TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASA DE REPOUSO

Casos: CASA DE REPOUSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Em função das mudanças sociais, as famílias atuais, na sua maioria, não disponibilizam de tempo para cuidar parentes idosos que exijam cuidados especiais. Com isso, surge a necessidade de procurar Casas de Repouso que possam fazer esse trabalho. Uma Casa de Repouso precisa ser organizada e cumprir certas exigências para que possa atender o idoso da melhor maneira possível. Esse trabalho visa analisar essas exigências para se abrir uma Casa de Repouso de maneira legal.

2 FORMALIDADES PARA A ABERTURA DE UMA CLÍNICA DE REPOUSO

2.1 FUNCIONAMENTO, MERCADO E MÃO DE OBRA

Uma Casa de Repouso deve obrigar-se a prestar toda a assistência aos pacientes nas suas necessidades diárias através do trabalho das auxiliares de ação médica. A essas auxiliares compete as seguintes funções:

- Higienização dos pacientes sempre que necessária;

- Distribuição e administração das refeições;

- A Casa de Repouso obriga-se a prestar assistência médica e de enfermagem diárias bem como a recorrer a assistência médica especializada sempre que necessária;

- Os equipamentos e acessórios médicos hospitalares disponíveis na Casa de Repouso deverão ser: fraldas, soros, cadeira de rodas, andarilhos, canadianas...

- Precisa ser estipulado um procedimento para visitas que seja numa sala destinada para este efeito quer no próprio quarto do paciente, desde que respeitando a privacidade e descanso do restante dos pacientes e de acordo com o horário de visitas afixado pela Casa de Repouso. A implantação de uma casa de repouso também exige pessoal especializado em atendimento a idosos, além dos serviços de enfermeiros, médicos e psicólogos.

Voltadas para esse nicho de mercado, o surgimento de Casas de repouso foi incrementado, já que neste contexto, figuram como um negócio com tendência de expansão. Um dos fatores dessa expansão tem sido o surgimento da PEC(Projeto de Emenda Constitucional 72) . Segundo Valdemir Lopes, diretor-executivo da Associação Brasileira das Casas de Repouso(Abracari), em entrevista a revista ISTOE, o aumento de procura por Casas de Repouso desde a PEC foi de 50%.

2.2 ESTRUTURA E SERVIÇOS

Uma Casa de Repouso deve oferecer: Recuperação Hospitalar, Atendimento e acompanhamento de enfermeira padrão sanitarista(*), Atendimento fisioterápico(*), Atendimento Psiquiátrico(*), Atendimento médico(*)(Clínico Geral), Acompanhamento de idoso em todas as suas necessidades, Serviço de remoção(ambulância), Sistema de entretenimento(Filmes, TV, jogos, etc.), Fisioterapia em geriatria(*).

(*)Estes são os profissionais exigidos perante a lei para a instalação do estabelecimento.

2.3 ÁREA FÍSICA E INVESTIMENTO INICIAL

Área Mínima necessária para as instalações de uma Casa de Repouso é estimada em 550m2. Essa estimativa é feita em função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com