TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAD - Concreto De Alto Desempenho

Trabalho Universitário: CAD - Concreto De Alto Desempenho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/12/2014  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 2

“Define-se concreto de alto desempenho como um concreto que atenda uma combinação especial entre desempenho e requisitos de uniformidade que não pode ser atingida sempre rotineiramente com o uso de componentes convencionais e práticas normais de mistura, lançamento e cura”. ACI Committee on High Strength Concrete, 2010.

O concreto de alto desempenho (CAD) é muitas vezes confundido com o concreto de alta resistência (CAR), porém não se tratam do mesmo material. Essa classificação é feita com base na resistência à compressão a uma dada idade. Na década de 1970, antes da utilização do aditivo superplastificante, os concretos que apresentavam ao menos 40 MPa de resistência à compressão aos 28 dias eram considerados de alto desempenho.

Esse valor foi determinado por duas razões:

• A maioria dos concretos convencionais atingem uma resistência equivalente a 40 MPa. Para ultrapassar esse valor, é necessário um controle de qualidade maior dos componentes.

• Analisando quimicamente o concreto, sua estrutura é ligeiramente modificada para quando atinge 40 MPa.

A partir da mesma linha de raciocínio, a NBR 8953 (1993) definiu como concreto de alta resistência aquele que possui um fck superior a 50 MPa. No entanto, em 2002, segundo ACI Committee on High Strenght Concrete, após revisão de sua definição, o CAD passou a abranger dosagens com resistência de projeto de 55 MPa ou mais.

Esse aumento na resistência do concreto se deve a incorporação de aditivos na mistura, como superplastificantes, superfluidificantes e microssílica, pela redução do fator água/cimento e o aumento do consumo de cimento no concreto. A respeito da relação água/cimento, o valor mínimo que deve ser aplicado é de 0,33, porém relações menores são adquiridas através do uso de aditivos superplastificantes fazendo com que o fator varie de 0,25 a 0,40 nos CADs. Desta forma, ocorre a hidratação de todo o material evitando que o produto final contenha material pulverulento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com