TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bio Quimica

Pesquisas Acadêmicas: Bio Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/1/2015  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

A cristalização é um dos métodos físicos mais eficientes na purificação de compostos sólidos à temperatura ambiental. Um composto dissolvido em determinada, com o resfriamento desta solução saturada, o composto se deposita sob a forma cristalina. O tamanho desses cristais varia de acordo com a velocidade de resfriamento, isto é, quanto mais lenta, mais eficiente será a cristalização.

Podem-se obter substâncias quimicamente puras repetindo várias vezes cristalização. Variações nas condições de cristalização (concentração, solvente, temperatura, agitação, etc.) podem altera a forma dos cristais.

Desde a época dos alquimistas, os sólidos já eram purificados por cristalização em um dissolvente apropriado. Atualmente, essa técnica continua sendo o procedimento mais adequado para a purificação de substâncias sólidas. Quando a temperatura de uma solução é baixada, o excesso de sólido se separa da solução constituindo formas geométricas chamadas cristais.

Na cristalização, os cristais sãos formados porque a substância se alia a algumas moléculas de água. Por esta razão, e visto que depois da cristalização a substância se encontra purificada em quase toda a totalidade (é impossível obter-se uma substância 100% pura ), mas sob a forma de cristais, é possível fazê-la volta ao estado original através de um simples aquecimento, que provoca uma evaporação das moléculas de água.

2. Objetivo

Purificação do naftaleno através de recristalização, utilizando-se como solvente o álcool.

3. Materiais e Métodos

3.1 Materiais:

Naftaleno

Solvente (álcool)

Almofariz

Pistilo

Erlenmeyer

Banho-maria

Papel de filtro de manteiga

Becker

Funil de haste curta

Funil de Buchner

3.2 Métodos

Foi triturado 3(três) bolinhas de naftaleno com ajuda de um Almofariz e Pistilo, em seguida pesou-se 3(três) gramas.

Foi colocado em um Erlenmayer e adicionado 50ml de álcool, em seguida foi levado cuidadosamente para banho-maria em uma temperatura inicial de 68ºC 70,8ºC, ate dissolver completamente a Naftalina.

Em seguida utilizando um Papel Manteiga, dobrado em formatado de um cone ondulado. Foi encaixado no funil de Haste, e assim fazendo a filtração com o liquido quente, deixando o filtrado em Becker.

Levou-se o Becker para o banho de gelo que durou 26 minutos.

Em seguida com o papel filtro pesado e cortado, para se adapta ao funil Buchner, iniciou-se a ultima filtração que foi realizada a vácuo.

Pesou-se o papel com o naftaleno recristalizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com