TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAREM NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Artigo: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAREM NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Artigo  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 9

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO ELZA GOERSCH

Av. Criança Dante Valério, s/nº, Centro, Forquilha/CE.

CEP: 62.115-000 - Tel. (88)3619.1300

CNPJ 00.273.843/0016-48

PROJETO

- CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAREM NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS -

Professor Coordenador:

Givaldo José dos Santos

FORQUILHA-CE

APRESENTAÇÃO

Neste mundo globalizado e caracterizado pela diversidade, competitividade, acelerado progresso científico e tecnológico vem exigindo cada vez mais dos nossos alunos competências específicas para gestão de sua vida nas dimensões pessoal, social, política, econômica e profissional. Neste momento – o ensino médio – configura-se como uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento da aprendizagem e da construção mental que permite a inclusão do sujeito na sociedade de forma consciente, responsável, crítica e ética.

Com base nisto, entendemos que uma mudança no enfoque didático-pedagógico dos professores da área de ciências da natureza (química, física, biologia e matemática) é uma condição necessária para iniciarmos uma aprendizagem científica e tecnológica entre os alunos do ensino médio.

O Laboratório de Ciências da E.E.F.M Elza Goersch é um espaço onde encontra-se materiais, reagentes e equipamentos que permitem realizar um grande número de atividades práticas e experimentais nas áreas de ciências da natureza.

Para isso, o professor tem a sua disposição a vidraria básica usada em laboratório para dissoluções, transportes e misturas; os reagentes e produtos químicos para realização de reações químicas; instrumentos básicos para realização de dissecações e estudos biológicos, assim como, um microscópio, equipamentos para realização de pesagens e medidas, além de apostilhas para várias atividades práticas nas disciplinas de ciências da natureza.

O Laboratório conta com um coordenador: Givaldo José dos santos que atende os professores e alunos nos três turnos, adequando os horários.

O Laboratório de Ciências da Natureza para aulas práticas é de extrema importância para a fixação do aprendizado, pois é no laboratório que o aluno tem a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, fixar e integrar suas informações, relacionando-as e aprimorando sua formação de cidadania perante a sociedade. Desta maneira, ele será capaz de se posicionar perante os diversos problemas da sociedade, meio ambiente e avanços tecnológicos, deixando clara a sua posição de cidadão ativo e atuante em uma sociedade em pleno desenvolvimento.

OBJETIVOS

Esse projeto tem como objetivo principal capacitar professores e dar suporte e apoio as aulas da área de ciências da natureza (Química, Física, Biologia e Matemática), auxiliar e facilitar a aprendizagem dos alunos, para que possam refletir sobre a importância das práticas laboratoriais no processo de aprendizagem.

O laboratório de Ciências da Natureza oferece ferramentas para a formação de alunos, multiplicando o conhecimento científico além de reconhecer a importância do professor coordenador do laboratório para o auxílio do desenvolvimento das aulas práticas.

O uso do laboratório é de grande auxílio para a construção do saber prático. Desta maneira, o laboratório é utilizado para ministrar aulas práticas de Biologia, Química, Física e Matemática; bem como suporte para eventos didático-pedagógicos em outras áreas do conhecimento.

O laboratório de Ciências da Natureza em conjunto com o trabalho teórico, é capaz de fornecer informações que viabilizem aos alunos, desde que tenhamos professores conscientes e treinados para atuarem.

OBJETIVOS GERAIS

Para o desenvolvimento dos conteúdos específicos dos livros didáticos, serão considerados como eixos temáticos a serem trabalhos em conjunto:

Os conhecimentos físicos, químicos, biológicos e matemáticos abordados em contexto sociocultural e interdisciplinar para garantir os desenvolvimentos das competências gerais da área.

A investigação e a busca de soluções para problemas práticos dentro e fora do espaço da sala de aula: a experimentação e os trabalhos de campo na aprendizagem dos conhecimentos científicos e tecnológicos.

O uso de materiais pedagógicos constantes do acervo da escola e outros, bem como a produção produtos de limpeza, específicos para o ensino dos conhecimentos físicos, químicos, biológicos e matemáticos.

A utilização e a produção de trabalhos de pesquisa no ensino das ciências da natureza: ler, interpretar, conhecer e se posicionar criticamente sobre informações das mais diversas fontes; o papel da ciência e da tecnologia na transformação da sociedade.

A utilização das novas tecnologias voltadas para a aprendizagem das disciplinas científicas.

A avaliação da aprendizagem das disciplinas científicas: instrumento de acompanhamento do trabalho do professor.

A relação professor e aluno com ênfase na construção de valores éticos e no desenvolvimento de atitudes cooperativas, solidárias, responsáveis.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

BIOLOGIA: É objeto de estudo da Biologia o fenômeno da Vida em toda a sua diversidade e extensão. Esse fenômeno é caracterizado por um conjunto de processos organizados e integrados, desde o seu nível celular, de indivíduos, ou ainda de organismos que interagem entre si e com o meio em que vivem. As diferentes formas da vida estão sujeitas a transformações, que correm no tempo e no espaço, sendo, simultaneamente, propiciadoras de transformações no ambiente. A partir desse ponto de vista, os conhecimentos da Biologia serão trabalhados de forma integrada, tendo como principais temas, os conteúdos de citologia, divisão celular, histologia, classificação dos seres vivos, anatomia e fisiologia comparada dos animais, morfologia e fisiologia vegetal, genética, evolução e ecologia.

FÍSICA E QUÍMICA: Os conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com