos impostos por causa das construções grandiosas que ele fazia. E no meio desta insatisfação é que iniciamos o quinto período.

5- REINO DIVIDIDO

  • Após a morte de Salomão seu filho Roboão se tornou rei. As exigências aumentaram ainda mais e ele não foi um bom rei. Por isso o reino se dividiu em dois.
  • Ao Sul ficou o Reino de Judá com duas tribos. Governado por Roboão.
  • Ao Norte ficou o Reino de Israel com dez tribos. Governado por Jeroboão.

        O reino de Israel nunca conseguiu progredir, por quê? Os reis que governavam não obedeciam a Deus. Essa rebeldia os levou a completa destruição pelo domínio da Assíria sobre as dez tribos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com