TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPITAL PRÓPRIO

Tese: CAPITAL PRÓPRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Tese  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

PATRIMÔNIO LIQUIDO:

Patrimônio líquido consiste no valor investido pelos sócios na empresa, ou ainda o valor "prometido" pelos sócios para ser investido na empresa. Além disso, na contabilidade, também faz parte do Patrimônio líquido as reservas feitas pela empresa (essas reservas servem, por exemplo, para cobrir um possível prejuízo que a empresa tenha) e ainda os lucros ou prejuízos que a empresa teve. O patrimônio liquido divide-se em:

.2 Capital Social: O capital social tem saldo credor e representa o valor aplicado pelo(s) sócio(s) na empresa. Ou seja é o investimento inicial da entidade. Pode ser aumentado ou mesmo diminuído ao longo do tempo. Em termos de gestão e administrativos é comumente chamado de Capital Próprio, ou seja, valor da empresa que se auto-financia.

.3 Reservas: As reservas muito importantes para o crescimento ou para quando as empresas necessitarem, são um importância lançada no passivo da empresa e não constituem obrigações para terceiros, e por sua vez se subdividem em Reservas de Capital, Reservas de Reavaliação, Reservas de Lucro.

3.3.1 Reservas de Capital: Representam recursos dos proprietários ou de terceiros que aumentam o ativo da empresa mas não transitam pelo resultado, ou seja, não se constituíram em receitas.

3.3.2 Reservas de Reavaliação: Reserva de reavaliação é a contrapartida do registro de reavaliações espontâneas do ativo permanente, as quais devem ser efetuadas por três peritos ou empresa especializada e aprovada pela Assembléia de Acionistas.

3.3.3 Reservas de Lucros: As reservas de lucros tem como base o Lucro Liquido do Exercício e são constituídas através de apropriação do lucro da empresa com objetivos e regras definidos. A legislação vigente entra em detalhes sobre critérios para constituição dessas reservas, uma vez que as mesmas influenciam diretamente o resultado á disposição dos acionistas.

3.4 Formação de Resultado: A formação de uma empresa é, sem duvida, uma forma de investimento, e, como qualquer investimento, o investidor espera um retorno compensador do capital investido ou aplicado. Vimos que a contabilidade é um grande sistema de informação, mensuração e controle, assim, quando da criação ou constituição da empresa, a contabilidade começará a desempenhar seu papel de mensurar, informar e controlar o patrimônio da empresa criada. O retorno do capital investido será tanto mais rápido quanto maior for o número de bons resultados obtidos. A grande questão aqui é: o que seriam esses bons resultados? Ou o que seria o resultado em contabilidade? Seria o confronto entre as receitas, menos os custos e as despesas. Se a receita for maior que os custos e as despesas, e resultado receberá o nome de lucro. Se a receita for menor que o somatório dos custos e das despesas, o resultado receberá o nome de prejuízo.

3.5 Formação do Patrimônio Liquido: Todos os recursos que entrem numa empresa passam pelo passivo e patrimônio liquido. Os recursos (financeiros e materiais) são originados dos proprietários (PL), fornecedores, governo, bancos, financeiras etc. que representam origens de recursos. Através do Passivo e do patrimônio liquido, portanto, identificam-se as origens de recursos.

O Ativo, por sua vez,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com