TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avicultura no Brasil

Tese: Avicultura no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Tese  •  2.519 Palavras (11 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 11

AVICULTURA DE CORTE

Avicultura no Brasil

Dentro do complexo brasileiro de carnes, a avicultura constitui-se na atividade mais dinâmica. O desenvolvimento dessa atividade ocorreu a partir do final da década de 50, nos Estados do Sudeste, principalmente, em São Paulo. Posteriormente, na década de 70, período em que houve profunda reorganização do complexo de carnes no Brasil, a atividade se deslocou para a região Sul.

O Brasil tem sido competente tanto na produção como na conquista do mercado exterior. A avicultura se consolidou no Brasil graças a fatores como o clima favorável, a expansão da cultura da soja, do milho e a boa receptividade do consumidor ao produto.

Diferentes tipos de Sistemas de produção

No sistema de integração: o integrador é o único responsável pelas decisões operacionais; o integrado executa os trabalhos segundo o acordo estabelecido entre ambos e aceita todas as orientações técnicas repassadas pelo integrador. Por meio deste sistema, o integrador garante uma renda mínima para o integrado, de acordo com o desempenho da criação.

Sistema cooperativo: o criador participa da organização e das decisões, correndo todos os riscos de um eventual fracasso das operações. Os insumos são repassados aos cooperados, pelo custo, além disso, são consideradas também as despesas administrativas e técnicas.

Sistema independente: o produtor é responsável por todo o processo de produção do frango e por toda e qualquer decisão, assumindo todos os riscos envolvidos nas operações. A produção independente de frangos de corte tende a desaparecer, por ser um sistema administrativamente pesado para o produtor.

Vazio Sanitário

Todos os pintinhos entram, de uma só vez, no aviário, com um dia de abate, e dele também saem, ao mesmo tempo, na época do abate. Esse esquema atende a razões de ordem veterinária, pois ele dificulta a propagação de microrganismos de plantéis mais velhos para os recém-chegados.

Limpeza no vazio sanitário:

-Vassoura de fogo (lança-chamas);

-Desinfetante específico;

-Cal virgem.

Idade ao abate

Padrão: 42 a 45 dias;

Exportação: 30 a 35 dias.

Galpões

1 - Instalações:

- Custo do terreno: menor possível

- Condições topográficas: menos acidentado possível

- Vias de acesso: estradas boas e conservadas

- Disponibilidade de água: quantidade e qualidade

- Rede elétrica: local mais próximo

- Mercado consumidor: próximo aos insumos de produção

- Mão-de-obra: familiar - circunvizinha

- IBAMA: preservação do meio ambiente

2 - Orientação:

- Sentido: leste - oeste

Devem ser construídos com o seu eixo longitudinal orientado no sentido leste-oeste. Nessa posição, nas horas mais quentes do dia, a sombra vai incidir embaixo da cobertura e a carga calorífica recebida pelo aviário será a menor possível.

3 - Distância entre galpões:

O afastamento entre aviários deve ser suficiente para que uns não atuem como barreira à ventilação natural dos outros. Assim, recomenda-se afastamento de 10 vezes a altura da construção entre os dois primeiros aviários a barlavento, sendo que do segundo aviário em diante o afastamento deverá ser de 20 à 25 vezes esta altura. D = 10 x H

4 - Dimensões:

- Inverno: 12 a 14 aves/m2

- Verão: 8 a 12 aves/m2

--> Largura e pé direito em função do clima:

- Quente e Seco: largura de 10,0 a 14,0 m e pé direito de 3,0 a 3,3 m;

- Quente e Úmido: largura de 6,0 a 8,0 m e pé direito de 2,7 a 3,0 m.

5 - Construção:

- Madeira

- Metálica

- Cimento

a) Cobertura:

O material ideal para a cobertura deve ter alta refletividade solar e alta emissividade térmica na superfície superior e baixa refletividade solar e emissividade térmica na superfície inferior.

b) Paredes frontais - Oitões:

Os oitões, ou paredes das extremidades do aviário, devem ser fechados até o teto. Para climas quentes, que não possuem correntes de ventos provindas do sul, recomenda-se que os oitões sejam de tela como nas laterais e providos de cortinas

c) Paredes laterais - Muretas:

A altura da mureta deve ser de 20cm e tem se mostrado satisfatória, pois permite a entrada de ar ao nível das aves e não permite a entrada de água da chuva e nem que a cama seja jogada para fora do aviário. As muretas deverão ter a parte superior chanfrada, pois facilita a limpeza e não permite o empoleiramento de aves. Entre a mureta e o telhado deve ser colocado tela.

d) Beiral;

e) Passeios laterais - calçadas

f) Divisões internas

g) Portas laterias: cuidado

Galpão

Alojamento em galpão inteiro: é geralmente limitado a galpões fechados com paredes ou aqueles localizados em regiões de clima ameno. O aspecto mais importante do sistema de alojamento em galpão inteiro é fornecer um ambiente sem flutuações de temperatura.

Alojamento em galpão parcial: é uma prática comum para tentar reduzir os gastos com aquecimento. O objetivo do alojamento em galpão parcial é utilizar o espaço de alojamento conforme a capacidade de aquecimento e de isolamento térmico do galpão, de modo a manter a temperatura desejada dependendo das condições climáticas locais. Antes da ampliação, a área a ser utilizada deve ser aquecida e ventilada até atingir as exigências das aves, pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com