TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biceps E Triceps -Agonista Antagonista

Exames: Biceps E Triceps -Agonista Antagonista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  1.929 Visualizações

Página 1 de 3

Durante o movimento articular os músculos assumem diferentes funções, dependendo de variáveis como o movimento realizado, a direção do movimento e a quantidade de resistência que o músculo precisa superar. Se qualquer destas variáveis muda, a função do músculo provavelmente também mudará. As funções que um músculo pode assumir são aquelas de agonista, antagonista, estabilizador ou neutralizador.

Um agonista é um músculo ou grupo de músculos que produz o movimento. Algumas vezes é chamado de agente motor. Um músculo que não é tão eficiente mas que auxilia na produção daquele movimento é chamado de motor auxiliar. Os fatores que determinam se um músculo é agente motor ou motor auxiliar são, por exemplo, o tamanho, o ângulo de tração, a alavancagem e o potencial de contratilidade. Durante a flexão do cotovelo, por exemplo, o músculo bíceps braquial é o agonista e o músculo pronador redondo, devido a seu tamanho e ângulo de tração, é o motor auxiliar.

Um antagonista é um músculo que realiza o movimento oposto ao agonista. No caso da flexão do cotovelo, o antagonista é o músculo tríceps braquial. Lembre-se de que a função de um músculo é especifica para uma ação articular determinada. No caso da extensão do cotovelo, o músculo tríceps braquial é o agonista e o músculo bíceps braquial é o antagonista. Na flexão do cotovelo, o músculo bíceps braquial é o agonista e o músculo tríceps é o antagonista. O antagonista possui o potencia para opor-se ao agonista, mas normalmente fica relaxado enquanto o agonista está trabalhando. Quando o agonista se contrai ao mesmo tempo em que o antagonista, uma co-contração ocorreu. Uma co-contração ocorre quando há necessidade de exatidão. Alguns especialistas consideram que as co-contrações são comuns quando uma pessoa aprende uma tarefa, especialmente se for difícil; portanto, à medida que se aprende a tarefa, a atividade de co-contração tende a desaparecer.

Um estabilizador é um músculo ou grupo de músculos que dá sustentação ou firma uma parte e permite que o agonista trabalhe mais eficientemente. Por exemplo, quando você faz flexões no solo, os agonistas são os músculos extensores do cotovelo. Os músculos abdominais (músculos flexores do tronco) atuam como estabilizadores para manter o tronco reto, enquanto os braços movem o tronco para cima e para baixo. Um estabilizador é algumas vezes referido como um fixador.

Um neutralizador impede movimento indesejado porque um músculo não conhece direção quando se contrai. Que ação ele realiza, depende principalmente do ângulo de tração. Um neutralizador também pode permitir que um músculo faça mais de um movimento. Por exemplo, o músculo bíceps braquial pode flectir o cotovelo e supinar o antebraço. Se apenas a flexão do cotovelo é exigida, o componente de supinação precisa ser impedido. Consequentemente, o músculo pronador redondo, que PRONA o antebraço, se contrai para neutralizar o componente da supinação do músculo bíceps e apenas a flexão do cotovelo ocorre. Um outro exemplo é o desvio ulnar do pulso. O músculo flexor ulnar do carpo produz a flexão e causa o desvio ulnar do pulso. O músculo extensor ulnar do carpo produz a extensão e o desvio ulnar do pulso. No desvio ulnar, estes músculos se contraem, devido a duas coisas: Neutralizam o componente de flexão/extensão um do outro e atuam como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com