TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Beneficiamento Textil

Casos: Beneficiamento Textil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  4.676 Palavras (19 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 19

BENEFICIAMENTO TÊXTIL

Os processos de coloração ou melhoria de características no produto têxtil final, recebem diversos nomes, entre eles acabamento, ultimação, beneficiamento ou enobrecimento. Constitui um setor importante da indústria têxtil pois além de relacionarem-se com todos os demais setores direta ou indiretamente, o beneficiamento finaliza o projeto do produto adequando-o às necessidades do consumidor final.

Todo substrato têxtil (fibra, fio, tecido ou peça confeccionada) sofre vários processos físicos e químicos durante o beneficiamento. A real necessidade desses processos tem como objetivo melhorar o aspecto, a capacidade tintórea, bem como condições para um posterior acabamento nobre a este tecido.

É no setor de beneficiamento que o substrato têxtil sofre todo o processo de preparação e coloração e enobrecimento, isto é, os demais processos de melhoria da sua qualidade ou sua adequação a determinado uso. Os processos de beneficiamento são influenciados pela temperatura, tempo de processo, ação de mecanica e ação química.

Cada operação tem uma ou mais finalidades em função do que se deseja.

Cada operação deve agregar valor e ser perceptível aos sentidos: Tato, visão, olfato etc.

Cada operação representa um custo e deve ser avaliada quanto a real necessidade

A visão de que no beneficiamento se corrigem os defeitos anteriores do fio, tecido etc, não é verídica. Sempre há um preço a pagar, seja pelo custo que implicará , seja pelo eventual ataque que as fibras podem sofrer, perdendo toque e/ou perdendo resistência .

Os artigos têxteis devem ser cuidadosamente preparados antes de iniciar o tingimento. Estes passam por um processo inicial chamado de preparação ou pré-tratamento, que tem como objetivo eliminar todas as impurezas do substrato (tecido), tais impurezas são: as ceras, as pectinas naturais, os óleos lubrificantes, as parafinas, as gomas etc. Estas impurezas podem ser tanto naturais como artificiais. Neste último caso são adicionadas aos fios de tecido quando este sofre o processo de tecimento na tecelagem.

Os tecidos chegam na tinturaria em cru. São então submetidos tanto a processos químicos como físicos dependo do tipo de fibra e tipo de produto final que se quer ter.

O beneficiamento possui tres fases de desenvolvimento, que podem ser executadas isoladamente ou acopladas dependendo do produto que se deseja obter, bem como racionalizar os processos leva a economia de água, energia , produtos químicos e também podem reduzir o volume de efluentes produzidos:

Fases do beneficiamento:

a) Primário prepara para os demais.

b) Secundário: oferece coloração

c) Final: prepara para comercialização

As operações do beneficiamento podem constituir-se de operações físicas , que só envolvem tensão, temperatura, etc...; ou de operações químicas onde as reações com substancias químicas especificas que ao atuarem com as cadeias químicas das fibras produzem efeitos valorizados pelo consumidor final; ou de operações bioquímicas que atuam com processos que envolvem microorganismos ou enzimas que reagem com as fibras ou as sujidades que estão no substrato; ou ainda podemos envolver operações físico-químicas onde substancias químicas atuam juntamente com temperatura, movimentação e tensão ou outras grandezas físicas.

Operações Físicas: Navalhagem, chamuscagem e pré fixação

Operações Químicas: Cloragem da lã, desengomagem, alvejamento

Operações Bioquímicas: Desengo¬magem enzimática e por auto¬ fermentação

Operações Fisico químicas: Limpeza à úmido, mercerização, feltragem, carbonização, lavagem a seco.

Os processos podem ser classificados de acordo com sua temperatura em frio (até 40.o.C), a fervura ou acima da temperatura de fervura. Quanto a pressão podem ser classificados em pressão baixa quando trabalham em aberto ou podem ser pressão alta quanto o processo se realiza em equipamento fechado com pressurização que permite que a temperatura supere a temperatura de fervura. O processo pode classificar-se em contínuo ou descontínuo, de acordo com o regime de trabalho , este depende também do tipo de equipamento. Os processos também se classificam pelo tipo de forma que o substrato se apresenta, isto é, em fibra num cesto, em tops de fibras, fios em bobinas, fios em meadas, malha tubular, malha em aberto, tecido em aberto, tecido em corda ou peças confeccionadas.

Operações Físicas do Beneficiamento Primário

Navalhagem: visa eliminar por corte as pontas das fibras da superfície do substrato, também é chamada de tosquia ou shearing, possui um sistema de aspiração junto às navalhas helicoidais Objetivos:

Efeitos:

o Melhorar o aspecto superficial do tecido e dar mais vivacidade as cores (menos que na chamuscagem)

o Melhorar contornos das estampas

o Reduzir a formação de bolinhas

o Limpeza superficial e alteração de toque

o Alteração de vivacidade de cor e contornos de estampas

o Redução de pilling

o Aspecto geral mais uniforme

Chamuscagem: visa eliminar por queima as pontas das fibras da superficie do substrato.

A chamuscagem ou queimação pode ser realizada pelos seguintes sistemas:

a) Placas aquecidas com chapas ou tambor metálico aquecido

b) Chama com combustível: gás ou a álcool,

importante : a chama deve ser oxidante (azulada)

Efeitos:

Altera o toque (Liso)

Melhora a vivacidade das cores

Melhora o contorno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com