TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomas Brasileiros

Trabalho Universitário: Biomas Brasileiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

Ecologia Biomas Brasileiros

O que é bioma?

Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade. São as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico chamado biótopo, (biótopo: o solo, as águas, o ar, a luz solar).

Área biótica ou biótopo é a base onde estão assentados os seres vivos, é o chão, é o solo, são as águas, é o ar do ambiente. O biótipo significa o conjunto dos fatores do meio ambiente que não têm vida tais como a areia, as rochas, a argila, os minerais, as substâncias inorgânicas, o ar, a energia do ambiente, os raios, os trovões, os relâmpagos, o calor, a radioatividade, a luz solar, a energia de uma forma geral compõe o biótipo.

Biomas Brasileiros

Biomas Litorâneos:

Com um litoral muito extenso, o Brasil possui diversos tipos de biomas nestas áreas. Na região Norte destaca-se as matas de várzea e os mangues no litoral Amazônico. No Nordeste, há a presença de restingas, falésias e mangues. No Sudeste destacam-se a vegetação de mata Atlântica e também os mangues, embora em pouca quantidade. Já no sul do país, temos os costões rochosos e manguezais. Esse fato ocorre pelas diferenças climáticas e geológicas da nossa costa brasileira.

Manguezais: Estes ocorrem de forma expressiva e cumprem funções essenciais na reprodução biótica da vida marinha. Além disso, é na zona costeira que se localizam a maior presença residual de Mata Atlântica. Como características principais têm: a presença de caranguejos em busca de alimentos, a formação vegetal específica, composta de plantas e arbustos, com raízes externas (aéreas,) restinga: denomina-se as planícies litorâneas cobertas por deposição marinha, resultante do recuo dos níveis de oceanos há cerca de 5 mil anos, durante o período quaternário.

Cerrado:

É o segundo maior bioma do Brasil em extensão territorial, pois ocupa grande parte da Região Centro Oeste di País. Também conhecido como savana brasileira, é um bioma tropical com estações bem definidas de seca (inverno) e chuvas (verão).

As árvores desse bioma são bastante peculiares, também estando presentes os pequenos arbustos. Seus caules e galhos são retorcidos, distribuindo-se por um vasto campo coberto por gramíneas, passando a uma altura de mais de 15 metros, em média. As suas raízes são profundas, com cascas duras e grossas. Curiosamente, as folhas das árvores apresentam uma cobertura cheia de pelos.

A flora tem um acervo bastante diversificado: babaçu, guariroba, jatobá, jabuticaba, gravatá e ipê são os típicos exemplos da diversidade de árvores no bioma. A riqueza exorbitante da flora do cerrado só é ultrapassada pelas heranças naturais da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica.

O conjunto de animais que fazem parte do elenco do cerrado é único. Desde mamíferos até insetos, este bioma reúne uma capacidade incrível de singularidade.

Fazem parte da fauna da savana brasileira: antas, gambás, lontras, capivaras, tatus,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com