TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedo Terapeutico

Trabalho Universitário: Brinquedo Terapeutico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

BRINQUEDO TERAPÊUTICO

INTRODUÇÃO

Brincar pode ser uma maneira eficaz de reduzir o estresse, pois brincando a criança libera a sua criatividade, sua afetividade e extravasa suas emoções. Uma criança acometida de câncer vivencia uma transformação em sua rotina. Em instantes passa a conviver com o ambiente hospitalar, a equipe de profissionais e com os procedimentos invasivos que passam a fazer parte da sua rotina.

OBJETIVOS

Auxiliar os profissionais de enfermagem, através do uso do brinquedo terapêutico instrucional, no preparo de crianças pré-escolares para a realização da quimioterapia, visando diminuir o estresse e o desgaste físico e emocional do enfermeiro, da família e principalmente da criança.

METODOLOGIA

Antes de realizar a quimioterapia, a criança será convidada a brincar, oferecendo-se os materiais utilizados na sessão de quimioterapia como: dispositivo intravenoso, algodão, seringa, agulha, garrote, equipo, esparadrapo, gaze, etc. Incluindo uma boneca. Os procedimentos realizados na administração da quimioterapia serão demonstrados com os brinquedos, à medida que é contada uma história de uma criança que fez quimioterapia. Ao final da história, a criança é convidada a repetir a brincadeira. Essa sessão de BT dura em media 15 a 20 minutos.

RESULTADOS

Em relação à realização de preparo da criança para a quimioterapia, espera-se que facilite interação com os profissionais, colaborem passivamente na brincadeira, atendendo às solicitações na dramatização dos procedimentos e ajudem espontaneamente, questionem o profissional e verbalizem o que sentem quando submetida ao procedimento na situação real.

CONCLUSÃO

Com a utilização do brinquedo terapêutico, as crianças podem se tornar mais cooperativas durante os procedimentos invasivos, compreender a necessidade dos procedimentos, exteriorizar suas revoltas e mágoas com o tratamento e os profissionais que lhe assistem.

APLICAÇÃO

Após a criança ter aceitado a brincadeira

• Mostrar o brinquedo e explicar a situação (história*).

• Mostrar os materiais que serão utilizados no brinquedo, permitindo a criança toca-los.

• Realizar o procedimento explicando cada passo.

• Informar a criança qual o beneficio do tratamento para aquele brinquedo.

• Comparar a situação do brinquedo com a vivenciada pela criança.

• Permitir que a criança repita o procedimento com auxilio do profissional e sempre enfatizando a necessidade e benefícios do tratamento para sua realidade.

*Obs.: A história deve variar de acordo com a interpretação da necessidade da criança feita pelo profissional.

HIGIENIZAÇÃO DO BRINQUEDO

Recomenda-se lavagem com água e sabão (para conservar a borracha é aconselhável que adicione um pouco de bicarbonato de sódio ), com o auxilio de hastes flexíveis pode-se remover sujeiras em algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com